San Sebastián, a cidade concha

29-06-2018 (16h15)

San Sebastián, no País Basco, a poucos quilómetros da fronteira com França, é uma cidade que seduz com a sua baía em forma de concha e o centro histórico povoado de uma população alegre que dá vida a cada esquina, não permitindo que apenas turistas façam parte da zona mais antiga.

A cidade, que também é conhecida como Donostia, em basco, tem a sua ‘Parte Vieja', como é conhecido o núcleo antigo, repleta de pequenas lojas nas quais se podem comprar recordações da cidade e provar os famosos pintxos, pequenos petiscos característicos da gastronomia basca.

São convidativas as tascas escuras, de paredes e balcão feitos em madeira, onde cheira a cerveja e vinho e se impõe o ruído dos convivas dentro e fora de portas. Sons e cheiros que inundam de alegria as ruelas feitas em pedra. Junte-se a esta festa, percorra cada uma destas tascas e prove cada uma das iguarias.

Há vários tipos de pintxos, como é exemplo o Gilda, o mais básico destes petiscos, uma espetada composta por anchova, azeitona e guindilla, um tipo de pimenta; carrilleras, ou seja, bochechas de porco ou novilho preparadas com um molho; tortilha, uma omelete com batata; e ainda as tarteletas de txangurro, um barquinho de massa recheado com creme de txangurro, um caranguejo de grandes dimensões.

De barriga cheia, é tempo de voltar a percorrer as ruelas do centro histórico com edifícios de pedra granítica, fazendo lembrar algumas localidades do Norte de Portugal. Por entre prédios e passando pela Basílica de Santa Maria del Coro e pela igreja de San Vicente, saia da zona mais antiga da cidade para passear junto à praia a Concha, com vista para o Golfo de Biscaia. A enorme baía que banha a cidade é uma das imagens de marca de San Sebastián, que pode ser percorrida a pé pelo longo passeio ali construído. No centro da baía, é possível observar a pequena ilha de Santa Clara, com 5,6 hectares e altitude máxima de 48 metros. Durante o verão, há uma ligação de barco diária até à pequena ilha que tem também uma praia, visível na maré baixa.

A praia da Concha estende-se desde o Ayuntamento (câmara municipal) até ao Pico del Loro, uma extensão de um quilómetro e meio. Findo este passeio, haverá certamente apetite para um lanche numa das inúmeras pastelarias da cidade. A escolha será difícil dada a enorme diversidade, mas não deixe de provar o pastel basco - camadas de uma massa estaladiça com creme de leite pelo meio - as telhas de amêndoa e os cartuchos.

Percorra depois as ruas da zona mais moderna da cidade, sempre mantendo o registo de pedra e edifícios altos, repletos de varandas. Por entre ruas e ruelas, chegue junto ao mar novamente e deixe-se guiar pelo extenso passeio marítimo, observando a ondulação que, em alguns pontos do trajecto, pode ser intensa.

Mas também de modernidade se faz esta cidade. De arquitectura contemporânea a não perder o Kursaal, um complexo arquitectónico constituído por um grande auditório, uma sala de câmara e salas polivalentes. O Kursaal foi inaugurado em 1999 e entre inúmeros eventos acolhe, por exemplo, o Festival de Cinema de San Sebastián.

Cosmopolita, tradicional, moderna e cheia de vida serão certamente as melhores expressões a utilizar para descrever Donostia. Entre no espírito basco e divirta-se.

 

por Sara Pelicano

 

Clique para mais propostas: Espanha

Clique para mais propostas: Actividades

Clique para mais propostas: Gastronomia

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Gala Michelin pela primeira vez em Portugal é afirmação como “destino gastronómico”

14-11-2018 (18h02)

Chefs portugueses de restaurantes com estrelas Michelin são unânimes em afirmar que a realização da cerimónia de apresentação do Guia Michelin da Península Ibérica pela primeira vez em Portugal, no 10.º aniversário da gala, significa um reconhecimento do país como “destino gastronómico”.

Conheça a Semana da Cozinha Italiana em Portugal

14-11-2018 (15h33)

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que decorre entre 19 e 25 de Novembro, "com o objectivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização de cerca de mil actividades" em todo o mundo, também vai passar por Portugal.

Azor Hotel anuncia 3º edição do jantar temático "Das Origens para o À Terra"

13-11-2018 (16h11)

A 3ª edição do jantar temático "Das Origens para o À Terra" vai decorrer a 8 de Dezembro no Azor Hotel, em Ponta Delgada, com uma refeição com nove momentos preparada pelos chefs Cláudio Pontes, Pedro Lemos e Benoît Sinthon.

Vencedor do Comida di Buteco inspira prato da Azul

09-11-2018 (12h09)

A companhia aérea Azul vai colocar à disposição dos passageiros de classe executiva em alguns voos internacionais, um prato inspirado no "Mineirice Uai!", criação do "Buteco Vô Joaquim" de Campinas, vencedor do concurso Comida di Buteco.

Chef Olivier traz conceito do Seen São Paulo para Lisboa

09-11-2018 (11h13)

O conceito do restaurante Seen São Paulo, no 23º andar do Tivoli Mofarrej com vista sobre a metrópole brasileira, foi trazido para Lisboa pelo chef Olivier, que inaugurou recentemente um restaurante homónimo, na Avenida da Liberdade.