San Sebastián, a cidade concha

29-06-2018 (16h15)

San Sebastián, no País Basco, a poucos quilómetros da fronteira com França, é uma cidade que seduz com a sua baía em forma de concha e o centro histórico povoado de uma população alegre que dá vida a cada esquina, não permitindo que apenas turistas façam parte da zona mais antiga.

A cidade, que também é conhecida como Donostia, em basco, tem a sua ‘Parte Vieja', como é conhecido o núcleo antigo, repleta de pequenas lojas nas quais se podem comprar recordações da cidade e provar os famosos pintxos, pequenos petiscos característicos da gastronomia basca.

São convidativas as tascas escuras, de paredes e balcão feitos em madeira, onde cheira a cerveja e vinho e se impõe o ruído dos convivas dentro e fora de portas. Sons e cheiros que inundam de alegria as ruelas feitas em pedra. Junte-se a esta festa, percorra cada uma destas tascas e prove cada uma das iguarias.

Há vários tipos de pintxos, como é exemplo o Gilda, o mais básico destes petiscos, uma espetada composta por anchova, azeitona e guindilla, um tipo de pimenta; carrilleras, ou seja, bochechas de porco ou novilho preparadas com um molho; tortilha, uma omelete com batata; e ainda as tarteletas de txangurro, um barquinho de massa recheado com creme de txangurro, um caranguejo de grandes dimensões.

De barriga cheia, é tempo de voltar a percorrer as ruelas do centro histórico com edifícios de pedra granítica, fazendo lembrar algumas localidades do Norte de Portugal. Por entre prédios e passando pela Basílica de Santa Maria del Coro e pela igreja de San Vicente, saia da zona mais antiga da cidade para passear junto à praia a Concha, com vista para o Golfo de Biscaia. A enorme baía que banha a cidade é uma das imagens de marca de San Sebastián, que pode ser percorrida a pé pelo longo passeio ali construído. No centro da baía, é possível observar a pequena ilha de Santa Clara, com 5,6 hectares e altitude máxima de 48 metros. Durante o verão, há uma ligação de barco diária até à pequena ilha que tem também uma praia, visível na maré baixa.

A praia da Concha estende-se desde o Ayuntamento (câmara municipal) até ao Pico del Loro, uma extensão de um quilómetro e meio. Findo este passeio, haverá certamente apetite para um lanche numa das inúmeras pastelarias da cidade. A escolha será difícil dada a enorme diversidade, mas não deixe de provar o pastel basco - camadas de uma massa estaladiça com creme de leite pelo meio - as telhas de amêndoa e os cartuchos.

Percorra depois as ruas da zona mais moderna da cidade, sempre mantendo o registo de pedra e edifícios altos, repletos de varandas. Por entre ruas e ruelas, chegue junto ao mar novamente e deixe-se guiar pelo extenso passeio marítimo, observando a ondulação que, em alguns pontos do trajecto, pode ser intensa.

Mas também de modernidade se faz esta cidade. De arquitectura contemporânea a não perder o Kursaal, um complexo arquitectónico constituído por um grande auditório, uma sala de câmara e salas polivalentes. O Kursaal foi inaugurado em 1999 e entre inúmeros eventos acolhe, por exemplo, o Festival de Cinema de San Sebastián.

Cosmopolita, tradicional, moderna e cheia de vida serão certamente as melhores expressões a utilizar para descrever Donostia. Entre no espírito basco e divirta-se.

 

por Sara Pelicano

 

Clique para mais propostas: Espanha

Clique para mais propostas: Actividades

Clique para mais propostas: Gastronomia

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Penacova quer atrair novos públicos com Festival da Lampreia

20-02-2019 (09h51)

Doze restaurantes vão participar na edição deste ano do Festival da Lampreia de Penacova, entre sexta-feira e Domingo, uma aposta da autarquia para atrair mais visitantes ao concelho.

Chocolate em Lisboa começa amanhã

30-01-2019 (14h25)

A 6ª edição do Chocolate em Lisboa vai decorrer entre amanhã, 31 de Janeiro e dia 3 de Fevereiro, com mais de 60 expositores, workshops, exposições, provas, entre outros, no Campo Pequeno, em Lisboa.

Mora promove “Mês das Migas” em Fevereiro

29-01-2019 (18h43)

As migas vão "reinar" durante o mês de Fevereiro em restaurantes do concelho de Mora, no distrito de Évora, numa iniciativa destinada a promover a gastronomia regional e a atrair visitantes.

Sábados no Vila Galé Porto vão ter "feijoada à brasileira"

22-01-2019 (17h19)

O Vila Galé Porto, a partir do próximo Sábado, 26 de Janeiro, vai preparar "feijoada à brasileira" em formato buffet para o almoço, com o preço de 25 euros por pessoa, com uma selecção de bebidas incluída.

Vila Galé volta a promover a iniciativa "12 meses, 12 pratos, 12 euros"

16-01-2019 (18h24)

O grupo Vila Galé está a promover novamente a iniciativa "12 meses, 12 pratos, 12 euros", que consiste num menu com um prato inspirado na gastronomia de uma região portuguesa por mês, com o preço de 12 euros.