“Flux Tomar – Rota de Luz” começa amanhã

06-06-2018 (16h52)

Projecções de luz e videoarte em locais emblemáticos da cidade de Tomar, distrito de Santarém, vão acontecer entre amanhã, quinta-feira, e Domingo, na segunda edição do festival “Flux Tomar – Rota de Luz”.

Neste espectáculo multimédia, promovido pela Câmara Municipal de Tomar e pelo Turismo Centro Portugal, produzido pelo ateliê Ocubo, criações artísticas de luz e vídeo vão ser projectadas em edifícios como o Convento de Cristo, património da Humanidade, Complexo Industrial da Levada e Igreja de S. João Baptista.

O “percurso imersivo multimédia”, que narra “histórias sobre a riqueza patrimonial de Tomar, tendo a luz como matéria-prima”, acontece entre as 21h30 e as 00h00, em simultâneo nos três locais, e tem acesso livre, “permitindo ao visitante deambular pela cidade, experienciando e vivenciando o seu património, realçado pelas criações artísticas de luz e vídeo”, afirma uma nota de divulgação da iniciativa.

Para o Convento de Cristo foi preparado um “espectáculo imersivo”, a decorrer no Claustro D. João III, que será “transformado” nos vários territórios que marcaram a expansão portuguesa no tempo de D. João III, com cenografias virtuais que permitirão viajar “de África à Índia, do Brasil à China e ao Japão”.

No Complexo Cultural da Levada, serão mostradas as actividades industriais desenvolvidas neste espaço ao longo do tempo, “enfatizando a relação intrínseca que tem com o rio Nabão”, sendo possível “assistir aos operários a trabalhar dentro da Central Eléctrica, dando luz à cidade, no Lagar, na Carpintaria, na Serralharia e na Fundição”.

Os azulejos do interior da Igreja S. João Baptista inspiraram o espectáculo multimédia interactivo que mostrará, na fachada exterior deste templo, “padrões coloridos que se assemelham a azulejos virtuais”.

“Permitindo a interactividade do público, esta instalação projecta as pessoas na fachada, criando padrões caleidoscópicos consoante os seus movimentos e as cores das suas roupas”, refere a informação disponibilizada pelo município.

Para esta exibição foi criado um ‘workshop’ que permite ao público criar uma peça, seguindo as instruções e os moldes existentes em https://www.ocubo.com/tomarworkshop.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Papa-Léguas promove conversas sobre viagens de aventura

18-10-2018 (11h00)

A agência de viagens Papa-Léguas está a promover em Lisboa, já a partir de amanhã, dia 19, “conversas descontraídas realizadas por viajantes para inspirar novos viajantes a aventurarem-se por destinos incríveis”.

Advento anima Zagreb a partir de 1 de Dezembro

15-10-2018 (15h37)

O Turismo de Zagreb e a Croatia Airlines, representada em Portugal pela APG, apresentaram o Advento em Zagreb, evento que vai ter início a 1 de Dezembro com uma série de actividades relacionadas com a temática natalícia, como os mercados de Natal, um ringue de patinagem no gelo, apresentações musicais, bebida e gastronomia tradicional, a 'colorir' a capital croata até 6 de Janeiro.

GreenFest decorre de 11 a 14 de Outubro

02-10-2018 (11h23)

A 11ª edição do GreenFest vai ter lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre 11 e 14 de Outubro, com palestras, apresentações e workshops dedicados ao tema da sustentabilidade.

8ª regata de barcos-dragão do Turismo de Macau junta profissionais de turismo na Baía do Seixal (com fotos)

24-09-2018 (12h49)

A já ‘tradicional’ regata de barcos-dragão promovida pelo Turismo de Macau, que decorreu este Domingo na Baía do Seixal, atraiu 280 participantes, designadamente profissionais de nove companhias aéreas, companhias de cruzeiro, operadores turísticos, agentes de viagens e grupos hoteleiros.

Pousadas de Portugal lançam "Rotas com História"

21-09-2018 (15h08)

As Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana, lançaram um conjunto de cinco rotas por Portugal "com o intuito de realçar a riqueza e exclusividade de cada região".