“Peixe em Lisboa” recebe pela primeira vez cozinha toscana pela mão do chef Marco Stabile

06-03-2019 (16h31)

O festival gastronómico “Peixe em Lisboa”, que terá lugar no Pavilhão Carlos Lopes entre 4 e 14 de Abril, vai receber pela primeira vez cozinha toscana pela mão do chef Marco Stabile, informou hoje a organização.

Este ano, que o evento chega à sua 12ª edição, haverá uma nova disposição dos espaços, onde estarão presentes cinco novos restaurantes e cinco chefs internacionais, indicou Duarte Calvão, director do festival, na apresentação do evento hoje em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes.

A “criação de mais espaços para grupos e uma esplanada será a grande novidade este ano, de forma a tornar o espaço mais agradável e para que todos se sintam mais confortáveis e desfrutem ao máximo”, afirmou o director.

O chef belga Gert de Mangeleer, que “é um dos mais conceituados chefs europeus”, estará presente no dia 5 de Abril para apresentar “as suas ambições para o futuro numa importante fase de transição”.

A cozinha toscana é a “grande estreia este ano no evento”, pelo chef italiano Marco Stabile, no dia 7 de Abril, onde a “delicadeza desta cozinha” e uma outra forma de “tratar o peixe mediterrâneo” será apresentada.

O chef holandês Michel Van der Kroft e o chef russo Evgeny Vikentev, que estarão presentes nos dias 8 e 9 de Abril, respectivamente, aparecem devido “ao seu interesse" pela cozinha portuguesa e um “especial contraste com ela”.

Evgeny Vikentev, por sua vez, será o primeiro chef russo a estar presente no festival.

E Oriol Castro, chef espanhol com duas estrelas Michelin, estará presente no dia 12 de Abril, sendo apresentado como um dos mais vanguardistas da actualidade e “um dos grandes nomes do «Peixe em Lisboa»”.

O evento contará também com a presença de alguns dos mais reconhecidos chefs portugueses distinguidos com estrelas Michelin, tais como Henrique Sá Pessoa, Pedro Almeida, António Loureiro, Louis Anjos e Alexandre Silva.

Duarte Calvão destacou como estreantes do evento os restaurantes “Marlene Vieira”, “Monte Mar”, “Porto de Santa Maria”, “Taberna Macau” e “Tágide” entre os dez conceituados restaurantes portugueses presentes, salientando que “a boa qualidade e boa variedade é para todos os gostos”.

À semelhança dos anos anteriores, o “concurso de pataniscas” e “O melhor pastel de nata” vão repetir-se nos dias 8 e 10 de Abril, respectivamente.

O livro “Petiscos do Rio e do Mar” será também lançado no dia 9 de Abril, de acordo com a organização.

Em colaboração com a Ciência Viva e a Docapesca, a organização vai realizar debates e sessões dedicadas à aquacultura, tendo em conta que “é um recurso a ter cada vez mais em conta”, e ao consumo de espécies não ameaçadas, com grande destaque para o carapau.

O encontro gastronómico, organizado pela Associação Turismo de Lisboa, tem ainda uma componente dedicada à produção nacional, com vários produtores a mostrarem vinhos da região e produtos biológicos no "mercado 'gourmet'”.

A sessão de encerramento na esplanada do local estará a cargo do chef Alexandre Silva, que dará “a provar ao público alguns dos pratos que irá servir no seu restaurante ‘Fogo’”.

Durante os onze dias, o evento decorre até à meia-noite, excepto às sextas-feiras e aos Sábados, dias em que se prolonga até à 1h, sendo possível degustar pratos exclusivamente à base de peixes e mariscos.

A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos, uma entrada de um dia custa 15 euros e uma entrada de grupos de cinco pessoas custa 60 euros por dia.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Tryp Oriente promove Semana Gastronómica da Beira Baixa

19-03-2019 (14h25)

O Tryp Oriente, na zona do Parque das Nações em Lisboa, está a promover, a partir de amanhã, 20 de Março, e até ao último dia do mês, um ciclo dedicado à gastronomia da Beira Baixa integrado na iniciativa "10 dias, 10 pratos, 10 euros".

Macau recebe anúncio dos "50 Melhores Restaurantes da Ásia" pelo segundo ano consecutivo

07-03-2019 (16h00)

Macau vai acolher, pelo segundo ano consecutivo, o anúncio dos "50 Melhores Restaurantes da Ásia em 2019", em 25 de março próximo.

Vila Galé Ópera promove jantares com ópera às sextas-feiras

04-03-2019 (16h41)

O hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, vai promover jantares com ópera às sextas-feiras a partir de 15 de Março.

Penacova quer atrair novos públicos com Festival da Lampreia

20-02-2019 (09h51)

Doze restaurantes vão participar na edição deste ano do Festival da Lampreia de Penacova, entre sexta-feira e Domingo, uma aposta da autarquia para atrair mais visitantes ao concelho.

Chocolate em Lisboa começa amanhã

30-01-2019 (14h25)

A 6ª edição do Chocolate em Lisboa vai decorrer entre amanhã, 31 de Janeiro e dia 3 de Fevereiro, com mais de 60 expositores, workshops, exposições, provas, entre outros, no Campo Pequeno, em Lisboa.