Conheça a Semana da Cozinha Italiana em Portugal

14-11-2018 (15h33)

Entre 19 e 25 de Novembro

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que decorre entre 19 e 25 de Novembro, "com o objectivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização de cerca de mil actividades" em todo o mundo, também vai passar por Portugal.

Esta iniciativa promovida pelo governo italiano passa por 150 países em simultâneo, e em Portugal vai passar por três cidades, Lisboa, Porto e Loulé, com um calendário mais alargado, entre 16 e 28 de Novembro.

Vão ser 13 iniciativas, que incluem degustações, workshops, sessões de showcooking, jantares, provas de vinhos e uma conferência com o tema "Dieta Mediterrânica - definição, relação com a saúde e adesão", e menus especiais em 17 restaurantes italianos que participam no evento.

Estas iniciativas são promovidas pela Embaixada de Itália em Portugal, pelo Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, pela Câmara de Comércio Italiana para Portugal e pela associação ASCIP (Dante Alighieri do Porto), com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.

Em homenagem ao compositor italiano Gioachino Rossini, no âmbito dos 150 anos da sua morte, o chef Pasquale Laera, a mezzo-soprano Joana Dinis da Fonseca e o pianista Alessio Vellotti, vão criar a experiência "Rossini à mesa", na Embaixada de Itália, no dia 20 de Novembro. A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, com a FIC (Federazione Italiana Cuochi Regione Lazio), o pianista Marco Brescia, a soprano Rossella Orsini, e outros músicos convidados, vão apresentar um jantar-espectáculo dedicado ao compositor, no dia 17.

Pasquale Laera também vai dar um workshop aos alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril sobre formatos de massa, e vai preparar spaghetti com bottarga e avelãs, no dia 21.

O Instituto Italiano da Cultura, no dia 19 de Novembro, vai receber uma apresentação e degustação de produtos da Úmbria, por parte da instituição Ati3Umbria, com a participação do jornalista Davide Paolini e criações da agri-chef Maria Zappelli e pelos chefs Fabrizio Gentili e Gigi Catana, com colaboração do chef Francesco Palo. No dia seguinte, os chefs regressam ao instituto para dar um workshop de gastronomia da região, com o preço de 15 euros.

No dia 21 de Novembro, o Instituto Italiano de Cultura vai receber o campeão de vela Raimondo Cappa para uma apresentação sobre o Reale Yacht Club Canottieri Savoia, em Nápoles, seguida de uma degustação de pratos típicos napolitanos que se costumam comer a bordo. Esta degustação vai ser preparada pela chef Necci Bertini, com a colaboração do chef Giuseppe Godono, e com mozzarella da "La Gemma Bianca". No dia seguinte será promovido um workshop de cozinha napolitana com a chef Necci Bertini, com o preço de 15 euros.

O Instituto Italiano de Cultura vai receber ainda uma apresentação de Raffaele Tiberino, que vai contar a história da sua empresa familiar, iniciada em 1888 e que desde 2007 que prepara os menus italianos dos astronautas da Estação Espacial Internacional. Vai haver ainda uma degustação de produtos da região de Apúlia, preparada por Tiberino e Luciana Pagliara, com colaboração do chef Luca Salvadori.

A Câmara de Comércio Italiana para Portugal vai dar espaço aos vinhos italianos para uma prova em colaboração com importadores portugueses, no dia 28 de Novembro.

Entre 19 e 25 de Novembro, 17 restaurantes italianos das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa vão apresentar pratos e vinhos, considerados "embaixadores da cozinha do Bel Paese", nos seus menus especiais "The Extraordinary Italian Taste".

As actividades no Porto começam no dia 16 de Novembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, com um workshop da campeã do mundo de "carving", Graziella Sangemi, sobre escultura e decoração culinária. No dia seguinte a escola recebe o jantar dedicado a Gioachino Rossini.

A Reitoria da Universidade do Porto vai receber uma conferência de dois painéis com o tema "Dieta Mediterrânica - definição, relação com saúde e adesão" no dia 23 de Novembro.

O Mercado Municipal de Loulé, no Algarve, vai ser o palco de uma sessão de showcooking por parte de um chef da Scuola Villa S. Maria Abruzzo, seguido de jantar, com a participação do desenhador Lucio Trojano, que vai fazer caricaturas dos participantes. Este evento decorre no Sábado 24 de Novembro.

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grândola promove evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”

15-04-2019 (16h36)

Grândola promove a partir de sexta-feira o evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”, que inclui na ementa flores como amores-perfeitos, pétalas de rosa e de cravo, capuchinhas, violetas e margaridas.

Chocofest prevê lotar hotelaria de Nova Petrópolis

11-04-2019 (16h12)

Nova Petrópolis, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, está a receber o Chocofest, a partir de hoje, 11 de Abril, e até dia 21, e a organização do evento espera uma afluência de 180.000 visitantes e uma taxa de ocupação de 100% na região.

Portobay Liberdade promove brunch de Páscoa

10-04-2019 (12h43)

O restaurante Bistrô4, do Portobay Liberdade em Lisboa, está a promover um brunch especial no Dia de Páscoa, 21 de Abril.

Rota do Petisco regressa ao Algarve

09-04-2019 (13h01)

A Rota do Petisco vai decorrer entre 24 de Abril e 26 de Maio em "mais de 250 restaurantes algarvios", com iniciativas paralelas nos municípios e juntas de freguesias, uma rota para os mais novos, e ainda uma "Rota dos Chefs".

Restaurante "Odette", em Singapura, é o melhor da Ásia

27-03-2019 (13h19)

O restaurante Odette, em Singapura, ficou em primeiro lugar no ranking dos "50 Melhores Restaurantes da Ásia", que conta com dois restaurantes em Macau, anfitrião da cerimónia pelo segundo ano consecutivo.