Green Pearls sugere práticas sustentáveis de viagens

06-09-2018 (17h22)

A plataforma de comunicação e informação dedicada ao turismo sustentável Green Pearls está a sugerir algumas práticas de viagem que promovem a sustentabilidade e a preservação do ambiente.

Estas práticas e conselhos são pequenos passos no sentido de apagar ou diminuir a ‘pegada’ de carbono dos viajantes, e podem ser tão simples como o uso de embalagens reutilizáveis na água e nos produtos de casa-de-banho, ou utilizar um protector solar ‘verde’.

Uma das recomendações da Green Pearls é a utilização de um protector solar que não contenha químicos nocivos aos diversos ecossistemas aquáticos, especialmente aos corais. Algumas unidades hoteleiras, como o Tongsai Bay, em Koh Samui, oferece este tipo de produto aos seus hóspedes, enquanto que o Gili Lankanfushi, nas Maldivas, faz a mesma oferta com o acréscimo de utilizar embalagens em madeira.

A utilização de produtos de casa-de-banho e cosmética sem recurso a plástico é também uma prática possível através do uso de embalagens reutilizáveis e/ou de sabão e champô orgânico em barras e de cosméticos orgânicos. O Hubertus Alpin Lodge & Spa vai ainda mais longe neste capitulo e realiza workshops de criação de produtos de cosmética.

A redução da utilização do plástico também está associada ao transporte de comida e água, que pode ser feito em embalagens e garrafas reutilizáveis.

No caso da preservação da água, os conselhos práticos como fechar a torneira quando não se está a utilizar directamente, o recurso a filtros de água que mantêm o fluxo reduzindo o volume de água através da introdução de bolhas de ar, e a reutilização de toalhas e lençóis, reduzindo o consumo de água na sua lavagem, são alguns dos conselhos básicos da Green Pearls.

O Creativhotel Luise, em Erlangen, por exemplo, utiliza tecnologia de chuveiro da NASA, que permite uma poupança de 90% de água e de 80% de energia, e recorre à água da chuva para os seus autoclismos.

O Relais del Maro, em Borgomaro na Itália, conta com torneiras de poupança e com um sistema de rega com água de um poço artesiano.

Em Koh Phi Phi, no Zeavola Resort, o fornecimento de água é auto-suficiente, através do uso de filtros nas torneiras, de tecnologia de recolha de água da chuva e da condensação criada pelos aparelhos de ar condicionado. Esta unidade tem capacidade para produzir a sua água potável.

O Das Capri, em Viena e o Arosea Life Balance Hotel, no Sul de Tirol, oferecem aos seus hóspedes água de nascente nas torneiras.

No que diz respeito a alimentação, a Green Pearls privilegia restaurantes que se concentrem em gastronomia vegan, orgânica e em refeições de ‘zero desperdício’.

E dentro de uma componente mais activa, a moda sueca de ‘plogging’, um misto entre jogging e recolha de lixo, é outro dos conselhos desta plataforma, que recomenda a sua aplicação em caminhadas, na praia e em lagos.

Organizações como a Trash Hero (Tailândia) e unidades como o Gili Lankanfushi, o Reethi Beach e o Reethi Faru (ambos nas Maldivas) promovem iniciativas de recolhas de lixo.

Utilizar transportes como o comboio e autocarros, em vez de levar o seu veículo pessoal, ter bilhetes em formato digital ao invés de impressões em papel, recorrer a sacos de tecido, em vez de plástico, para guardar roupa suja e sapatos, bem como comprar souvenires úteis e produzidos responsavelmente são outros dos conselhos da Green Pearls para viagens com 'menor pegada'.

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grândola promove evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”

15-04-2019 (16h36)

Grândola promove a partir de sexta-feira o evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”, que inclui na ementa flores como amores-perfeitos, pétalas de rosa e de cravo, capuchinhas, violetas e margaridas.

Palácio da Bolsa no Porto recebeu mais de 370 mil visitantes em 2018

15-04-2019 (13h08)

O Palácio da Bolsa, no Porto, recebeu 376.172 visitantes em 2018, um aumento de 3.8% face a 2017 considerado o “maior recorde” da instituição com 184 anos, anunciou hoje a Associação Comercial do Porto (ACP).

Turismo de Lisboa abre três novos postos de turismo

12-04-2019 (14h07)

A Associação Turismo de Lisboa (ATL) anunciou a inauguração de três postos de turismo, dois já em actividade, no Cais do Sodré e no Campo Pequeno, e um terceiro que “vai abrir em breve”, em Alcântara.

Seixal vai ter um parque com “miradouro natural” sobre o rio Tejo

12-04-2019 (13h45)

A Câmara do Seixal vai inaugurar no dia 25 de Abril o novo parque urbano do concelho, que se diferencia por ser um “miradouro natural” sobre o rio Tejo, num investimento de meio milhão de euros.

Parque Nacional da Gorongosa reabre em Maio

11-04-2019 (13h44)

O Parque Nacional de Gorongosa (PNG), o maior de Moçambique, vai reabrir em Maio para os turistas, depois de ter encerrado devido ao impacto da passagem do ciclone Idai, anunciou hoje a administração do local.