Alfândega da Fé promove gastronomia e actividades ao ar livre este fim-de-semana

30-10-2019 (14h42)

Foto: Câmara Municipal de Alfândega da Fé / www.cm-alfandegadafe.pt
Foto: Câmara Municipal de Alfândega da Fé / www.cm-alfandegadafe.pt

Os sabores e outros atractivos da montanha são a proposta para o fim de semana prolongado no município transmontano de Alfândega da Fé, com diversas experiências gastronómicas e ao ar livre, divulgou hoje o município.

Há cinco anos que a aldeia de Sambade, na serra de Bornes, recebe a Festa da Montanha dedicada aos produtos locais de Outono e Inverno, como a castanha ou os cogumelos e as paisagens típicas da época.

Durante três dias, entre sexta-feira e Domingo, o fim de semana prolongado será preenchido com exposições, culinária, percursos pedestres, oficinas de artesanato, literatura e caça.

O certame “tem uma forte componente gastronómica, em que vai estar em destaque o cabrito serrano DOP (Denominação de Origem Protegida) desta região, contando mais uma vez com a participação do chefe Marco Gomes na preparação dos menus que vão ser apresentados na Festa”, como divulgou a autarquia.

Além da culinária e da animação musical, quem quiser pode aventurar-se no percurso pedestre “Trilhar Concelhos” e percorrer a montanha.

O CIT – Centro de Interpretação do Território, localizado em Sambade, abre portas à oficina de cestos em escrinho, confecionados com silvas.

No mesmo espaço há exposições sobre este território do distrito de Bragança, que retratam a perspetiva dos pastores.

O auditório da Junta de Freguesia vai receber a apresentação de dois livros, de autoras locais, e os adeptos da caça têm uma montaria ao javali que termina com um leilão das peças.

O fim de semana tem ainda espaço para o debate sobre o fruto da época, a castanha, e o tradicional magusto com um convívio que junta animação, cultura e atividades para toda a família.

O programa inclui também a possibilidade de apanhar cogumelos durante passeios pedestres, passeios de burro e contos à lareira.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Restaurantes Vila Galé vão ter um prato tradicional português por mês por 12 euros

09-01-2020 (16h38)

A iniciativa gastronómica "12 meses, 12 pratos, 12 euros" vai regressar aos restaurantes dos hotéis 4-estrelas Vila Galé, em Portugal, com um prato tradicional português por mês com o preço de 12 euros, sem bebidas.

Vila Nova de Poiares espera milhares de visitantes na Semana da Chanfana

06-01-2020 (18h13)

A 15ª Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares, que decorre entre 10 e 20 de Janeiro, com nove restaurantes participantes, espera juntar milhares de pessoas.

Macau conta a partir de hoje com 20 restaurantes com estrelas Michelin

17-12-2019 (15h07)

Macau tem a partir de hoje duas dezenas de restaurantes com estrelas Michelin, incluindo três estabelecimentos que mantiveram a classificação máxima, de acordo com a edição de 2020 do Guia para Macau e Hong Kong.

Guia Michelin, TripAdvisor e TheFork juntam-se em parceria internacional

04-12-2019 (16h20)

A Michelin e o TripAdvisor, com a subsidiária TheFork, assinaram uma parceria de conteúdo e licenciamento para combinar a experiência da selecção gastronómica do Guia Michelin com os clientes do TripAdvisor e o serviço de reservas do TheFork.

Vila Galé anuncia promoções para refeições de Natal em grupo

26-11-2019 (16h37)

O Grupo Vila Galé está a promover as suas opções para almoços e jantares de Natal de família, grupos de amigos ou empresas, com ofertas à la carte e buffet desde 28 euros por pessoa, e um voucher de estada a sortear por cada grupo de 25 pessoas.

Noticias mais lidas