Algar do Carvão na Terceira vai ter um centro de interpretação

23-10-2019 (16h06)

Foto: Visit Azores
Foto: Visit Azores

O Algar do Carvão, na ilha Terceira, Açores, terá um centro de interpretação e apoio à visitação, que deverá começar a ser construído no próximo ano com um investimento de 1,2 milhões de euros.

“Estamos a falar de um investimento bastante significativo, na ordem dos 1,2 milhões de euros, que está previsto já, de forma bastante significativa, no plano de 2020 da Direção Regional do Ambiente, pelo que cremos que estão criadas as condições para podermos ter já no próximo ano mudanças bastante significativas”, adiantou o secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro.

A governante falava à margem de uma reunião com a associação Os Montanheiros, que gere o Algar do Carvão, integrada no programa de uma visita de três dias do Governo Regional à ilha Terceira.

Há vários anos que a associação reivindica a criação de um centro interpretativo junto ao Algar do Carvão, para aliviar a pressão dos visitantes sobre o monumento natural.

Segundo Marta Guerreiro, o projecto está a ser desenvolvido pela Direcção Regional do Ambiente, que conta já com 1 milhão de euros no seu orçamento para a realização da obra, e deverá ser apresentado “no final deste mês”, nas comemorações do aniversário da associação Os Montanheiros.

“Está previsto efectivamente construir-se um centro de interpretação que tenha uma área coberta, à partida com 900 metros quadrados, que permita um espaço de apoio aos visitantes, mais amplo do que aquele que nós temos hoje e integre um circuito expositivo, um pequeno auditório, áreas de receção, bar, loja e instalações sanitárias, também o necessário aumento do parque de estacionamento e de área exterior”, revelou a secretária regional.

Segundo Marta Guerreiro, o Algar do Carvão foi “a cavidade mais visitada dos Açores”, em 2018, com “mais de 102 mil visitas”.

“Acumula já, entre 2009 e 2018, mais de 340 mil visitantes. É de facto uma estrutura que merece um investimento e que será precisamente alvo disso ao longo do próximo ano”, salientou.

A governante admitiu que o objectivo do centro de interpretação é precisamente “garantir menores permanências dentro do espaço, conseguindo que sejam complementadas com a informação que é dada antes da descida”.

“A partir do momento em que temos um auditório com condições para se poder fazer uma explicação do que se vai ver em baixo conseguimos ter depois uma visita mais esclarecida, mais fácil, mais fluida”, frisou.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Açores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Memorial em Vilar Formoso dedicado aos refugiados recebeu 5.000 visitantes este ano

12-11-2019 (15h45)

O Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes recebeu este ano "mais de 5.000 visitantes" e é um equipamento que está a atrair turistas para Vilar Formoso, no concelho de Almeida, anunciou a autarquia.

Alfândega da Fé promove gastronomia e actividades ao ar livre este fim-de-semana

30-10-2019 (14h42)

Os sabores e outros atractivos da montanha são a proposta para o fim de semana prolongado no município transmontano de Alfândega da Fé, com diversas experiências gastronómicas e ao ar livre, divulgou hoje o município.

Festival da Lusofonia anima ruas de Macau este mês

04-10-2019 (12h38)

Macau recebe entre 18 e 20 de Outubro o 22º Festival da Lusofonia, um evento que promete animar a região com música, dança, gastronomia e jogos tradicionais de países de língua portuguesa.

TripAdvisor proíbe venda de bilhetes para espectáculos com golfinhos e baleias

03-10-2019 (16h08)

O TripAdvisor proibiu a venda de bilhetes para espectáculos com golfinhos e baleias, salientando que o objectivo “não é apenas impedir que futuras gerações de baleias e golfinhos sejam criadas em cativeiro, mas também incentivar a indústria a avançar para modelos alternativos, como santuários à beira-mar”.

Algarve promove turismo de natureza com festival em Olhão

20-09-2019 (15h01)

O Algarve Nature Fest, que decorre no fim-de-semana em Olhão, vai oferecer mais de 30 actividades gratuitas, entre baptismos de vela, de mergulho e passeios de barco e bicicleta, anunciou hoje a organização.

Noticias mais lidas