Igreja Matriz de Santiago do Cacém reabre para integrar novo roteiro turístico

02-08-2018 (14h35)

Foto: Direcção-Geral do Património Cultural ( www.patrimoniocultural.gov.pt )
Foto: Direcção-Geral do Património Cultural ( www.patrimoniocultural.gov.pt )

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, reabriu este Verão, depois de dois anos encerrada, e vai integrar um novo roteiro turístico para valorizar o património religioso do concelho.

O pároco de Santiago do Cacém, Paulo do Carmo, explicou hoje à agência Lusa que a igreja, classificada como Monumento Nacional, reabriu em Julho com o apoio do município, que vai assegurar as despesas de uma funcionária.

No primeiro mês, após a reabertura, a Igreja Matriz recebeu 1.200 visitantes, a maioria turistas estrangeiros.

"Com a reabertura, permitimos que os crentes frequentem a igreja com maior regularidade e que os turistas visitem um dos espaços mais procurados no centro histórico da cidade, devido à sua riqueza patrimonial e religiosa", disse.

De acordo com o pároco, a Igreja Matriz, desde o seu encerramento, em meados de 2016, por falta de funcionários, abria apenas duas vezes por mês para permitir "o culto" da comunidade local.

A reabertura do espaço religioso, segundo o sacerdote, "vai ser o ponto de partida para a criação de um roteiro turístico", que vai ligar a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas, também no centro histórico da cidade alentejana.

"É um projecto que está a ser formado com o objectivo de divulgar o património religioso através de uma pequena brochura, que levará os turistas a visitar as duas igrejas e, possivelmente, a Capela das Almas e as ermidas muito antigas, conhecendo melhor a história da cidade e do concelho", frisou.

"Isto é fruto de um projecto que está a ser desenvolvido por 35 voluntários, a maioria crentes, que vão receber formação com o objectivo de reabrir também a Igreja da Misericórdia e garantir o funcionamento da Igreja Matriz nos dias em que está fechada, aos Domingos e segundas-feiras", acrescentou o pároco.

Considerada um dos ex-líbris de Santiago do Cacém, a Igreja Matriz, localizada junto ao castelo, acolhe ainda o Museu de Arte Sacra, cujo espólio integra a peça 'Santo Lenho', pedaço da Cruz de Cristo que, segundo a tradição, foi oferecida pela princesa bizantina D. Vetácia Lascaris.

"O museu vai permanecer fechado ao público, porque é necessário reestruturar a sua organização, criar uma comissão de gestão, tratar das obras de arte e fazer o inventário das peças de índole religioso", explicou o padre, referindo-se ao núcleo museológico como "um dos melhores" da Diocese de Beja.

"Temos de investir neste espaço e prevemos que, até ao final do ano, estarão criadas as condições para reabrir o Museu de Arte Sacra de Santiago do Cacém, cuja entrada poderá vir a ser paga, um valor simbólico, para ajudar na conservação das peças", concluiu.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Papa-Léguas promove conversas sobre viagens de aventura

18-10-2018 (11h00)

A agência de viagens Papa-Léguas está a promover em Lisboa, já a partir de amanhã, dia 19, “conversas descontraídas realizadas por viajantes para inspirar novos viajantes a aventurarem-se por destinos incríveis”.

Advento anima Zagreb a partir de 1 de Dezembro

15-10-2018 (15h37)

O Turismo de Zagreb e a Croatia Airlines, representada em Portugal pela APG, apresentaram o Advento em Zagreb, evento que vai ter início a 1 de Dezembro com uma série de actividades relacionadas com a temática natalícia, como os mercados de Natal, um ringue de patinagem no gelo, apresentações musicais, bebida e gastronomia tradicional, a 'colorir' a capital croata até 6 de Janeiro.

GreenFest decorre de 11 a 14 de Outubro

02-10-2018 (11h23)

A 11ª edição do GreenFest vai ter lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre 11 e 14 de Outubro, com palestras, apresentações e workshops dedicados ao tema da sustentabilidade.

8ª regata de barcos-dragão do Turismo de Macau junta profissionais de turismo na Baía do Seixal (com fotos)

24-09-2018 (12h49)

A já ‘tradicional’ regata de barcos-dragão promovida pelo Turismo de Macau, que decorreu este Domingo na Baía do Seixal, atraiu 280 participantes, designadamente profissionais de nove companhias aéreas, companhias de cruzeiro, operadores turísticos, agentes de viagens e grupos hoteleiros.

Pousadas de Portugal lançam "Rotas com História"

21-09-2018 (15h08)

As Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana, lançaram um conjunto de cinco rotas por Portugal "com o intuito de realçar a riqueza e exclusividade de cada região".