Imagens de uma visita a Helsínquia e Porvoo

12-06-2018 (18h13)

A Finnair, representada em Portugal pela APG, levou agentes de viagens e operadores turísticos portugueses a visitar Helsínquia e Porvoo para promover a sua nova rota para Lisboa, que começou a 1 de Junho. Veja aqui algumas fotografias da viagem.

Numa visita de um dia, o que a cidade de Helsínquia mostra é que é concebida para proporcionar bem estar e conforto aos habitantes e visitantes, oferecendo-lhes parques, avenidas amplas, ciclovias, praças e vistas desafogadas, mas também edifícios de grande beleza arquitectónica, do estilo clássico ao mais arrojado.

Um ambiente relaxante e descontraído é o que transmite um passeio pela cidade, onde em ocasião alguma se encontram grandes multidões e em todos os cantos se encontram parques, jardins, árvores e, muitas vezes, uma visão do mar Báltico, ou não estivesse a cidade distribuída por várias ilhas.

A Praça do Senado, onde estão os edifícios institucionais mais importantes, e o mercado antigo, localizado junto ao porto, estão entre os locais mais visitados que o grupo teve oportunidade de conhecer, na companhia de Maria del Carmen Hänninen, uma guia profissional nascida em Espanha, formada no Reino Unido e actualmente a viver em Helsínquia.

Mas se existe algo incontornável na experiência da cultura finlandesa são as saunas, como comprovam as estatísticas, que indicam que há mais de três milhões no país, o que é superior ao número de carros.

Os benefícios para a saúde, como a melhoria da circulação sanguínea, estão certamente entre os motivos para a frequência das saunas, mas ao visitar uma é notório o ambiente de convívio e descontracção em grupo, como se de uma esplanada se tratasse, havendo até cervejas para degustar.

As saunas da ilha de Lonna têm até a sua própria marca de cerveja, a Fat Lizard, uma Pale Ale recomendada para beber antes, durante e depois da sauna.

A pequena ilha de Lonna, que também tem um café e um restaurante, encontra-se a dez minutos de barco de Helsínquia e é um destino a visitar para um encontro com a natureza.

Na cidade também não faltam saunas, como a Löyly Design Sauna, um espaço para desfrutar de sauna tradicional ou a vapor, ou simplesmente aproveitar o terraço sobre o mar e degustar a gastronomia finlandesa, a Allas Sea Pool, que tem saunas e piscinas de água doce e de água salgada, e a SkyWheel, uma roda gigante com vista para o porto de Helsínquia de que uma das cabinas é uma sauna.

Um ponto comum entre todos estes espaços, como em tantos outros na cidade, é a importância atribuída ao design, uma característica que garantiu um lugar à capital finlandesa entre as Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Design.

O design é também um elemento importante do Hotel Indigo Helsinki - Boulevard, onde o grupo ficou hospedado, uma unidade hoteleira em que cada piso é dedicado a um tema e os quartos apresentam murais desenhados por artistas locais.

Próximo da capital finlandesa, a menos de uma hora de carro, encontra-se Porvoo, a segunda cidade mais antiga do país, depois de Turku.

Porvoo é conhecida pelas suas casas de madeira muito coloridas e pelas estradas de pedra, uma combinação fotogénica a visitar, com as ‘devidas' paragens nos diversos cafés, restaurantes e lojas que Porvoo oferece.

A Finnair tem quatro voos por semana entre Lisboa e Helsínquia desde 1 de Junho e vai aumentar a frequência para voo diário entre 1 de Agosto e 28 de Outubro. De 29 de Outubro a Abril de 2019 a companhia vai operar os voos quatro vezes por semana, voltando a ter voos diários entre Maio e Outubro de 2019.

Além da Finnair, também a TAP tem voos entre Lisboa e Helsínquia.

 

O PressTUR visitou Helsínquia e Porvoo a convite da Finnair e da APG

 

Ver também:

Dormidas de turistas portugueses na Finlândia sobem 30% até Abri - Visit Finland

Finnair vai manter rota Helsínquia - Lisboa pelo menos até Outubro de 2019

 

 

Clique para mais propostas: Europa

Clique para mais propostas: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Parque do Choupal (Douro) terá trilho iluminado, anfiteatro e miradouro

08-08-2018 (12h37)

A zona de lazer do Choupal, junto ao Douro, em Castelo de Paiva, que está a ser requalificada, terá um percurso pedonal iluminado e um anfiteatro na foz do rio Arda, revelou à Lusa o presidente da câmara.

Sheraton Cascais renova bar da piscina e parque infantil

07-08-2018 (15h39)

O Sheraton Cascais Resort remodelou a zona de bar da piscina e o antigo parque infantil, apostando assim na oferta para férias em família.

Matosinhos promove festival do Peixe e Marisco em Setembro

06-08-2018 (18h01)

Matosinhos vai acolher a primeira edição do festival do Peixe e Marisco de 22 a 30 de Setembro, contando com a participação dos restaurantes da cidade e 15 expositores no jardim Senhor do Padrão, divulgou hoje a Câmara.

Museus e monumentos são gratuitos para jovens até 29 anos este fim-de-semana

06-08-2018 (17h58)

Os jovens até 29 anos têm entrada gratuita este fim-de-semana nos museus e monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no âmbito da celebração do Dia Internacional da Juventude, foi hoje divulgado.

Museu do Fado promove visitas cantadas este Verão

06-08-2018 (12h24)

O Museu do Fado, em Lisboa, está a promover visitas cantadas à exposição "O Maravilhoso Mundo da Música Mecânica", "com fado ao vivo, na voz de jovens artistas", segundo comunicado da instituição.