Machico regressa ao passado com o Mercado Quinhentista

01-06-2018 (12h59)

A cidade de Machico na Madeira regressa ao passado durante três dias, a partir de hoje 1 de Junho, com o decorrer de mais uma edição do Mercado Quinhentista, que recria as vivências coletivas da primeira capitania portuguesa no Atlântico.

Este programa vai ter a sua 13ª edição subordinada ao tema “Herdeiros de Tristão”, um dos descobridores da Madeira, juntamente com João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo, que foi o primeiro capitão donatário daquele concelho no extremo leste da ilha.

A iniciativa é realizada pela Escola Básica e Secundária de Machico, apoiada pela Câmara Municipal e pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, estando associada nesta edição às comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira e à celebração do Ano Europeu do Património Cultural.

O primeiro dia é dedicado ao tema “os filhos”, o segundo tem como tema “as terras” e o último (domingo) os “haveres”.

As várias tendas espalhadas pela baixa da cidade vão permitir recordar as “cousas de mercar, de manjar, de beber e de folgar” de outros tempos, sendo este já um cartaz de Machico que faz convergir à cidade milhares de pessoas.

Segundo a informação divulgada, os organizadores consideram que esta é também uma “oportunidade de reflexão e consciencialização da importância da herança cultural na formação de todas as sociedades”.

Para isso, prometem “novidades e dinâmicas” baseadas nas “opiniões colhidas junto dos visitantes e participantes”.

O secretário regional de Educação madeirense, Jorge Carvalho, vai participar na sessão de abertura.

O programa inclui várias dramatizações de época, animação com música, dança, saltimbancos e jogos de outros séculos, um torneio a cavalo, um “cortejo dos infantes”, uma recriação do desembarque, o cortejo de doação da capitania, uma rapsódia de gaiteiros e bombos.

O colóquio “Herdeiros de Tristão - memórias patrimoniais”, uma exposição sobre os herdeiros dos capitães donatários, um concerto do Conservatório Escola das Artes da Madeira e um espetáculo de fogo de artifício são outras iniciativas previstas.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Desfile do Ano do Porco marca início das celebrações dos 20 anos da transferência de Macau

16-01-2019 (18h20)

Grupos de Portugal e de vários países asiáticos e europeus participam nas celebrações do ano novo lunar em Macau, dando início às comemorações do 20º aniversário da transferência da administração do território, foi hoje anunciado.

Quinta do Bomfim convida a visitas gratuitas aos Domingos

10-01-2019 (15h23)

A Quinta do Bomfim, em Pinhão na região do Douro, está a promover visitas gratuitas às suas vinhas aos Domingos, e a oferecer um upgrade nas suas provas de vinhos, até 28 de Fevereiro.

Programa Anual de Caminhadas Guiadas de 2019 vai ter 107 dias

08-01-2019 (13h10)

A 7ª edição do Programa Anual de Caminhadas Guiadas conta com 107 dias de caminhadas no Gerês até Dezembro de 2019, com a primeira marcada para 20 de Janeiro.

Vidigueira tem Cante dos Reis este Sábado

03-01-2019 (16h24)

Dois grupos corais vão entoar o tradicional Cante dos Reis este Sábado, dia 5, na vila de Vidigueira, distrito de Beja, numa iniciativa da Câmara Municipal.

Abrantes recebe Campeonato Europeu de Agility em 2021

02-01-2019 (12h36)

A organização do Open Europeu de Agility foi atribuída a Portugal, prova de destreza canina a realizar de 21 a 26 de Julho de 2021, com cerca de 40 países concorrentes na Cidade Desportiva em Abrantes.