Green Pearls sugere práticas sustentáveis de viagens

06-09-2018 (17h22)

A plataforma de comunicação e informação dedicada ao turismo sustentável Green Pearls está a sugerir algumas práticas de viagem que promovem a sustentabilidade e a preservação do ambiente.

Estas práticas e conselhos são pequenos passos no sentido de apagar ou diminuir a ‘pegada’ de carbono dos viajantes, e podem ser tão simples como o uso de embalagens reutilizáveis na água e nos produtos de casa-de-banho, ou utilizar um protector solar ‘verde’.

Uma das recomendações da Green Pearls é a utilização de um protector solar que não contenha químicos nocivos aos diversos ecossistemas aquáticos, especialmente aos corais. Algumas unidades hoteleiras, como o Tongsai Bay, em Koh Samui, oferece este tipo de produto aos seus hóspedes, enquanto que o Gili Lankanfushi, nas Maldivas, faz a mesma oferta com o acréscimo de utilizar embalagens em madeira.

A utilização de produtos de casa-de-banho e cosmética sem recurso a plástico é também uma prática possível através do uso de embalagens reutilizáveis e/ou de sabão e champô orgânico em barras e de cosméticos orgânicos. O Hubertus Alpin Lodge & Spa vai ainda mais longe neste capitulo e realiza workshops de criação de produtos de cosmética.

A redução da utilização do plástico também está associada ao transporte de comida e água, que pode ser feito em embalagens e garrafas reutilizáveis.

No caso da preservação da água, os conselhos práticos como fechar a torneira quando não se está a utilizar directamente, o recurso a filtros de água que mantêm o fluxo reduzindo o volume de água através da introdução de bolhas de ar, e a reutilização de toalhas e lençóis, reduzindo o consumo de água na sua lavagem, são alguns dos conselhos básicos da Green Pearls.

O Creativhotel Luise, em Erlangen, por exemplo, utiliza tecnologia de chuveiro da NASA, que permite uma poupança de 90% de água e de 80% de energia, e recorre à água da chuva para os seus autoclismos.

O Relais del Maro, em Borgomaro na Itália, conta com torneiras de poupança e com um sistema de rega com água de um poço artesiano.

Em Koh Phi Phi, no Zeavola Resort, o fornecimento de água é auto-suficiente, através do uso de filtros nas torneiras, de tecnologia de recolha de água da chuva e da condensação criada pelos aparelhos de ar condicionado. Esta unidade tem capacidade para produzir a sua água potável.

O Das Capri, em Viena e o Arosea Life Balance Hotel, no Sul de Tirol, oferecem aos seus hóspedes água de nascente nas torneiras.

No que diz respeito a alimentação, a Green Pearls privilegia restaurantes que se concentrem em gastronomia vegan, orgânica e em refeições de ‘zero desperdício’.

E dentro de uma componente mais activa, a moda sueca de ‘plogging’, um misto entre jogging e recolha de lixo, é outro dos conselhos desta plataforma, que recomenda a sua aplicação em caminhadas, na praia e em lagos.

Organizações como a Trash Hero (Tailândia) e unidades como o Gili Lankanfushi, o Reethi Beach e o Reethi Faru (ambos nas Maldivas) promovem iniciativas de recolhas de lixo.

Utilizar transportes como o comboio e autocarros, em vez de levar o seu veículo pessoal, ter bilhetes em formato digital ao invés de impressões em papel, recorrer a sacos de tecido, em vez de plástico, para guardar roupa suja e sapatos, bem como comprar souvenires úteis e produzidos responsavelmente são outros dos conselhos da Green Pearls para viagens com 'menor pegada'.

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Porto Santo homenageia Colombo em festival de três dias

13-09-2018 (13h05)

O Porto Santo vai regressar ao passado a partir de hoje, 13 de setembro, para um festival que assinala a passagem do navegador Cristóvão Colombo pela ilha, com um programa que representou um investimento na ordem dos 127 mil euros.

Elevador que liga Viana a Santa Luzia bate recorde de passageiros em Agosto

11-09-2018 (17h53)

O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, contíguo àquela cidade, registou em Agosto a “maior utilização de sempre” ao transportar 52.085 passageiros, informou hoje câmara municipal.

Conheça a biodiversidade de Porto de Galinhas num passeio de jangada

11-09-2018 (17h22)

O Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB) está a promover passeios de jangada para conhecer a biodiversidade do Pontal de Maracaípe, onde se encontram as águas do rio e do mar.

Bairro das Artes promove arte contemporânea em Lisboa a 20 de Setembro

10-09-2018 (17h17)

A 9ª edição do Bairro das Artes - Réntree Cultural da Sétima Colina de Lisboa vai decorrer no dia 20 de Setembro, entre as 18h e as 22h, com 38 eventos gratuitos em espaços de arte contemporânea.