Grândola promove evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”

15-04-2019 (16h36)

Foto: Câmara Municipal de Grândola / www.cm-grandola.pt
Foto: Câmara Municipal de Grândola / www.cm-grandola.pt

Grândola promove a partir de sexta-feira o evento gastronómico “Em Abril Flores Mil”, que inclui na ementa flores como amores-perfeitos, pétalas de rosa e de cravo, capuchinhas, violetas e margaridas.

A 5ª edição desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Grândola decorre até 5 de Maio e coincide com as comemorações dos 45 anos do 25 de Abril neste concelho do litoral alentejano.

A mostra gastronómica, segundo o município, conta com a participação de 13 restaurantes do concelho, que vão incluir nas suas ementas “quatro dezenas de pratos culinários” com “sabores e fragrâncias coloridas”, como a flor de borragem, flor de alecrim, flor de carqueja, rosas, begónias ou brincos de rainha.

Além de explorar a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser um cravo vermelho e das celebrações anuais “ocorrerem em plena primavera”, a mostra procura focar-se nas “tendências da nova cozinha”, que “recorre cada vez mais à inclusão de produtos novos, como as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários”, referiu a autarquia.

Bochechas de porco com cerveja e migas de espargos com flor de sálvia, pataniscas de couve e salada de bacalhau com capuchinha, tamboril frito com farinha de milho, espargos verdes e flor de mel, salada de favinhas com bacalhau, laranja e flores comestíveis, tártaro de atum com abacate e flores exóticas e picantes são algumas das propostas nas ementas dos restaurantes.

Para os apreciadores de sobremesas, não faltam iguarias como a mousse de limão com brincos de rainha, gelado de pinhão com migas doces, 'huacatay' e flor de borragem, bolo de chocolate e menta com flores de sardinheira ou o cheesecake de pêssego, tomilho-limão e pétalas de rosa vermelha.

O programa da mostra gastronómica contempla ainda atividades ao ar livre com oficinas de cozinha, 'workshops' sobre o significado das flores (04 de maio) e passeios pedestres pela Rota Serra de Grândola (25 de abril).

A praia da Aberta Nova, na freguesia de Melides (Grândola), recebe no domingo de Páscoa uma ação de “amostragem de insetos”, dirigida pela equipa de investigadores do projeto Lista Vermelha de Invertebrados, com o objetivo de “contribuir para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária” da Rede Natura 2000.

A mostra, que propõe comemorar abril com flores à mesa, conta ainda com uma Oficina de Cozinha, no dia 27 deste mês, a cargo do chefe Jorge Rodrigues, que vai ensinar os participantes a “combinar a cozinha regional e tradicional portuguesa com toques mediterrânicos e a cozinha criativa”.

O evento "Em Abril Flores Mil" despede-se com um desfile de gigantones, a 5 de Maio, às 10h30, no Largo São Sebastião, em Grândola.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ilha do Sal quer classificar a praia de Santa Maria com Bandeira Azul

22-05-2019 (11h46)

A Câmara Municipal do Sal, em Cabo Verde, quer classificar a praia de Santa Maria com Bandeira Azul, segundo a representante do programa no país, que considera que todas as praias cabo-verdianas têm condições para ser classificadas, desde que sejam implementadas medidas.

Aldeias Históricas de Portugal promovem 3ª edição do ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa"

21-05-2019 (16h59)

A 3ª edição do ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" vai decorrer a partir de 28 de Junho e até 30 de Dezembro, com 12 eventos com certificado "biosphere events", atribuído pelo Responsible Tourism Institute (RTI).

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (1/2)

21-05-2019 (11h19)

Uma viagem aos sabores madeirenses, enquadrada pelas paisagens de mar e montanha, antecedeu o anúncio da realização do Congresso da APAVT na Madeira. Conheça alguns dos motivos que levaram o presidente da Associação a classificar o destino como "o local perfeito" para o evento.

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (2/2)

21-05-2019 (11h17)

Nos primeiros passos no pontão da Fajã dos Padres, de costas para o mar, somos obrigados a levantar a cabeça o máximo possível para conseguir ver o topo da arriba. Vemos o elevador desactivado, de um lado, e, do outro, o teleférico que nos levará mais tarde para cima. Mas só depois do ‘banquete’.

Visitas turísticas a cemitérios no Porto mais que duplicam em quatro anos

20-05-2019 (09h46)

Os dois cemitérios municipais do Porto, incluídos na Rota Europeia dos Cemitérios, mais que duplicaram o número de visitantes nos últimos quatro anos, tendo portugueses e brasileiros como principais nacionalidades.

Noticias mais lidas