Porto Santo homenageia Colombo em festival de três dias

13-09-2018 (13h05)

Foto: Solférias
Foto: Solférias

Ocupação hoteleira em Porto Santo está nos 95%

O Porto Santo vai regressar ao passado a partir de hoje, 13 de setembro, para um festival que assinala a passagem do navegador Cristóvão Colombo pela ilha, com um programa que representou um investimento na ordem dos 127 mil euros.

O centro da ilha vai ficar transformado numa cidade medieval durante três dias, sendo o ponto alto do programa o simbólico desembarque do navegador e o cortejo histórico, com trajes da época, que vai percorrer as ruas daquela localidade.

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira já anunciou que este cartaz contribui para que o Porto Santo esteja nesta altura com “casa cheia”, situando-se a ocupação hoteleira nos 95%.

O programa inclui várias actuações teatrais e musicais, arruadas e espetáculos de saltimbancos, acrobatas e malabaristas, assim como inúmeros espetáculos de malabares de fogo, dança persa e música da época, a cargo da Companhia Vivarte, informou o mesmo departamento do executivo madeirense.

Outros destaques vão para a decoração cénica das ruas, e para o artesanato e gastronomia típica da época na Feira Quinhentista.

Também vão decorrer “actividades vocacionadas para o público mais jovem – o Castelo dos Petizes e o dos Infantes – espaços onde será reproduzido o Mercado Quinhentista, com tendas e bancas, jogos de destreza e espectáculos para as crianças”.

Para os mais jovens, a Casa-Museu Colombo apresenta um programa que tem como tema central Cristóvão Colombo e as suas viagens.

Na apresentação do Festival Colombo, a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, destacou a “crescente consolidação deste cartaz, resultante do investimento que tem vindo a ser feito pelo Governo Regional, mas também do cada vez maior envolvimento da população e, concretamente, da comunidade escolar que, inclusive, aumentou este ano o seu número de participantes no festival”.

Na cidade da Vila Baleira, no Porto Santo, existe um museu que recorda a passagem do navegador pela ilha, por onde passou no âmbito de negócios do açúcar.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Malta prepara-se para a temporada dos festivais

21-03-2019 (16h19)

A temporada dedicada aos festivais de música em Malta, que começa na Primavera e prolonga-se pelo Verão adentro, está a aproximar-se com a chegada do Festival Internacional de Música de Malta, entre 29 de Abril e 10 de Maio.

Braga vai ter novo parque aventura a partir de Sábado

21-03-2019 (12h01)

O Picoto Park, um parque aventura com 14.000 metros quadrados, vai ser inaugurado no Monte do Picoto, em Braga, no próximo Sábado, 23 de Março, e espera receber, no mínimo, 40 mil visitantes por ano.

Alcobaça inaugura amanhã novo espaço verde nas margens do rio Alcoa

20-03-2019 (12h16)

O município de Alcobaça vai inaugurar esta quinta-feira o Parque Verde, um espaço de 60 mil metros quadrados nas margens do rio Alcoa, com um investimento de 2,5 milhões de euros.

Festival Fado Madrid decorre de 21 a 23 de Junho

19-03-2019 (18h28)

A 9ª edição do Festival Fado Madrid, que vai decorrer no Teatro Nuevo Apolo entre 21 e 23 de Junho com o tema "O Fado e o Teatro", vai contar com António Azambujo, Cristina Branco, e Carlos do Carmo.

Passadiços do Penedo Furado (Vila de Rei) já estão abertos ao público

19-03-2019 (09h36)

O município de Vila de Rei anunciou que já estão abertos ao público os passadiços do Penedo Furado, que ligam aquela praia fluvial à zona das quedas de água, numa extensão de cerca de 500 metros lineares.