Municípios da região de Aveiro lançam projecto para dinamizar rotas dos moinhos

25-02-2019 (12h13)

Foto: Câmara Municipal de Águeda / www.cm-agueda.pt
Foto: Câmara Municipal de Águeda / www.cm-agueda.pt

Os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Vagos, no distrito de Aveiro, vão avançar com um projecto para dinamizar o património dos moinhos, anunciou hoje a Câmara de Águeda.

Denominado “Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal”, o projecto tem em vista vir a ser replicado noutras regiões do país e visa “proporcionar, in loco, a fruição sensorial de uma etnocultura própria, recriando as vivências das gentes das terras, em torno do ciclo do pão”.

Ao abrigo do projecto “serão desenvolvidos roteiros de actividades e ferramentas de incentivo à visita (Passaporte Miles 2 Mills), integrando as comunidades e os seus saberes e potenciando a requalificação contínua dos espaços molinológicos em Portugal”.

O Turismo de Portugal irá apoiar a execução do “Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal”, que foi o projecto vencedor do concurso do Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo.

“Este projecto inovador e pleno de potencial vai ao encontro das aspirações dos nossos municípios, que têm apostado na preservação, valorização e divulgação do património molinológico” e “foi com satisfação que vimos o interesse de outros municípios em integrar, desde o primeiro momento, este projecto, o que traduz a importância do mesmo”, refere uma declaração conjunta subscrita por autarcas dos quatro municípios do distrito de Aveiro, e pelo município de Nelas, do distrito de Viseu, que também participa no projecto.

A região de Aveiro possui milhares de moinhos de tipologia diversificada, muitos deles degradados ou em ruínas, embora vários tenham sido já recuperados nos últimos anos por impulso das autarquias.

De acordo com um levantamento feito pelo historiador Carvalho Ferreira, a maior parte são moinhos de água e de rodízio, sendo de destacar no património molinológico da região, pela sua raridade, as atafonas, “um sistema de moagem de conceção local, que utiliza tração animal”.

De acordo com Carvalho Ferreira, "há registos da utilização dos moinhos de água e de vento, pelo menos desde o séc. XII" na região de Aveiro.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Semana do Património Histórico em Moura começa na sexta-feira

15-05-2019 (16h12)

A 17ª Semana do Património Histórico, em Moura, vai decorrer entre a próxima sexta-feira, dia 17, e 26 de Maio, com uma série de actividades com o intuito de promover o património e os núcleos museológicos do concelho.

Alvito disponibiliza wifi gratuito em espaços públicos

15-05-2019 (15h10)

Os espaços públicos e pontos turísticos do Alvito passaram a oferecer wifi gratuito através de uma iniciativa da Câmara Municipal do Alvito, que também lançou uma aplicação para dispositivos móveis, que fornece informações sobre o concelho.

365 Algarve promove espectáculo circense e visita encenada com temática histórica

02-05-2019 (16h50)

A programação do 365 Algarve vai trazer a companhia circense XY à região, depois de passar pela Palestina, Inglaterra e Dinamarca, e vai promover uma visita encenada por Castro Marim, para conhecer mais sobre os diferentes períodos históricos do território.

Parque Aquashow reabre amanhã, 1 de Maio

30-04-2019 (12h53)

O parque aquático Aquashow, em Quarteira, vai reabrir amanhã, 1 de Maio, para a temporada de Verão, sendo que no final deste ano de 2019, vai inaugurar um parque indoor que vai estar em funcionamento todo o ano.

Grândola promove evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”

15-04-2019 (16h36)

Grândola promove a partir de sexta-feira o evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”, que inclui na ementa flores como amores-perfeitos, pétalas de rosa e de cravo, capuchinhas, violetas e margaridas.