Porto Santo recebe a 1ª edição do Festival Rota do Atum em Junho

24-04-2018 (17h06)

O Festival Rota do Atum, promovido pelo Vila Baleira Resort, vai decorrer na ilha de Porto Santo entre 5 e 9 de Junho com gastronomia, workshops, tertúlias, música, dança, artes de pesca, artesanato, exposições de fotografia, arte urbana e humor.

A curadoria gastronómica do evento está a cargo do chef Cordeiro, que vai contar com uma equipa de chefs nacionais e internacionais como o chef residente do Vila Baleira Resort, Manuel Santos, o chef italiano Carmine Basile e o chef espanhol José Lopez.

Cada dia do evento vai terminar com um jantar temático que aborda as formas de confeccionar atum em diferentes países, sendo que para o último dia está marcado um jantar de gala.

O concurso gastronómico "A Estrela é o Atum" é um desafio aos locais e aos estabelecimentos de restauração para apresentarem as suas criações, enquanto que para prefere experimentar, o workshop de cozinha de degustação é outra das hipóteses.

Para saber mais sobre a pesca do atum, o evento conta com workshops e tertúlias que abrangem temas desde questões ecológicas a testemunhos de pescadores, oferece a possibilidade de visitas a atuneiros, acompanhados por quem já navegou num, e ainda a presença de artesãos locais ao longo do evento.

A dança fica a cargo do grupo Danças do Mundo in Madeira, enquanto que a vertente musical vai contar com diferentes artistas.

O Vila Baleira Resort expõe uma colecção de fotografia de Pepe Brix, que acompanhou a vida de pescadores de atum na costa dos Açores, e o artista Third vai criar um mural cuja criação pode ser acompanhada ao longo do evento.

O humor fica a cargo do comediante português Herman José.

O Festival Rota do Atum é promovido pelo Vila Baleira Resort, com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, e da Associação de Promoção da Madeira.

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Cidades Criativas na área da Gastronomia da UNESCO reunem-se em Macau

03-01-2019 (12h08)

O espaço Anim'Arte Nam Van vai receber representantes de 20 cidades que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, entre 19 e 21 de Janeiro, para o 3º International Gastronomy Forum, organizado pelo Turismo de Macau.

MSC Cruzeiros anuncia parceria com o chef Harald Wohlfahrt

18-12-2018 (18h00)

A MSC Cruzeiros anunciou uma nova parceria para melhorar a sua oferta gastronómica a bordo, com o chef alemão Harald Wohlfahrt, conhecido por ser um dos melhores do mundo, distinguido com 3-estrelas Michelin durante 25 anos consecutivos.

Gastronomia peruana além do ceviche, outras opções

06-12-2018 (18h00)

O ceviche é uma das maiores referências gastronómicas do Peru, mas há outras opções tradicionais, desde a carne de alpaca ao ají de galinha, passando pelo pisco sour.

Chef belga com 3-estrelas Michelin abre Peixe em Lisboa 2019

03-12-2018 (17h24)

Gert De Mangeleer, do restaurante Hertog Jan, na cidade belga de Bruges, distinguido com 3-estrelas Michelin, é o primeiro chef internacional confirmado evento gastronómico Peixe em Lisboa 2019.

Alma recebe 2ª estrela Michelin e há três novos restaurantes com uma estrela em Portugal

21-11-2018 (21h29)

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2019, apresentado hoje em Lisboa, atribui a segunda estrela ao restaurante Alma, localizado na capital portuguesa, e tem três novos restaurantes com uma estrela, situados em Sintra, Bragança e Guimarães.

Ultimas Noticias