Restaurante Za'atar é o novo espaço dedicado à cozinha libanesa em Lisboa

03-10-2018 (16h04)

O novo restaurante de cozinha libanesa Za'atar, com assinatura do chef Joe Barza em parceria com o Grupo José Avillez, encontra-se na Rua de São Paulo, em Lisboa, e promete uma experiência que "envolve os cinco sentidos".

"Visitar o Za'atar é viver uma experiência que envolve os cinco sentidos", promete o chef Joe Barza, perito em cozinha libanesa com mais de 30 anos de experiência de cozinha profissional.

"Conheci o Joe Barza há 2 anos e desde logo admirei a sua experiência, conhecimento e paixão pela gastronomia libanesa", afirmou José Avillez, citado em comunicado relativo à inauguração do restaurante.

O chef acrescentou que "depois de visitar o Líbano e conhecer a história e a gastronomia incrível do país, nasceu a ideia de criar um restaurante libanês em Lisboa, que proporcionasse uma experiência única".

O nome do restaurante é retirado de uma mistura de ervas secas que inclui tomilho, sementes de sésamo torradas, sumagre e sal, que normalmente acompanha pão pita molhado em azeite.

"Za'atar w jebneh manoushe" (pão libanês assado com za'atar e queijo) é mesmo uma das sugestões para iniciar a refeição neste restaurante, tal como o popular "baba ghanough" (beringela fumada e assada com tahini e romã).

A carta conta ainda com pequenos pratos como o "moughrabieh djej" (guisado de couscous com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros) ou o "frikeb bi lahmeh" (trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim).

Para terminar a refeição, a carta dispõe de sobremesas libanesas com o "fostkieh w bouzit michmouch" (sorvete de alperce com creme de pistáchio), ou cocktails e infusões originais.

O design do restaurante ficou a cargo da libanesa Nayla Khoury, partindo de um conceito de José Avillez e Joe Barza.

O Za'atar está em funcionamento das 12h30 Às 15h, e das 19h às 00h, no número 24 da Rua de São Paulo, em Lisboa.

Clique para ver mais: Gastronomia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

MSC Cruzeiros anuncia parceria com o chef Harald Wohlfahrt

18-12-2018 (18h00)

A MSC Cruzeiros anunciou uma nova parceria para melhorar a sua oferta gastronómica a bordo, com o chef alemão Harald Wohlfahrt, conhecido por ser um dos melhores do mundo, distinguido com 3-estrelas Michelin durante 25 anos consecutivos.

Gastronomia peruana além do ceviche, outras opções

06-12-2018 (18h00)

O ceviche é uma das maiores referências gastronómicas do Peru, mas há outras opções tradicionais, desde a carne de alpaca ao ají de galinha, passando pelo pisco sour.

Chef belga com 3-estrelas Michelin abre Peixe em Lisboa 2019

03-12-2018 (17h24)

Gert De Mangeleer, do restaurante Hertog Jan, na cidade belga de Bruges, distinguido com 3-estrelas Michelin, é o primeiro chef internacional confirmado evento gastronómico Peixe em Lisboa 2019.

Alma recebe 2ª estrela Michelin e há três novos restaurantes com uma estrela em Portugal

21-11-2018 (21h29)

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2019, apresentado hoje em Lisboa, atribui a segunda estrela ao restaurante Alma, localizado na capital portuguesa, e tem três novos restaurantes com uma estrela, situados em Sintra, Bragança e Guimarães.

Dão Capital 2018 regressa a Lisboa nos dias 23 e 24 de Novembro

20-11-2018 (11h40)

O evento Dão Capital 2018 - Mostra de Vinhos e Iguarias vai ter lugar no Mercado da Ribeira em Lisboa nos dias 23 e 24 de Novembro.