Porto Santo homenageia Colombo em festival de três dias

13-09-2018 (13h05)

Foto: Solférias
Foto: Solférias

Ocupação hoteleira em Porto Santo está nos 95%

O Porto Santo vai regressar ao passado a partir de hoje, 13 de setembro, para um festival que assinala a passagem do navegador Cristóvão Colombo pela ilha, com um programa que representou um investimento na ordem dos 127 mil euros.

O centro da ilha vai ficar transformado numa cidade medieval durante três dias, sendo o ponto alto do programa o simbólico desembarque do navegador e o cortejo histórico, com trajes da época, que vai percorrer as ruas daquela localidade.

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira já anunciou que este cartaz contribui para que o Porto Santo esteja nesta altura com “casa cheia”, situando-se a ocupação hoteleira nos 95%.

O programa inclui várias actuações teatrais e musicais, arruadas e espetáculos de saltimbancos, acrobatas e malabaristas, assim como inúmeros espetáculos de malabares de fogo, dança persa e música da época, a cargo da Companhia Vivarte, informou o mesmo departamento do executivo madeirense.

Outros destaques vão para a decoração cénica das ruas, e para o artesanato e gastronomia típica da época na Feira Quinhentista.

Também vão decorrer “actividades vocacionadas para o público mais jovem – o Castelo dos Petizes e o dos Infantes – espaços onde será reproduzido o Mercado Quinhentista, com tendas e bancas, jogos de destreza e espectáculos para as crianças”.

Para os mais jovens, a Casa-Museu Colombo apresenta um programa que tem como tema central Cristóvão Colombo e as suas viagens.

Na apresentação do Festival Colombo, a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, destacou a “crescente consolidação deste cartaz, resultante do investimento que tem vindo a ser feito pelo Governo Regional, mas também do cada vez maior envolvimento da população e, concretamente, da comunidade escolar que, inclusive, aumentou este ano o seu número de participantes no festival”.

Na cidade da Vila Baleira, no Porto Santo, existe um museu que recorda a passagem do navegador pela ilha, por onde passou no âmbito de negócios do açúcar.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pousadas de Portugal lançam "Rotas com História"

21-09-2018 (15h08)

As Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana, lançaram um conjunto de cinco rotas por Portugal "com o intuito de realçar a riqueza e exclusividade de cada região".

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Elevador que liga Viana a Santa Luzia bate recorde de passageiros em Agosto

11-09-2018 (17h53)

O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, contíguo àquela cidade, registou em Agosto a “maior utilização de sempre” ao transportar 52.085 passageiros, informou hoje câmara municipal.

Conheça a biodiversidade de Porto de Galinhas num passeio de jangada

11-09-2018 (17h22)

O Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB) está a promover passeios de jangada para conhecer a biodiversidade do Pontal de Maracaípe, onde se encontram as águas do rio e do mar.

Bairro das Artes promove arte contemporânea em Lisboa a 20 de Setembro

10-09-2018 (17h17)

A 9ª edição do Bairro das Artes - Réntree Cultural da Sétima Colina de Lisboa vai decorrer no dia 20 de Setembro, entre as 18h e as 22h, com 38 eventos gratuitos em espaços de arte contemporânea.