Grândola promove festival gastronómico dedicado às flores comestíveis

19-04-2018 (17h01)

Foto: Município de Grândola
Foto: Município de Grândola

As flores comestíveis, como os amores-perfeitos ou as pétalas de rosa, vão enriquecer a mostra gastronómica “Em Abril Flores Mil”, que começa na sexta-feira em Grândola, com a adesão de 14 restaurantes do concelho.

A iniciativa, que vai na 4ª edição e decorre até ao dia 1 de Maio, é promovida pela Câmara de Grândola e integra as comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril naquele concelho do litoral alentejano.

Na mostra gastronómica, segundo explicou o município, os restaurantes aderentes vão apresentar 40 pratos na área da cozinha criativa em que o denominador comum são as flores comestíveis, que os “decoram com sabores e fragrâncias coloridas”.

Amores–perfeitos, pétalas de rosa, pétalas de tagetes, capuchinhas, cravina, margaridas, flor de alecrim, flor de sálvia e flor de laranjeira são algumas das flores seleccionadas para as receitas.

Ao fazer coincidir esta iniciativa gastronómica com as comemorações do 25 de Abril, a autarquia explicou que pretende explorar “a coincidência de o símbolo da revolução ser uma flor, o cravo vermelho”, com o facto de “as celebrações anuais” da efeméride “ocorrerem em plena Primavera”.

Além disso, acrescentou, a mostra pretende ir ao encontro das tendências da nova cozinha, no âmbito das quais se recorre “cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários”.

‘Cocktail’ de boas vindas com cravina, javali em redução de vinho tinto e alecrim, dois purés e pétalas de rosa, folhado recheado com salada de agrião e capuchinhas, abacaxi com camarão e amores–perfeitos, salada de gambas com ‘shitake’, espargos e flores e arroz de ovas de pescada e camarão tigre com pétalas de tagetes e coentros são algumas das iguarias presentes nas ementas dos restaurantes.

No capítulo das sobremesas, os clientes da restauração do concelho vão poder degustar doces como chocolate com amores-perfeitos, tarte de limão merengada com margaridas ou dois tipos de ‘cheesecake’, salgado com mel e sálvia e de pétalas de rosa.

Uma variedade de criações em que, segundo a câmara, as flores comestíveis “aromatizam com um toque doce, agridoce ou levemente picante”.

As comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril neste concelho alentejano estão a ser assinaladas ao longo de todo o mês, com “especial atenção às artes”, realçou o município.

Apresentações de livros, ciclo de cinema documental, teatro, Corrida da Liberdade, animação de rua e música são atrações do programa, com destaque para a actuação do grupo Quinta do Bill, na noite da próxima terça-feira, seguindo-se um espectáculo de fogo-de-artifício.

Para quarta-feira, estão previstas as cerimónias protocolares do aniversário da Revolução dos Cravos e, de tarde, diversos grupos de música tradicional vão atuar no principal jardim da “vila morena”, com as comemorações a encerrarem no dia 28.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Cidades Criativas na área da Gastronomia da UNESCO reunem-se em Macau

03-01-2019 (12h08)

O espaço Anim'Arte Nam Van vai receber representantes de 20 cidades que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, entre 19 e 21 de Janeiro, para o 3º International Gastronomy Forum, organizado pelo Turismo de Macau.

MSC Cruzeiros anuncia parceria com o chef Harald Wohlfahrt

18-12-2018 (18h00)

A MSC Cruzeiros anunciou uma nova parceria para melhorar a sua oferta gastronómica a bordo, com o chef alemão Harald Wohlfahrt, conhecido por ser um dos melhores do mundo, distinguido com 3-estrelas Michelin durante 25 anos consecutivos.

Gastronomia peruana além do ceviche, outras opções

06-12-2018 (18h00)

O ceviche é uma das maiores referências gastronómicas do Peru, mas há outras opções tradicionais, desde a carne de alpaca ao ají de galinha, passando pelo pisco sour.

Chef belga com 3-estrelas Michelin abre Peixe em Lisboa 2019

03-12-2018 (17h24)

Gert De Mangeleer, do restaurante Hertog Jan, na cidade belga de Bruges, distinguido com 3-estrelas Michelin, é o primeiro chef internacional confirmado evento gastronómico Peixe em Lisboa 2019.

Alma recebe 2ª estrela Michelin e há três novos restaurantes com uma estrela em Portugal

21-11-2018 (21h29)

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2019, apresentado hoje em Lisboa, atribui a segunda estrela ao restaurante Alma, localizado na capital portuguesa, e tem três novos restaurantes com uma estrela, situados em Sintra, Bragança e Guimarães.