Machico regressa ao passado com o Mercado Quinhentista

01-06-2018 (12h59)

A cidade de Machico na Madeira regressa ao passado durante três dias, a partir de hoje 1 de Junho, com o decorrer de mais uma edição do Mercado Quinhentista, que recria as vivências coletivas da primeira capitania portuguesa no Atlântico.

Este programa vai ter a sua 13ª edição subordinada ao tema “Herdeiros de Tristão”, um dos descobridores da Madeira, juntamente com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo, que foi o primeiro capitão donatário daquele concelho no extremo leste da ilha.

A iniciativa é realizada pela Escola Básica e Secundária de Machico, apoiada pela Câmara Municipal e pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, estando associada nesta edição às comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira e à celebração do Ano Europeu do Património Cultural.

O primeiro dia é dedicado ao tema “os filhos”, o segundo tem como tema “as terras” e o último (domingo) os “haveres”.

As várias tendas espalhadas pela baixa da cidade vão permitir recordar as “cousas de mercar, de manjar, de beber e de folgar” de outros tempos, sendo este já um cartaz de Machico que faz convergir à cidade milhares de pessoas.

Segundo a informação divulgada, os organizadores consideram que esta é também uma “oportunidade de reflexão e consciencialização da importância da herança cultural na formação de todas as sociedades”.

Para isso, prometem “novidades e dinâmicas” baseadas nas “opiniões colhidas junto dos visitantes e participantes”.

O secretário regional de Educação madeirense, Jorge Carvalho, vai participar na sessão de abertura.

O programa inclui várias dramatizações de época, animação com música, dança, saltimbancos e jogos de outros séculos, um torneio a cavalo, um “cortejo dos infantes”, uma recriação do desembarque, o cortejo de doação da capitania, uma rapsódia de gaiteiros e bombos.

O colóquio “Herdeiros de Tristão - memórias patrimoniais”, uma exposição sobre os herdeiros dos capitães donatários, um concerto do Conservatório Escola das Artes da Madeira e um espetáculo de fogo de artifício são outras iniciativas previstas.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP anuncia voos entre Lisboa e Porto desde 35,99 euros, só ida

14-02-2019 (15h58)

A TAP lançou uma promoção para viagens entre Lisboa e Porto desde 35,99 euros só ida, na qual enaltece a utilização de aviões a jato e a pontualidade dos voos, indicando um índice de 94% entre 4 e 10 de Fevereiro.

Açores recebem Red Bull Cliff Diving em Junho

13-02-2019 (11h48)

O Ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, vai voltar a receber a prova Red Bull Cliff Diving World Series, nos dias 21 e 22 de Junho.

Solférias anuncia promoções para Verão na Gran Canária

12-02-2019 (19h06)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado uma campanha “especial Verão” para viagens à Gran Canária, com voos TAP e cinco noites de alojamento a partir de 448 euros por pessoa em quarto duplo.

Soltrópico promove Saïdia na campanha “Solmaníacos”

12-02-2019 (18h32)

A Soltrópico, que lançou no início do mês uma campanha para destinos de praia designada “Solmaníacos”, destacou na sua última divulgação para as agências de viagens os programas para Saïdia, em Marrocos, com preços desde 541 euros, com voos e sete noites de alojamento.

Sonhando lança programas para Verão na Tunísia com voos TAP e Tunisair

12-02-2019 (18h06)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado a sua programação para férias de Verão na Tunísia, incluindo propostas para Hamammet, Port El Kantaoui, Mahdia e Skanes, com voos TAP e Tunisair de Lisboa e do Porto.