Santiago do Cacém recebe Festival da Enguia da Lagoa de Santo André

24-01-2020 (13h37)

Foto: Junta de Freguesia de Santo André
Foto: Junta de Freguesia de Santo André

Evento vai ter nove restaurantes aderentes

A 6ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André começa hoje, sexta-feira 24 de Janeiro, e vai decorrer até 9 de Feveiro, com um calendário alargado em sete dias dias em relação à edição anterior devido à “grande afluência de público”.

“A enguia é uma iguaria exclusiva de algumas zonas do país e temos o privilégio de ter este produto muito enraizado na zona litoral do concelho, sendo apreciada por muitas pessoas que procuram os restaurantes para provar a enguia que é apanhada apenas em dois períodos do ano”, realçou à agência Lusa o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

O 6.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, promovido pelo município de Santiago do Cacém, convida “a embarcar numa aventura” gastronómica e a “apreciar os melhores pratos confeccionados com uma magnífica iguaria” que remete para a “célebre pesca tradicional” da enguia.

“Temos a melhor enguia do país e talvez do mundo, porque é capturada num ex-líbris ambiental, a Lagoa de Santo André, que tem o patamar mais elevado de protecção ambiental. Daí ser um produto de excelência, que é trabalhado com as mãos e a sabedoria da nossa restauração local”, sublinhou o autarca.

A novidade do festival deste ano é o aumento do número de dias, que passa de 10 para 17, justificado pela “grande afluência de público”, em 2019, aos restaurantes aderentes à iniciativa, que se realiza até 9 de fevereiro na costa de Santo André, no litoral alentejano.

“O festival tem vindo a crescer de ano para ano, cada vez com mais afluência, e, pelo 'feedback' que temos dos restaurantes, foi-nos colocada a possibilidade de alargar o número de dias e assim apanhar três fins de semana, que são as alturas de grandes enchentes. Pensamos que é um ganho para o festival e para os restaurantes”, explicou.

A enguia que é criada e capturada na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha é confeccionada e servida de diversas formas na restauração local.

Entre as propostas contam-se enguias fritas com açorda alentejana (“açorda d'alho”), com migas verdes ou com batata-doce, em ensopado ou de caldeirada, de cataplana, de escabeche e grelhadas “à bulhão pato” com arroz de coentros.

Outra das apostas da câmara passa pela promoção turística do concelho, uma vez que, no entender do autarca, a mostra gastronómica “projecta o município e promove a própria lagoa que é um ex-líbris ambiental”.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TUI Portugal permite cancelamentos sem custos

10-03-2020 (09h55)

A TUI Portugal, face à quebra de reservas provocada pelo surto do novo coronavírus, anunciou que permite cancelamentos sem custos nas novas reservas efectuadas até 30 de Abril.

TAP anuncia voos de Lisboa para Nova Iorque desde 217 euros

09-03-2020 (16h04)

O website da TAP indica que até Junho, inclusive, tem disponíveis voos de Lisboa para Nova Iorque desde 217 euros e voos de ida e volta desde 399.

EgoTravel anuncia Campanha Plus para Djerba

06-03-2020 (16h30)

A EgoTravel está a promover dois pacotes de sete noites para Djerba até 31 de Março, à saída de Lisboa e do Porto com a Tunisair, no âmbito da Campanha Plus, com preços a começar nos 564 euros por pessoa.

Sonhando prolonga vendas antecipadas para Porto Santo

06-03-2020 (16h13)

O operador turístico Sonhando prolongou até 31 de Março a campanha de vendas antecipadas para férias de Verão na ilha de Porto Santo, conhecida pela sua praia de areia dourada com uma extensão de nove quilómetros.

Soltrópico divulga ofertas de Verão à saída de Lisboa

06-03-2020 (15h52)

O operador turístico Soltrópico está a divulgar ofertas de Verão à saída de Lisboa, com opções na Tunísia, na Madeira e em Cabo Verde, a partir de 543 euros por pessoa.

Noticias mais lidas