Novo restaurante de Martin Berasategui em Lisboa é “um projecto para o mundo”

23-05-2018 (20h45)

O Fifty Seconds by Martin Berasategui, que abre em Outubro em Lisboa, no topo do hotel Myriad by Sana, na Torre Vasco da Gama, é "um projecto para o mundo", afirmou o chef basco, que é um dos mais conceituados do mundo, distinguido com oito estrelas Michelin em diferentes restaurantes.

Martin Berasategui, que tem 43 anos de carreira, afirmou esta quarta-feira em Lisboa que o novo restaurante “não é um projecto para Portugal, é um projecto para o mundo”, com o qual pretende “contribuir” para o que considera ser o “melhor momento” da cozinha portuguesa.

Há dois anos que o Grupo Sana e o chef natural de San Sebastián, em Espanha, estão a trabalhar na criação do conceito e na formação de profissionais para o restaurante, um espaço com apenas 35 lugares.

“Era um projecto num sítio único que não se podia recusar”, afirmou o chef Martin Berasategui, destacando que o restaurante fica a 120 metros de altura e tem uma vista panorâmica sobre o Tejo, a Ponte Vasco da Gama e a cidade.

Os pratos mais conhecidos de Martin Berasategui vão estar disponíveis na ementa, mas o chef também vai apostar em inovações, colocando à disposição menus de degustação e pratos à la carte.

Como em Portugal “cada estação oferece jóias gastronómicas”, o cozinheiro garante que os produtos portugueses serão parte fundamental da ementa, dada a sua qualidade nas mais diversas variedades, desde o marisco à carne de porco, do peixe às verduras.

A equipa do Fifty Seconds by Martin Berasategui será composta sobretudo por portugueses, incluindo Filipe Carvalho como chef executivo, Maria João Gonçalves como chef pasteleira, Inácio Loureiro como chefe de sala e Marc Pinto como sommelier.

Relativamente a distinções, o chef revela-se ambicioso e diz que no caso de não conseguir uma estrela Michelin no primeiro ano “há que continuar a tentar”.

O Grupo Sana investiu cerca de três milhões de euros na renovação da Torre Vasco da Gama, num projecto que, além do restaurante, vai incluir também um miradouro.

O grupo hoteleiro tem vindo a reforçar os seus investimentos na área da restauração, com a inauguração do SUD Lisboa, a compra do restaurante A Pastorinha e a criação de uma nova marca Bread & Friends, que terá o seu primeiro espaço na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa.

 

Clique para mais notícias: Sana

Clique para mais notícias: Gastronomia

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Clique para mais notícias: Hotelaria

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Chocolate em Lisboa começa amanhã

30-01-2019 (14h25)

A 6ª edição do Chocolate em Lisboa vai decorrer entre amanhã, 31 de Janeiro e dia 3 de Fevereiro, com mais de 60 expositores, workshops, exposições, provas, entre outros, no Campo Pequeno, em Lisboa.

Mora promove “Mês das Migas” em Fevereiro

29-01-2019 (18h43)

As migas vão "reinar" durante o mês de Fevereiro em restaurantes do concelho de Mora, no distrito de Évora, numa iniciativa destinada a promover a gastronomia regional e a atrair visitantes.

Sábados no Vila Galé Porto vão ter "feijoada à brasileira"

22-01-2019 (17h19)

O Vila Galé Porto, a partir do próximo Sábado, 26 de Janeiro, vai preparar "feijoada à brasileira" em formato buffet para o almoço, com o preço de 25 euros por pessoa, com uma selecção de bebidas incluída.

Vila Galé volta a promover a iniciativa "12 meses, 12 pratos, 12 euros"

16-01-2019 (18h24)

O grupo Vila Galé está a promover novamente a iniciativa "12 meses, 12 pratos, 12 euros", que consiste num menu com um prato inspirado na gastronomia de uma região portuguesa por mês, com o preço de 12 euros.

Cidades Criativas na área da Gastronomia da UNESCO reunem-se em Macau

03-01-2019 (12h08)

O espaço Anim'Arte Nam Van vai receber representantes de 20 cidades que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, entre 19 e 21 de Janeiro, para o 3º International Gastronomy Forum, organizado pelo Turismo de Macau.