Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz abre a 5 de Junho

31-05-2017 (11h36)

A Parques de Sintra inaugura no dia 5 de Junho o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz após uma intervenção em que foram investidos 815 mil euros.

A reabilitação do espaço integra o projecto global de recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz e teve como objectivo “restituir o traçado da cartografia de 1865, sendo que a construção original remonta ao século XVIII”, segundo um comunicado da Parques de Sintra.

O Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, construído entre 1769 e 1780, foi “contemporâneo das grandes realizações setecentistas do período barroco-rococó nos Jardins de Queluz”.

O espaço foi “sucessivamente destruído por fenómenos naturais e abandonado”, perdendo a sua função original e tendo sido transformado em roseiral em 1940.

“Em 1984, na sequência das cheias de 1983 que afectaram fortemente esta zona, o jardim foi desmontado e transformado numa área ampla para picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre”.

Em 2012, a Parques de Sintra iniciou um processo de investigação histórica e sondagens arqueológicas que possibilitou o restauro deste Jardim, “suportado por um vasto conjunto documental, onde ganha particular relevo a listagem da colecção botânica original”.

O projecto, segundo a Parques de Sintra, “ganhou ânimo com a descoberta e identificação de diversas cantarias - das fundações das estufas, do lago central e de estatuária - que tinham sido desmontadas em 1984 e entretanto integradas, ou esquecidas, noutros pontos dos Jardins de Queluz”.

A cerimónia de inauguração do jardim está marcada para as 16h com a participação da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

 

Clique para mais propostas: Actividades

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Porto Santo homenageia Colombo em festival de três dias

13-09-2018 (13h05)

O Porto Santo vai regressar ao passado a partir de hoje, 13 de setembro, para um festival que assinala a passagem do navegador Cristóvão Colombo pela ilha, com um programa que representou um investimento na ordem dos 127 mil euros.

Elevador que liga Viana a Santa Luzia bate recorde de passageiros em Agosto

11-09-2018 (17h53)

O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, contíguo àquela cidade, registou em Agosto a “maior utilização de sempre” ao transportar 52.085 passageiros, informou hoje câmara municipal.

Conheça a biodiversidade de Porto de Galinhas num passeio de jangada

11-09-2018 (17h22)

O Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB) está a promover passeios de jangada para conhecer a biodiversidade do Pontal de Maracaípe, onde se encontram as águas do rio e do mar.

Bairro das Artes promove arte contemporânea em Lisboa a 20 de Setembro

10-09-2018 (17h17)

A 9ª edição do Bairro das Artes - Réntree Cultural da Sétima Colina de Lisboa vai decorrer no dia 20 de Setembro, entre as 18h e as 22h, com 38 eventos gratuitos em espaços de arte contemporânea.