Novo restaurante de Martin Berasategui em Lisboa é “um projecto para o mundo”

23-05-2018 (20h45)

O Fifty Seconds by Martin Berasategui, que abre em Outubro em Lisboa, no topo do hotel Myriad by Sana, na Torre Vasco da Gama, é "um projecto para o mundo", afirmou o chef basco, que é um dos mais conceituados do mundo, distinguido com oito estrelas Michelin em diferentes restaurantes.

Martin Berasategui, que tem 43 anos de carreira, afirmou esta quarta-feira em Lisboa que o novo restaurante “não é um projecto para Portugal, é um projecto para o mundo”, com o qual pretende “contribuir” para o que considera ser o “melhor momento” da cozinha portuguesa.

Há dois anos que o Grupo Sana e o chef natural de San Sebastián, em Espanha, estão a trabalhar na criação do conceito e na formação de profissionais para o restaurante, um espaço com apenas 35 lugares.

“Era um projecto num sítio único que não se podia recusar”, afirmou o chef Martin Berasategui, destacando que o restaurante fica a 120 metros de altura e tem uma vista panorâmica sobre o Tejo, a Ponte Vasco da Gama e a cidade.

Os pratos mais conhecidos de Martin Berasategui vão estar disponíveis na ementa, mas o chef também vai apostar em inovações, colocando à disposição menus de degustação e pratos à la carte.

Como em Portugal “cada estação oferece jóias gastronómicas”, o cozinheiro garante que os produtos portugueses serão parte fundamental da ementa, dada a sua qualidade nas mais diversas variedades, desde o marisco à carne de porco, do peixe às verduras.

A equipa do Fifty Seconds by Martin Berasategui será composta sobretudo por portugueses, incluindo Filipe Carvalho como chef executivo, Maria João Gonçalves como chef pasteleira, Inácio Loureiro como chefe de sala e Marc Pinto como sommelier.

Relativamente a distinções, o chef revela-se ambicioso e diz que no caso de não conseguir uma estrela Michelin no primeiro ano “há que continuar a tentar”.

O Grupo Sana investiu cerca de três milhões de euros na renovação da Torre Vasco da Gama, num projecto que, além do restaurante, vai incluir também um miradouro.

O grupo hoteleiro tem vindo a reforçar os seus investimentos na área da restauração, com a inauguração do SUD Lisboa, a compra do restaurante A Pastorinha e a criação de uma nova marca Bread & Friends, que terá o seu primeiro espaço na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa.

 

Clique para mais notícias: Sana

Clique para mais notícias: Gastronomia

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Clique para mais notícias: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vila Galé actualiza oferta gastronómica

16-11-2018 (12h39)

O grupo Vila Galé está a promover brunches de Domingo em unidades na zona de Lisboa e um almoço em formato buffet com cozido à portuguesa no Vila Galé Coimbra.

Gala Michelin pela primeira vez em Portugal é afirmação como “destino gastronómico”

14-11-2018 (18h02)

Chefs portugueses de restaurantes com estrelas Michelin são unânimes em afirmar que a realização da cerimónia de apresentação do Guia Michelin da Península Ibérica pela primeira vez em Portugal, no 10.º aniversário da gala, significa um reconhecimento do país como “destino gastronómico”.

Conheça a Semana da Cozinha Italiana em Portugal

14-11-2018 (15h33)

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que decorre entre 19 e 25 de Novembro, "com o objectivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização de cerca de mil actividades" em todo o mundo, também vai passar por Portugal.

Azor Hotel anuncia 3º edição do jantar temático "Das Origens para o À Terra"

13-11-2018 (16h11)

A 3ª edição do jantar temático "Das Origens para o À Terra" vai decorrer a 8 de Dezembro no Azor Hotel, em Ponta Delgada, com uma refeição com nove momentos preparada pelos chefs Cláudio Pontes, Pedro Lemos e Benoît Sinthon.

Vencedor do Comida di Buteco inspira prato da Azul

09-11-2018 (12h09)

A companhia aérea Azul vai colocar à disposição dos passageiros de classe executiva em alguns voos internacionais, um prato inspirado no "Mineirice Uai!", criação do "Buteco Vô Joaquim" de Campinas, vencedor do concurso Comida di Buteco.

Ultimas Noticias