Organização Mundial do Turismo promove Rota dos Fenícios

15-11-2016 (15h52)

A Organização Mundial do Turismo (UNWTO na sigla em inglês), o Ministério do Turismo do Líbano e o Conselho da Europa estão a promover o que designam por Programa de Turismo Cultural da Rota dos Fenícios com um roteiro que percorre 18 países.

O lançamento decorreu no World Travel Market, em Londres, tendo sido analisados três itinerários piloto que conectam três continentes, 18 países e 80 localidades, de forma a cobrir os diferentes períodos da história dos fenícios, “a origem (Líbano, Chipre e Grécia); os Púnicos e o Mar (Itália, Malta e Tunísia) e a Expansão (França e Espanha)”.

Os problemas de transporte, conectividade, acesso a vistos, branding e desenvolvimento de produto desta nova rota também foram abordados com os operadores turísticos presentes no evento.

A Rota dos Fenícios, salienta um comunicado da UNTWO (World Tourism Organization), consiste na “rede de percursos náuticos de comércio que os Fenícios utilizaram desde o séc XII A.C. no Mar Mediterrâneo” e que se tornaram parte integral da cultura mediterrânea.

“A herança dos Fenícios ainda é largamente desconhecida. Nós estamos seguros de que este projecto vai revitalizar essa herança e mostrar-nos a quantidade de coisas que temos em comum”, afirmou Michel Pharaon, ministro do Turismo do Líbano, citado no comunicado da UNWTO.

Taleb Rifai, secretário-geral da UNWTO, destacou, por sua vez, que a “capacidade do turismo de ligar diferentes culturas, tradições e fés é imensa, particularmente no Mediterrâneo, uma das áreas mais diversas do mundo”.

O secretário-executivo do Acordo Parcial Alargado para as Rotas Culturais do Conselho da Europa e Director do Instituto Europeu de Rotas Culturais, Stefano Domioni, salientou que “esta é uma grande oportunidade para fornecer à Europa uma ferramenta para reforçar a sua oferta turística e fortalecer os laços entre países e pessoas”.

 

Clique para mais notícias: Organização Mundial do Turismo

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Advento anima Zagreb a partir de 1 de Dezembro

15-10-2018 (15h37)

O Turismo de Zagreb e a Croatia Airlines, representada em Portugal pela APG, apresentaram o Advento em Zagreb, evento que vai ter início a 1 de Dezembro com uma série de actividades relacionadas com a temática natalícia, como os mercados de Natal, um ringue de patinagem no gelo, apresentações musicais, bebida e gastronomia tradicional, a 'colorir' a capital croata até 6 de Janeiro.

GreenFest decorre de 11 a 14 de Outubro

02-10-2018 (11h23)

A 11ª edição do GreenFest vai ter lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre 11 e 14 de Outubro, com palestras, apresentações e workshops dedicados ao tema da sustentabilidade.

8ª regata de barcos-dragão do Turismo de Macau junta profissionais de turismo na Baía do Seixal (com fotos)

24-09-2018 (12h49)

A já ‘tradicional’ regata de barcos-dragão promovida pelo Turismo de Macau, que decorreu este Domingo na Baía do Seixal, atraiu 280 participantes, designadamente profissionais de nove companhias aéreas, companhias de cruzeiro, operadores turísticos, agentes de viagens e grupos hoteleiros.

Pousadas de Portugal lançam "Rotas com História"

21-09-2018 (15h08)

As Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana, lançaram um conjunto de cinco rotas por Portugal "com o intuito de realçar a riqueza e exclusividade de cada região".

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.