Novo restaurante de Martin Berasategui em Lisboa é “um projecto para o mundo”

23-05-2018 (20h45)

O Fifty Seconds by Martin Berasategui, que abre em Outubro em Lisboa, no topo do hotel Myriad by Sana, na Torre Vasco da Gama, é "um projecto para o mundo", afirmou o chef basco, que é um dos mais conceituados do mundo, distinguido com oito estrelas Michelin em diferentes restaurantes.

Martin Berasategui, que tem 43 anos de carreira, afirmou esta quarta-feira em Lisboa que o novo restaurante “não é um projecto para Portugal, é um projecto para o mundo”, com o qual pretende “contribuir” para o que considera ser o “melhor momento” da cozinha portuguesa.

Há dois anos que o Grupo Sana e o chef natural de San Sebastián, em Espanha, estão a trabalhar na criação do conceito e na formação de profissionais para o restaurante, um espaço com apenas 35 lugares.

“Era um projecto num sítio único que não se podia recusar”, afirmou o chef Martin Berasategui, destacando que o restaurante fica a 120 metros de altura e tem uma vista panorâmica sobre o Tejo, a Ponte Vasco da Gama e a cidade.

Os pratos mais conhecidos de Martin Berasategui vão estar disponíveis na ementa, mas o chef também vai apostar em inovações, colocando à disposição menus de degustação e pratos à la carte.

Como em Portugal “cada estação oferece jóias gastronómicas”, o cozinheiro garante que os produtos portugueses serão parte fundamental da ementa, dada a sua qualidade nas mais diversas variedades, desde o marisco à carne de porco, do peixe às verduras.

A equipa do Fifty Seconds by Martin Berasategui será composta sobretudo por portugueses, incluindo Filipe Carvalho como chef executivo, Maria João Gonçalves como chef pasteleira, Inácio Loureiro como chefe de sala e Marc Pinto como sommelier.

Relativamente a distinções, o chef revela-se ambicioso e diz que no caso de não conseguir uma estrela Michelin no primeiro ano “há que continuar a tentar”.

O Grupo Sana investiu cerca de três milhões de euros na renovação da Torre Vasco da Gama, num projecto que, além do restaurante, vai incluir também um miradouro.

O grupo hoteleiro tem vindo a reforçar os seus investimentos na área da restauração, com a inauguração do SUD Lisboa, a compra do restaurante A Pastorinha e a criação de uma nova marca Bread & Friends, que terá o seu primeiro espaço na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa.

 

Clique para mais notícias: Sana

Clique para mais notícias: Gastronomia

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Clique para mais notícias: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Há Sushi no Cais do The Cliff Bay às sextas-feiras

20-06-2018 (16h51)

O hotel The Cliff Bay, no Funchal, vai organizar jantares de sushi com actuação de DJ às sextas-feiras, entre 22 de Junho e 31 de Agosto.

Belcanto é o único português nos 100 melhores restaurante do mundo

19-06-2018 (22h50)

O Belcanto, do chef Avilez, é o único restaurante português a figurar na lista dos melhores do mundo hoje divulgada pela revista Restaurant, que tem um novo líder, a Osteria Francescana de Massimo Bottura, em Modena, Itália.

Reid's Palace promove o seu primeiro festival gastronómico a partir de amanhã

07-06-2018 (16h25)

O Reid's Palace, unidade da rede Belmond no Funchal, vai receber o The Art of Flavours, um festival gastronómico de três dias que vai contar com oito chefs galardoados com estrelas Michelin, entre amanhã, dia 8, e Domingo, dia 10.

Odemira promove semana gastronómica dedicada ao “melhor polvo do mundo”

04-06-2018 (14h07)

Pratos à base do "melhor polvo do mundo" enriquecem ementas de 16 restaurantes do concelho de Odemira, desde hoje e até Domingo, durante a Semana Gastronómica do Polvo do Sudoeste Alentejano deste ano.

Taste Portugal vai passar por EUA, Canadá, Suíça, Benelux e Macau

28-05-2018 (12h46)

O Taste Portugal, que na sua primeira fase integrou na Rede de Restaurantes Portugueses pelo Mundo 98 estabelecimentos, vai iniciar em Junho uma nova fase que vai passar pelos Estados Unidos, Canadá, Suíça, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Macau.