Macau anuncia plano de quatro anos dedicado à gastronomia

19-02-2018 (15h59)

O Governo da Região Administrativa Especial de Macau divulgou o seu plano a quatro anos com o intuito de preservar e reviver o legado cultural da cidade através de uma série de iniciativas que contam com a gastronomia como ponto comum.

No seguimento do lançamento da iniciativa "2018 Ano da Gastronomia de Macau", o Governo de Macau delineou um plano a quatro anos com diversas iniciativas em seis componentes distintas.

O plano de acção começa por criar um mecanismo de gestão e supervisão, gerida pelo Secretário de Assuntos Sociais e da Cultura, com o intuito de criar, gerir e supervisionar projectos.

O segundo passo será a criação de campanhas locais e internacionais para promover Macau como Cidade da Gastronomia da Rede de Cidades Criativas da UNESCO como as rotas culinárias da "Step Out, Experience Macao's Communities - Walking Tour Routes" ou a inclusão de elementos gastronómicos em roadshows promocionais.

A terceira componente do plano de acção será a criação de uma escola com uma área de cozinha por parte do Departamento dos Serviços de Educação e Juventude, a criação de um centro dedicado a técnicas de cozinha por parte do Institudo de Estudos de Turismo (IFT), enquanto que o Governo de Macau vai elaborar uma base de dados dedicada aos mais de 400 anos de gastronomia macaense.

A quarta componente baseia-se na troca de experiências e cooperção com outras Cidades Criativas da Rede da UNESCO através de, entre outras actividades, a participação na 12ª Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na Polónia, de iniciativas de intercâmbio entre instituições de educação superior de diferentes cidades e a organização do Fórum Internacional de Gastronomia.

Esta componente passa ainda pela conscialização de países lusófonos, especialmente em África, para a Rede de Cidades Criativas de UNESCO e incentivar a sua candidatura.

A cooperação com indústrias de catering e culinária através da criação de programas de formação e actividades como o Macao Food Festival, as iniciativas do Guia Michelin, e a organização da cerimónia de entrega de prémios "Asia's 50 Best Restaurants Awards Ceremony" em 2018 e 2019, entre outras.

Esta componente prevê ainda a criação de pacotes de tours gastronómicos em Macau e apresentá-los a agências de viagens, além de apoio a negócios locais relacionados com gastronomia.

A última componente é dedicada à cooperação com outras indústrias de diferentes campos culturais e criativos como a presença de apontamentos gastronómicos nas performances de celebração do Ano Novo Chinês, a criação de uma zona de gastronomia para a 6ª Macao International (Industry) Expo e ainda a criação de uma secção de filmes dedicados à gastronomia no 3º International Film Festival & Awards Macao.

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para mais notícias: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Zomato apresenta funcionalidade Sneakpeek

22-10-2018 (17h55)

A Zomato, aplicação de listagem, descrição e rating de estabelecimentos de restauração, lançou a funcionalidade Sneakpeek que inclui sugestões e descrições com suporte para vídeo.

Sergi Arola recebe Joachim Koerper e João Rodrigues na Rota das Estrelas

22-10-2018 (16h36)

O restaurante LAB by Sergi Arola, no Penha Longa Resort em Sintra, vai ser 'etapa' da Rota das Estrelas, pelo segundo ano consecutivo, com um jantar preparado por três chefs Michelin no dia 7 de Novembro.

Pousadas de Portugal prolongam horário do pequeno-almoço para assinalar mudança da hora

22-10-2018 (14h27)

As Pousadas de Portugal vão assinalar a mudança para o horário de Inverno, no dia 28 de Outubro, com um pequeno-almoço prolongado até às 12h.

So Food So Good - Portugal Taste decorre na Exponor entre 27 e 30 de Outubro

15-10-2018 (13h42)

Os eventos So Food So Good - Portugal Taste e So Veggie So Good, iniciativas dedicadas à divulgação das "últimas novidades do sector da panificação, restauração, hotelaria e turismo" vão decorrer na Exponor, em Matosinhos, entre 27 e 30 de Outubro.

TAP apresenta renovação do serviço na classe económica dos voos de médio curso

12-10-2018 (14h10)

A TAP apresentou hoje, 12 de Outubro, a sua nova linha condutora do serviço a bordo dos voos de médio curso na classe económica, com refeições que privilegiam a gastronomia e os produtos portugueses, e uma optimização da eficiência e sustentabilidade do serviço.