Restaurante "Odette", em Singapura, é o melhor da Ásia

27-03-2019 (13h19)

Macau conta com dois restaurantes no top50

O restaurante Odette, em Singapura, ficou em primeiro lugar no ranking dos "50 Melhores Restaurantes da Ásia", que conta com dois restaurantes em Macau, anfitrião da cerimónia pelo segundo ano consecutivo.

Odette é o primeiro restaurante de Singapura a receber a distinção e, ao mesmo tempo, o responsável por destronar o Gaggan, restaurante indiano em Banguecoque, que há quatro anos consecutivos liderava o ‘ranking’ e este ano ficou em segundo lugar.

Localizado na Galeria Nacional de Singapura, Odette combina traços de cozinha moderna francesa, mas é também marcado pela inspiração asiática.

A influência portuguesa está mais presente “na carta de vinhos do que propriamente na comida”, sobretudo no “belíssimo vinho da Madeira”, disse à agência Lusa o 'chef' francês Julien Royer, para quem a vitória foi “inesperada”.

Pelo secundo ano consecutivo, a lista dos “50 melhores restaurantes da Ásia” foi anunciada em Macau, numa cerimónia realizada esta noite no casino Wynn Palace.

Macau conquistou, este ano, mais um lugar na lista, depois de, no ano passado, o restaurante Jade Dragon ter obtido o 35.º lugar.

Além de este último ter subido oito posições (27.º), aproximando-se da primeira metade da tabela, o restaurante Wing Lei Palace entrou para o 'ranking', figurando no 36.º posto. Ambos os restaurantes dedicam-se à gastronomia cantonense.

O Japão voltou a ser protagonista, desta feita com 12 restaurantes na lista, incluindo um a garantir o 'pódio': Den, de Tóquio, em terceiro lugar.

Houve ainda dez restaurantes a estrearem-se na lista - incluindo Gaa (Banguecoque), da 'chef' Garima Arora, que 'voou' para o 16.º lugar, - e a Malásia ficou pela primeira vez representada entre os 50 primeiros.

Na abertura da cerimónia, a directora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, ressaltou a importância de Macau ter sido, pelo segundo ano consecutivo, palco de um evento desta dimensão.

No ano em que a cidade é anfitriã pela última vez da iniciativa, que ruma agora para Singapura, a responsável sublinhou que “receber os melhores 'chefs' da Ásia” ajudou Macau a afirmar-se como cidade criativa da UNESCO na área da Gastronomia, setor em que tem apostado no âmbito da diversificação económica.

Macau entrou para a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) na área da Gastronomia a 31 de Outubro de 2017, tornando-se na terceira cidade na China, a seguir a Chengdu e Shunde, a integrar a rede.

Após o reconhecimento, foi lançado no início de 2018 o "Ano da Gastronomia de Macau", uma iniciativa inserida num plano a quatro anos para "forjar uma Cidade Criativa", à 'boleia' da designação recém-atribuída.

Em Fevereiro deste ano, 24 restaurantes de Macau foram premiados pelo Guia de Viagens da Forbes 2019, que atribuiu a pontuação máxima de cinco estrelas a 16 destes espaços nos 'resorts integrados'.

Em Dezembro do ano passado, 19 restaurantes de Macau foram distinguidos - três dos quais com a distinção máxima (três estrelas) - na edição de 2019 do Guia Michelin Hong Kong-Macau, que apresentou a 11.ª edição no território.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (2/2)

21-05-2019 (11h17)

Nos primeiros passos no pontão da Fajã dos Padres, de costas para o mar, somos obrigados a levantar a cabeça o máximo possível para conseguir ver o topo da arriba. Vemos o elevador desactivado, de um lado, e, do outro, o teleférico que nos levará mais tarde para cima. Mas só depois do ‘banquete’.

Guilty by Olivier chega ao Porto para quem gosta de comer “sem medos nem culpa”

22-05-2019 (14h18)

Um espaço para “todos os que gostam verdadeiramente de comer, sem medos nem culpa”, assim é apresentado o novo restaurante do chef Olivier da Costa na cidade do Porto, o Guilty by Olivier.

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (1/2)

21-05-2019 (11h19)

Uma viagem aos sabores madeirenses, enquadrada pelas paisagens de mar e montanha, antecedeu o anúncio da realização do Congresso da APAVT na Madeira. Conheça alguns dos motivos que levaram o presidente da Associação a classificar o destino como "o local perfeito" para o evento.

Grupo Onyria abre restaurante Monte Mar na Marina de Tróia

03-06-2019 (18h08)

O grupo hoteleiro Onyria, liderado pelo ex-presidente da CTP José Carlos Pinto Coelho, anunciou a expansão do negócio de restauração com a abertura de uma unidade Monte Mar na Marina de Tróia, na península de Tróia, distrito de Setúbal.

Vila Galé Ópera recebe jantar mexicano inspirado em Sor Juana Inés de La Cruz

20-05-2019 (16h00)

O restaurante Falstaff, do Vila Galé Ópera, em Lisboa, vai receber hoje, dia 20 de Maio, um jantar inspirado em "pratos criados pela monja mexicana Sor Juana Inés de La Cruz no século XVII".

Noticias mais lidas