Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz abre a 5 de Junho

31-05-2017 (11h36)

A Parques de Sintra inaugura no dia 5 de Junho o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz após uma intervenção em que foram investidos 815 mil euros.

A reabilitação do espaço integra o projecto global de recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz e teve como objectivo “restituir o traçado da cartografia de 1865, sendo que a construção original remonta ao século XVIII”, segundo um comunicado da Parques de Sintra.

O Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, construído entre 1769 e 1780, foi “contemporâneo das grandes realizações setecentistas do período barroco-rococó nos Jardins de Queluz”.

O espaço foi “sucessivamente destruído por fenómenos naturais e abandonado”, perdendo a sua função original e tendo sido transformado em roseiral em 1940.

“Em 1984, na sequência das cheias de 1983 que afectaram fortemente esta zona, o jardim foi desmontado e transformado numa área ampla para picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre”.

Em 2012, a Parques de Sintra iniciou um processo de investigação histórica e sondagens arqueológicas que possibilitou o restauro deste Jardim, “suportado por um vasto conjunto documental, onde ganha particular relevo a listagem da colecção botânica original”.

O projecto, segundo a Parques de Sintra, “ganhou ânimo com a descoberta e identificação de diversas cantarias - das fundações das estufas, do lago central e de estatuária - que tinham sido desmontadas em 1984 e entretanto integradas, ou esquecidas, noutros pontos dos Jardins de Queluz”.

A cerimónia de inauguração do jardim está marcada para as 16h com a participação da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

 

Clique para mais propostas: Actividades

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vila Galé abre temporada das sunset parties

22-06-2018 (16h39)

Com a chegada do Verão, as sunset parties estão a chegar aos hotéis do grupo Vila Galé, que já tem festas programadas em sete unidades hoteleiras de Norte a Sul de Portugal.

Tivoli Carvoeiro dá início à época dos sunsets no Sky Bar Carvoeiro

20-06-2018 (17h08)

O rooftop bar do Tivoli Carvoeiro, o Sky Bar Carvoeiro, vai dar início à temporada de sunset parties com uma festa de inauguração este Sábado, dia 23, com música, bebida e 'street food'.

Comboio histórico regressa à Linha do Vouga com mais viagens

19-06-2018 (16h00)

A CP - Comboios de Portugal vai retomar a partir do dia 30 de Junho as viagens turísticas do “Comboio Histórico do Vouga”, entre Aveiro e Macinhata do Vouga, anunciou hoje a empresa.

Seaventy promove cruzeiros no Tejo com almoço

15-06-2018 (11h26)

A Seaventy está a promover cruzeiros de duas horas no Tejo com almoço buffet, aos Sábados durante os meses de Junho e de Julho a partir do Cais da Ribeira das Naus, em Lisboa.

Imagens de uma visita a Helsínquia e Porvoo

12-06-2018 (18h13)

A Finnair, representada em Portugal pela APG, levou agentes de viagens e operadores turísticos portugueses a visitar Helsínquia e Porvoo para promover a sua nova rota para Lisboa, que começou a 1 de Junho. Veja aqui algumas fotografias da viagem.