Jardins e parques do Porto ganham os primeiros “Green Flag Awards” em Portugal

30-07-2019 (11h28)

Foto: www.greenflagaward.org
Foto: www.greenflagaward.org

O Jardim Botânico, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre, no Porto, receberam os primeiros “Green Flag Awards” atribuídos em Portugal, que assim se tornou o 14º país a integrar a lista de espaços verdes distinguidos pela sua gestão e manutenção.

O prémio, que é uma espécie de Bandeira Azul para parques e jardins, é atribuído anualmente pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.

De acordo com os “Green Flag Awards”, o Jardim Botânico do Porto, criado em 1951, abriga uma enorme colecção de plantas e inúmeros exemplos de design clássico de jardins, estabelecidos numa série de áreas incluindo o Jardim de Xisto ou o Jardim de Peixes, entre outros.

O Jardim do Passeio Alegre, por sua vez, é apresentado como “um belo exemplo de um jardim público do final do século XIX”, sendo “considerado um dos mais importantes êxitos do jardineiro paisagista Jeronymo Monteiro da Costa”.

O comunicado destaca que, além de uma fonte de água do século XVIII, o jardim tem o maior número de árvores classificadas como de interesse público, incluindo 63 palmeiras das Canárias, 28 pinheiros na Ilha Norfolk e 2 Metrosideros.

O Parque da Cidade do Porto, por fim, é apresentado como “o maior parque urbano do país”, com cerca de 80 hectares, distribuídos em áreas verdes que “se espalham por vários campos panorâmicos que se estendem até a beira do mar, proporcionando um contexto incomum de cidade para cidade em comparação com a maioria dos parques urbanos ao redor do mundo”.

Citada no comunicado, a professora Cláudia Fernandes, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que coordenou preparação da candidatura, afirmou que esta distinção será “importante para a divulgação do património paisagístico de Portugal”.

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, por sua vez, afirmou que "o Porto pretende continuar a apresentar-se como 'verde' - orientado não apenas por critérios e preocupações ambientais, mas também sem descurar os novos desafios de gestão e as expectativas da comunidade”.

O prémio, acrescentou, “representa agora o reconhecimento do esforço e dedicação na construção e conservação dos espaços verdes municipais mais emblemáticos da cidade”.

Carl McClean, manager de Desenvolvimento Internacional do Prémio Green Flag, destacou esta “conquista fantástica para o Porto” e congratulou as equipas envolvidas na preparação dos espaços e da candidatura.

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Montalegre espera “enchente” na última sexta-feira 13 do ano

12-12-2019 (12h00)

Montalegre espera uma “enchente” para a última sexta-feira 13 do ano, um evento que “impulsiona toda” a actividade económica e “que esgota” a hotelaria e restauração do concelho, disse o presidente da câmara.

Pine Cliffs Resort apresenta propostas para o Natal e Ano Novo

04-12-2019 (15h02)

O Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort, resort perto da Praia da Falésia entre Albufeira e Vilamoura, está a anunciar as suas propostas para o Natal e o Ano Novo.

"Vila Madeiro" regressa a Penamacor

02-12-2019 (15h57)

O evento Vila Madeiro vai regressar a Penamacor durante os fins-de-semana do mês de Dezembro, com mais actividades culturais, mais tasquinhas e mais animação, e com um maior investimento na promoção no crescente mercado espanhol.

Coimbra apresenta programação de Natal

02-12-2019 (15h19)

A cidade de Coimbra está a anunciar a sua programação de Natal que inclui uma Árvore de Natal interactiva, uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense, além de um calendário de diferentes tipos de eventos que vão decorrer durante cinco semanas.

Elvas inaugura pista de gelo para atrair turistas

29-11-2019 (12h46)

A cidade de Elvas, no Alto Alentejo, inaugurou hoje uma pista de gelo em recinto coberto para animar a quadra de Natal e atrair turistas, sobretudo espanhóis, divulgou a câmara municipal.

Ultimas Noticias

Noticias mais lidas