Igreja Matriz de Santiago do Cacém reabre para integrar novo roteiro turístico

02-08-2018 (14h35)

Foto: Direcção-Geral do Património Cultural ( www.patrimoniocultural.gov.pt )
Foto: Direcção-Geral do Património Cultural ( www.patrimoniocultural.gov.pt )

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, reabriu este Verão, depois de dois anos encerrada, e vai integrar um novo roteiro turístico para valorizar o património religioso do concelho.

O pároco de Santiago do Cacém, Paulo do Carmo, explicou hoje à agência Lusa que a igreja, classificada como Monumento Nacional, reabriu em Julho com o apoio do município, que vai assegurar as despesas de uma funcionária.

No primeiro mês, após a reabertura, a Igreja Matriz recebeu 1.200 visitantes, a maioria turistas estrangeiros.

"Com a reabertura, permitimos que os crentes frequentem a igreja com maior regularidade e que os turistas visitem um dos espaços mais procurados no centro histórico da cidade, devido à sua riqueza patrimonial e religiosa", disse.

De acordo com o pároco, a Igreja Matriz, desde o seu encerramento, em meados de 2016, por falta de funcionários, abria apenas duas vezes por mês para permitir "o culto" da comunidade local.

A reabertura do espaço religioso, segundo o sacerdote, "vai ser o ponto de partida para a criação de um roteiro turístico", que vai ligar a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas, também no centro histórico da cidade alentejana.

"É um projecto que está a ser formado com o objectivo de divulgar o património religioso através de uma pequena brochura, que levará os turistas a visitar as duas igrejas e, possivelmente, a Capela das Almas e as ermidas muito antigas, conhecendo melhor a história da cidade e do concelho", frisou.

"Isto é fruto de um projecto que está a ser desenvolvido por 35 voluntários, a maioria crentes, que vão receber formação com o objectivo de reabrir também a Igreja da Misericórdia e garantir o funcionamento da Igreja Matriz nos dias em que está fechada, aos Domingos e segundas-feiras", acrescentou o pároco.

Considerada um dos ex-líbris de Santiago do Cacém, a Igreja Matriz, localizada junto ao castelo, acolhe ainda o Museu de Arte Sacra, cujo espólio integra a peça 'Santo Lenho', pedaço da Cruz de Cristo que, segundo a tradição, foi oferecida pela princesa bizantina D. Vetácia Lascaris.

"O museu vai permanecer fechado ao público, porque é necessário reestruturar a sua organização, criar uma comissão de gestão, tratar das obras de arte e fazer o inventário das peças de índole religioso", explicou o padre, referindo-se ao núcleo museológico como "um dos melhores" da Diocese de Beja.

"Temos de investir neste espaço e prevemos que, até ao final do ano, estarão criadas as condições para reabrir o Museu de Arte Sacra de Santiago do Cacém, cuja entrada poderá vir a ser paga, um valor simbólico, para ajudar na conservação das peças", concluiu.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Seaventy anuncia cruzeiros de Inverno no Tejo

07-12-2018 (17h59)

A Seaventy começou hoje a fazer cruzeiros de Inverno no Tejo, que vão decorrer até ao final de Março de 2019, com frequência bi-diária à sexta, ao Sábado e ao Domingo.

MSC Bellissima vai ter dois espectáculos exclusivos do Cirque du Soleil

07-12-2018 (17h24)

O MSC Bellissima, que será entregue em Março de 2019, vai contar com dois novos espectáculos Cirque du Soleil at Sea, exclusivos da MSC, o "Syma - Sail Beyond Imagination" e o "Varélia - Love in Full Colour".

Musement (TUI) assina acordo para vender excursões e actividades no Google

07-12-2018 (14h44)

A Musement, uma startup tecnológica especializada na venda de excursões, passeios e actividades, comprada pelo Grupo TUI em Setembro, assinou um acordo para integrar a sua oferta na Reserve with Google, uma solução que irá permitir vender através do Google Search, Maps e Assistente.

Rally Dakar 2019 decorre no Peru entre 7 e 17 de Janeiro

06-12-2018 (17h57)

O Rally Dakar 2019 vai decorrer entre 7 e 17 de Janeiro no Peru, e vai contar com 500 competidores de 61 nacionalidades, com um impacto económico esperado de cerca de 53 milhões de euros.

13ª edição da Natalis começa hoje

05-12-2018 (14h53)

A 13ª edição da Natalis, que este ano adopta o tema da sustentabilidade, começa pelas 15h do dia de hoje, 5 de Dezembro, e vai decorrer até Domingo "com 10.000 metros quadrados de produtos e experiências para miúdos e graúdos".