“Peixe em Lisboa” recebe pela primeira vez cozinha toscana pela mão do chef Marco Stabile

06-03-2019 (16h31)

O festival gastronómico “Peixe em Lisboa”, que terá lugar no Pavilhão Carlos Lopes entre 4 e 14 de Abril, vai receber pela primeira vez cozinha toscana pela mão do chef Marco Stabile, informou hoje a organização.

Este ano, que o evento chega à sua 12ª edição, haverá uma nova disposição dos espaços, onde estarão presentes cinco novos restaurantes e cinco chefs internacionais, indicou Duarte Calvão, director do festival, na apresentação do evento hoje em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes.

A “criação de mais espaços para grupos e uma esplanada será a grande novidade este ano, de forma a tornar o espaço mais agradável e para que todos se sintam mais confortáveis e desfrutem ao máximo”, afirmou o director.

O chef belga Gert de Mangeleer, que “é um dos mais conceituados chefs europeus”, estará presente no dia 5 de Abril para apresentar “as suas ambições para o futuro numa importante fase de transição”.

A cozinha toscana é a “grande estreia este ano no evento”, pelo chef italiano Marco Stabile, no dia 7 de Abril, onde a “delicadeza desta cozinha” e uma outra forma de “tratar o peixe mediterrâneo” será apresentada.

O chef holandês Michel Van der Kroft e o chef russo Evgeny Vikentev, que estarão presentes nos dias 8 e 9 de Abril, respectivamente, aparecem devido “ao seu interesse" pela cozinha portuguesa e um “especial contraste com ela”.

Evgeny Vikentev, por sua vez, será o primeiro chef russo a estar presente no festival.

E Oriol Castro, chef espanhol com duas estrelas Michelin, estará presente no dia 12 de Abril, sendo apresentado como um dos mais vanguardistas da actualidade e “um dos grandes nomes do «Peixe em Lisboa»”.

O evento contará também com a presença de alguns dos mais reconhecidos chefs portugueses distinguidos com estrelas Michelin, tais como Henrique Sá Pessoa, Pedro Almeida, António Loureiro, Louis Anjos e Alexandre Silva.

Duarte Calvão destacou como estreantes do evento os restaurantes “Marlene Vieira”, “Monte Mar”, “Porto de Santa Maria”, “Taberna Macau” e “Tágide” entre os dez conceituados restaurantes portugueses presentes, salientando que “a boa qualidade e boa variedade é para todos os gostos”.

À semelhança dos anos anteriores, o “concurso de pataniscas” e “O melhor pastel de nata” vão repetir-se nos dias 8 e 10 de Abril, respectivamente.

O livro “Petiscos do Rio e do Mar” será também lançado no dia 9 de Abril, de acordo com a organização.

Em colaboração com a Ciência Viva e a Docapesca, a organização vai realizar debates e sessões dedicadas à aquacultura, tendo em conta que “é um recurso a ter cada vez mais em conta”, e ao consumo de espécies não ameaçadas, com grande destaque para o carapau.

O encontro gastronómico, organizado pela Associação Turismo de Lisboa, tem ainda uma componente dedicada à produção nacional, com vários produtores a mostrarem vinhos da região e produtos biológicos no "mercado 'gourmet'”.

A sessão de encerramento na esplanada do local estará a cargo do chef Alexandre Silva, que dará “a provar ao público alguns dos pratos que irá servir no seu restaurante ‘Fogo’”.

Durante os onze dias, o evento decorre até à meia-noite, excepto às sextas-feiras e aos Sábados, dias em que se prolonga até à 1h, sendo possível degustar pratos exclusivamente à base de peixes e mariscos.

A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos, uma entrada de um dia custa 15 euros e uma entrada de grupos de cinco pessoas custa 60 euros por dia.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Guilty by Olivier chega ao Porto para quem gosta de comer “sem medos nem culpa”

22-05-2019 (14h18)

Um espaço para “todos os que gostam verdadeiramente de comer, sem medos nem culpa”, assim é apresentado o novo restaurante do chef Olivier da Costa na cidade do Porto, o Guilty by Olivier.

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (1/2)

21-05-2019 (11h19)

Uma viagem aos sabores madeirenses, enquadrada pelas paisagens de mar e montanha, antecedeu o anúncio da realização do Congresso da APAVT na Madeira. Conheça alguns dos motivos que levaram o presidente da Associação a classificar o destino como "o local perfeito" para o evento.

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (2/2)

21-05-2019 (11h17)

Nos primeiros passos no pontão da Fajã dos Padres, de costas para o mar, somos obrigados a levantar a cabeça o máximo possível para conseguir ver o topo da arriba. Vemos o elevador desactivado, de um lado, e, do outro, o teleférico que nos levará mais tarde para cima. Mas só depois do ‘banquete’.

Vila Galé Ópera recebe jantar mexicano inspirado em Sor Juana Inés de La Cruz

20-05-2019 (16h00)

O restaurante Falstaff, do Vila Galé Ópera, em Lisboa, vai receber hoje, dia 20 de Maio, um jantar inspirado em "pratos criados pela monja mexicana Sor Juana Inés de La Cruz no século XVII".

Azoris Royal Garden inaugura novo restaurante

17-05-2019 (17h12)

O Koi Restaurant é o novo restaurante do Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, com menu a cargo do chef Michael Ross.

Noticias mais lidas