Chiclana de la Frontera, cidade marítima no Sul de Espanha

16-04-2018 (15h39)

Em Chiclana de la Frontera, próximo de Cádis, tudo é relacionado com o mar, a gastronomia, os vinhos, as salinas e até o castelo, que por se encontrar numa ilha do canal de Sancti Petri, visita-se de barco.

O município, localizado na Costa de la Luz, Andaluzia, é muito procurado pela sua Playa de La Barrosa, com oito quilómetros de extensão, areia fina e uma vasta oferta de resorts de 4 e 5-estrelas que, pela sua construção horizontal, praticamente não se vêem do areal.

Outro ponto forte de Chiclana é o golfe, com vários campos profissionais, um dos quais desenhado por golfista espanhol Severiano Ballesteros.

Um dos sinais da procura pelo destino é o aumento da população durante o Verão, em que passa de 84 mil para mais de 200 mil pessoas nos meses mais quentes, segundo indicou durante uma visita ao destino Julio Muñoz, do Visit Chiclana.

A infra-estrutura turística, designadamente os campos de golfe e hotéis, localizados sobre a praia, está concentrada sobretudo na urbanização de Novo Sancti Petri.

Ao lado dessa zona está Sancti Petri, uma freguesia piscatória com um passeio à beira-mar e uma marina, de onde partem os barcos para visitar o Castelo de Sancti Petri.

O monumento, que se pode visitar ou reservar para eventos, é uma antiga fortaleza construída entre os séculos XVI e XIX que serviu para defender a cidade de Cádis.

Outro atractivo a visitar são as Salinas de Chiclana, no Parque Natural da Baía de Cádis, onde além de conhecer as tradições da produção artesanal de sal marinho é possível desfrutar de um Spa e dos benefícios das águas das salinas.

Nas salinas, há que provar também o ‘pescado de estero’, que é o nome dado ao peixe criado em lagos de água salgada junto às salinas. A água desses lagos é água do mar e é contida ali através de um sistema de comportas.

Outra paragem gastronómica a fazer em Chiclana é o restaurante Popeye, de que se destaca a deliciosa barriga de atum maturada e o ‘caldoso’ arroz de marisco.

Com a proximidade do mar e as temperaturas amenas estão reunidas as condições ideais para a produção de vinho, e há muita variedade para provar, mas o destaque vai para o Fino Chiclanero, um branco seco para acompanhar aperitivos, feito a partir da fermentação total do mosto da uva palomino.

Para saber mais sobre a produção de vinho e de sal, fundamentais para o desenvolvimento de Chiclana de la Frontera desde o século XVI, há que visitar o centro de interpretação localizado no centro da cidade.

Na parte mais alta da cidade está a Ermita de Santa Ana, o local ideal para concluir um passeio por Chiclana de la Fontera, já que permite avistar todo o horizonte e relembrar a viagem.

 

O PressTUR visitou Chiclana de la Frontera a convite da Riu Hotels & Resorts

 

Para aceder ao site da Visit Chiclana clique aqui.

Para aceder ao site do Castelo de Sancti Petri clique aqui.

Para aceder ao site das Salinas de Chiclana clique aqui.

Para aceder ao site do Centro de Interpretação do Vinho e do Sal clique aqui.

Para aceder ao site do Restaurante Popeye clique aqui.

 

Ver também:

ClubHotel Riu Chiclana: um resort completo no Sul de Espanha acabado de renovar

 

Clique para ver mais: Espanha

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Riu Hotels & Resorts

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Advento anima Zagreb a partir de 1 de Dezembro

15-10-2018 (15h37)

O Turismo de Zagreb e a Croatia Airlines, representada em Portugal pela APG, apresentaram o Advento em Zagreb, evento que vai ter início a 1 de Dezembro com uma série de actividades relacionadas com a temática natalícia, como os mercados de Natal, um ringue de patinagem no gelo, apresentações musicais, bebida e gastronomia tradicional, a 'colorir' a capital croata até 6 de Janeiro.

GreenFest decorre de 11 a 14 de Outubro

02-10-2018 (11h23)

A 11ª edição do GreenFest vai ter lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre 11 e 14 de Outubro, com palestras, apresentações e workshops dedicados ao tema da sustentabilidade.

8ª regata de barcos-dragão do Turismo de Macau junta profissionais de turismo na Baía do Seixal (com fotos)

24-09-2018 (12h49)

A já ‘tradicional’ regata de barcos-dragão promovida pelo Turismo de Macau, que decorreu este Domingo na Baía do Seixal, atraiu 280 participantes, designadamente profissionais de nove companhias aéreas, companhias de cruzeiro, operadores turísticos, agentes de viagens e grupos hoteleiros.

Pousadas de Portugal lançam "Rotas com História"

21-09-2018 (15h08)

As Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana, lançaram um conjunto de cinco rotas por Portugal "com o intuito de realçar a riqueza e exclusividade de cada região".

Adega José de Sousa convida a visitas gratuitas este Sábado

18-09-2018 (16h43)

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, está a organizar visitas guiadas gratuitas às suas instalações este Sábado, dia 22, com uma prova de dois vinhos incluída, no âmbito do projecto "Adegas de Portas Abertas" da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.