Restaurante Za'atar é o novo espaço dedicado à cozinha libanesa em Lisboa

03-10-2018 (16h04)

O novo restaurante de cozinha libanesa Za'atar, com assinatura do chef Joe Barza em parceria com o Grupo José Avillez, encontra-se na Rua de São Paulo, em Lisboa, e promete uma experiência que "envolve os cinco sentidos".

"Visitar o Za'atar é viver uma experiência que envolve os cinco sentidos", promete o chef Joe Barza, perito em cozinha libanesa com mais de 30 anos de experiência de cozinha profissional.

"Conheci o Joe Barza há 2 anos e desde logo admirei a sua experiência, conhecimento e paixão pela gastronomia libanesa", afirmou José Avillez, citado em comunicado relativo à inauguração do restaurante.

O chef acrescentou que "depois de visitar o Líbano e conhecer a história e a gastronomia incrível do país, nasceu a ideia de criar um restaurante libanês em Lisboa, que proporcionasse uma experiência única".

O nome do restaurante é retirado de uma mistura de ervas secas que inclui tomilho, sementes de sésamo torradas, sumagre e sal, que normalmente acompanha pão pita molhado em azeite.

"Za'atar w jebneh manoushe" (pão libanês assado com za'atar e queijo) é mesmo uma das sugestões para iniciar a refeição neste restaurante, tal como o popular "baba ghanough" (beringela fumada e assada com tahini e romã).

A carta conta ainda com pequenos pratos como o "moughrabieh djej" (guisado de couscous com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros) ou o "frikeb bi lahmeh" (trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim).

Para terminar a refeição, a carta dispõe de sobremesas libanesas com o "fostkieh w bouzit michmouch" (sorvete de alperce com creme de pistáchio), ou cocktails e infusões originais.

O design do restaurante ficou a cargo da libanesa Nayla Khoury, partindo de um conceito de José Avillez e Joe Barza.

O Za'atar está em funcionamento das 12h30 Às 15h, e das 19h às 00h, no número 24 da Rua de São Paulo, em Lisboa.

Clique para ver mais: Gastronomia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Guilty by Olivier chega ao Porto para quem gosta de comer “sem medos nem culpa”

22-05-2019 (14h18)

Um espaço para “todos os que gostam verdadeiramente de comer, sem medos nem culpa”, assim é apresentado o novo restaurante do chef Olivier da Costa na cidade do Porto, o Guilty by Olivier.

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (1/2)

21-05-2019 (11h19)

Uma viagem aos sabores madeirenses, enquadrada pelas paisagens de mar e montanha, antecedeu o anúncio da realização do Congresso da APAVT na Madeira. Conheça alguns dos motivos que levaram o presidente da Associação a classificar o destino como "o local perfeito" para o evento.

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (2/2)

21-05-2019 (11h17)

Nos primeiros passos no pontão da Fajã dos Padres, de costas para o mar, somos obrigados a levantar a cabeça o máximo possível para conseguir ver o topo da arriba. Vemos o elevador desactivado, de um lado, e, do outro, o teleférico que nos levará mais tarde para cima. Mas só depois do ‘banquete’.

Vila Galé Ópera recebe jantar mexicano inspirado em Sor Juana Inés de La Cruz

20-05-2019 (16h00)

O restaurante Falstaff, do Vila Galé Ópera, em Lisboa, vai receber hoje, dia 20 de Maio, um jantar inspirado em "pratos criados pela monja mexicana Sor Juana Inés de La Cruz no século XVII".

Azoris Royal Garden inaugura novo restaurante

17-05-2019 (17h12)

O Koi Restaurant é o novo restaurante do Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, com menu a cargo do chef Michael Ross.

Noticias mais lidas