Organização Mundial do Turismo promove Rota dos Fenícios

15-11-2016 (15h52)

A Organização Mundial do Turismo (UNWTO na sigla em inglês), o Ministério do Turismo do Líbano e o Conselho da Europa estão a promover o que designam por Programa de Turismo Cultural da Rota dos Fenícios com um roteiro que percorre 18 países.

O lançamento decorreu no World Travel Market, em Londres, tendo sido analisados três itinerários piloto que conectam três continentes, 18 países e 80 localidades, de forma a cobrir os diferentes períodos da história dos fenícios, “a origem (Líbano, Chipre e Grécia); os Púnicos e o Mar (Itália, Malta e Tunísia) e a Expansão (França e Espanha)”.

Os problemas de transporte, conectividade, acesso a vistos, branding e desenvolvimento de produto desta nova rota também foram abordados com os operadores turísticos presentes no evento.

A Rota dos Fenícios, salienta um comunicado da UNTWO (World Tourism Organization), consiste na “rede de percursos náuticos de comércio que os Fenícios utilizaram desde o séc XII A.C. no Mar Mediterrâneo” e que se tornaram parte integral da cultura mediterrânea.

“A herança dos Fenícios ainda é largamente desconhecida. Nós estamos seguros de que este projecto vai revitalizar essa herança e mostrar-nos a quantidade de coisas que temos em comum”, afirmou Michel Pharaon, ministro do Turismo do Líbano, citado no comunicado da UNWTO.

Taleb Rifai, secretário-geral da UNWTO, destacou, por sua vez, que a “capacidade do turismo de ligar diferentes culturas, tradições e fés é imensa, particularmente no Mediterrâneo, uma das áreas mais diversas do mundo”.

O secretário-executivo do Acordo Parcial Alargado para as Rotas Culturais do Conselho da Europa e Director do Instituto Europeu de Rotas Culturais, Stefano Domioni, salientou que “esta é uma grande oportunidade para fornecer à Europa uma ferramenta para reforçar a sua oferta turística e fortalecer os laços entre países e pessoas”.

 

Clique para mais notícias: Organização Mundial do Turismo

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Parque do Choupal (Douro) terá trilho iluminado, anfiteatro e miradouro

08-08-2018 (12h37)

A zona de lazer do Choupal, junto ao Douro, em Castelo de Paiva, que está a ser requalificada, terá um percurso pedonal iluminado e um anfiteatro na foz do rio Arda, revelou à Lusa o presidente da câmara.

Sheraton Cascais renova bar da piscina e parque infantil

07-08-2018 (15h39)

O Sheraton Cascais Resort remodelou a zona de bar da piscina e o antigo parque infantil, apostando assim na oferta para férias em família.

Matosinhos promove festival do Peixe e Marisco em Setembro

06-08-2018 (18h01)

Matosinhos vai acolher a primeira edição do festival do Peixe e Marisco de 22 a 30 de Setembro, contando com a participação dos restaurantes da cidade e 15 expositores no jardim Senhor do Padrão, divulgou hoje a Câmara.

Museus e monumentos são gratuitos para jovens até 29 anos este fim-de-semana

06-08-2018 (17h58)

Os jovens até 29 anos têm entrada gratuita este fim-de-semana nos museus e monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no âmbito da celebração do Dia Internacional da Juventude, foi hoje divulgado.

Museu do Fado promove visitas cantadas este Verão

06-08-2018 (12h24)

O Museu do Fado, em Lisboa, está a promover visitas cantadas à exposição "O Maravilhoso Mundo da Música Mecânica", "com fado ao vivo, na voz de jovens artistas", segundo comunicado da instituição.