Imagens de uma visita a Helsínquia e Porvoo

12-06-2018 (18h13)

A Finnair, representada em Portugal pela APG, levou agentes de viagens e operadores turísticos portugueses a visitar Helsínquia e Porvoo para promover a sua nova rota para Lisboa, que começou a 1 de Junho. Veja aqui algumas fotografias da viagem.

Numa visita de um dia, o que a cidade de Helsínquia mostra é que é concebida para proporcionar bem estar e conforto aos habitantes e visitantes, oferecendo-lhes parques, avenidas amplas, ciclovias, praças e vistas desafogadas, mas também edifícios de grande beleza arquitectónica, do estilo clássico ao mais arrojado.

Um ambiente relaxante e descontraído é o que transmite um passeio pela cidade, onde em ocasião alguma se encontram grandes multidões e em todos os cantos se encontram parques, jardins, árvores e, muitas vezes, uma visão do mar Báltico, ou não estivesse a cidade distribuída por várias ilhas.

A Praça do Senado, onde estão os edifícios institucionais mais importantes, e o mercado antigo, localizado junto ao porto, estão entre os locais mais visitados que o grupo teve oportunidade de conhecer, na companhia de Maria del Carmen Hänninen, uma guia profissional nascida em Espanha, formada no Reino Unido e actualmente a viver em Helsínquia.

Mas se existe algo incontornável na experiência da cultura finlandesa são as saunas, como comprovam as estatísticas, que indicam que há mais de três milhões no país, o que é superior ao número de carros.

Os benefícios para a saúde, como a melhoria da circulação sanguínea, estão certamente entre os motivos para a frequência das saunas, mas ao visitar uma é notório o ambiente de convívio e descontracção em grupo, como se de uma esplanada se tratasse, havendo até cervejas para degustar.

As saunas da ilha de Lonna têm até a sua própria marca de cerveja, a Fat Lizard, uma Pale Ale recomendada para beber antes, durante e depois da sauna.

A pequena ilha de Lonna, que também tem um café e um restaurante, encontra-se a dez minutos de barco de Helsínquia e é um destino a visitar para um encontro com a natureza.

Na cidade também não faltam saunas, como a Löyly Design Sauna, um espaço para desfrutar de sauna tradicional ou a vapor, ou simplesmente aproveitar o terraço sobre o mar e degustar a gastronomia finlandesa, a Allas Sea Pool, que tem saunas e piscinas de água doce e de água salgada, e a SkyWheel, uma roda gigante com vista para o porto de Helsínquia de que uma das cabinas é uma sauna.

Um ponto comum entre todos estes espaços, como em tantos outros na cidade, é a importância atribuída ao design, uma característica que garantiu um lugar à capital finlandesa entre as Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Design.

O design é também um elemento importante do Hotel Indigo Helsinki - Boulevard, onde o grupo ficou hospedado, uma unidade hoteleira em que cada piso é dedicado a um tema e os quartos apresentam murais desenhados por artistas locais.

Próximo da capital finlandesa, a menos de uma hora de carro, encontra-se Porvoo, a segunda cidade mais antiga do país, depois de Turku.

Porvoo é conhecida pelas suas casas de madeira muito coloridas e pelas estradas de pedra, uma combinação fotogénica a visitar, com as ‘devidas' paragens nos diversos cafés, restaurantes e lojas que Porvoo oferece.

A Finnair tem quatro voos por semana entre Lisboa e Helsínquia desde 1 de Junho e vai aumentar a frequência para voo diário entre 1 de Agosto e 28 de Outubro. De 29 de Outubro a Abril de 2019 a companhia vai operar os voos quatro vezes por semana, voltando a ter voos diários entre Maio e Outubro de 2019.

Além da Finnair, também a TAP tem voos entre Lisboa e Helsínquia.

 

O PressTUR visitou Helsínquia e Porvoo a convite da Finnair e da APG

 

Ver também:

Dormidas de turistas portugueses na Finlândia sobem 30% até Abri - Visit Finland

Finnair vai manter rota Helsínquia - Lisboa pelo menos até Outubro de 2019

 

 

Clique para mais propostas: Europa

Clique para mais propostas: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Papa-Léguas promove conversas sobre viagens de aventura

18-10-2018 (11h00)

A agência de viagens Papa-Léguas está a promover em Lisboa, já a partir de amanhã, dia 19, “conversas descontraídas realizadas por viajantes para inspirar novos viajantes a aventurarem-se por destinos incríveis”.

Advento anima Zagreb a partir de 1 de Dezembro

15-10-2018 (15h37)

O Turismo de Zagreb e a Croatia Airlines, representada em Portugal pela APG, apresentaram o Advento em Zagreb, evento que vai ter início a 1 de Dezembro com uma série de actividades relacionadas com a temática natalícia, como os mercados de Natal, um ringue de patinagem no gelo, apresentações musicais, bebida e gastronomia tradicional, a 'colorir' a capital croata até 6 de Janeiro.

GreenFest decorre de 11 a 14 de Outubro

02-10-2018 (11h23)

A 11ª edição do GreenFest vai ter lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre 11 e 14 de Outubro, com palestras, apresentações e workshops dedicados ao tema da sustentabilidade.

8ª regata de barcos-dragão do Turismo de Macau junta profissionais de turismo na Baía do Seixal (com fotos)

24-09-2018 (12h49)

A já ‘tradicional’ regata de barcos-dragão promovida pelo Turismo de Macau, que decorreu este Domingo na Baía do Seixal, atraiu 280 participantes, designadamente profissionais de nove companhias aéreas, companhias de cruzeiro, operadores turísticos, agentes de viagens e grupos hoteleiros.

Pousadas de Portugal lançam "Rotas com História"

21-09-2018 (15h08)

As Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana, lançaram um conjunto de cinco rotas por Portugal "com o intuito de realçar a riqueza e exclusividade de cada região".