Organização Mundial do Turismo promove Rota dos Fenícios

15-11-2016 (15h52)

A Organização Mundial do Turismo (UNWTO na sigla em inglês), o Ministério do Turismo do Líbano e o Conselho da Europa estão a promover o que designam por Programa de Turismo Cultural da Rota dos Fenícios com um roteiro que percorre 18 países.

O lançamento decorreu no World Travel Market, em Londres, tendo sido analisados três itinerários piloto que conectam três continentes, 18 países e 80 localidades, de forma a cobrir os diferentes períodos da história dos fenícios, “a origem (Líbano, Chipre e Grécia); os Púnicos e o Mar (Itália, Malta e Tunísia) e a Expansão (França e Espanha)”.

Os problemas de transporte, conectividade, acesso a vistos, branding e desenvolvimento de produto desta nova rota também foram abordados com os operadores turísticos presentes no evento.

A Rota dos Fenícios, salienta um comunicado da UNTWO (World Tourism Organization), consiste na “rede de percursos náuticos de comércio que os Fenícios utilizaram desde o séc XII A.C. no Mar Mediterrâneo” e que se tornaram parte integral da cultura mediterrânea.

“A herança dos Fenícios ainda é largamente desconhecida. Nós estamos seguros de que este projecto vai revitalizar essa herança e mostrar-nos a quantidade de coisas que temos em comum”, afirmou Michel Pharaon, ministro do Turismo do Líbano, citado no comunicado da UNWTO.

Taleb Rifai, secretário-geral da UNWTO, destacou, por sua vez, que a “capacidade do turismo de ligar diferentes culturas, tradições e fés é imensa, particularmente no Mediterrâneo, uma das áreas mais diversas do mundo”.

O secretário-executivo do Acordo Parcial Alargado para as Rotas Culturais do Conselho da Europa e Director do Instituto Europeu de Rotas Culturais, Stefano Domioni, salientou que “esta é uma grande oportunidade para fornecer à Europa uma ferramenta para reforçar a sua oferta turística e fortalecer os laços entre países e pessoas”.

 

Clique para mais notícias: Organização Mundial do Turismo

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Madeira anuncia Festival do Atlântico “renovado e enriquecido”

06-06-2019 (20h06)

O Festival do Atlântico, um cartaz turístico da Madeira que decorre durante o mês de Junho, surge este ano “renovado e enriquecido”, afirmou hoje a secretária regional do Turismo, Paula Cabaço, indicando que o executivo investiu 290 mil euros no evento.

Durga Puja, um festival de cores, luzes e música na Índia

05-06-2019 (17h02)

Um festival que celebra a vitória do bem sobre o mal, que atrai milhões de pessoas de diferentes religiões e castas ao Este da Índia, um evento de luz, cor e música, assim foi apresentado ontem em Lisboa o Durga Puja.

Macau presente na Feira do Livro de Lisboa para promover a sua diversidade cultural

31-05-2019 (12h51)

A Livraria do Turismo de Macau volta este ano a marcar presença na Feira do Livro de Lisboa para promover a sua diversidade cultural, tendo agendados vários eventos com autores e animação para os mais novos.

Hilton assinala 100º aniversário com exposição em Lisboa

30-05-2019 (13h08)

A Hilton está a celebrar o seu 100º aniversário este ano e, para assinalar a data, tem uma exposição em Lisboa onde apresenta "inúmeras inovações lideradas" pela marca, como a instalação de ar condicionado pela primeira vez em quartos de hotel, em 1927.

Comércio português “com história” vai estar online a partir de hoje

29-05-2019 (10h27)

As denominadas “lojas com história” de Portugal continental e ilhas vão estar a partir de hoje inventariadas numa plataforma online de valorização do comércio local, que arranca com 165 registos, segundo o Governo.

Noticias mais lidas