Alfândega da Fé promove gastronomia e actividades ao ar livre este fim-de-semana

30-10-2019 (14h42)

Foto: Câmara Municipal de Alfândega da Fé / www.cm-alfandegadafe.pt
Foto: Câmara Municipal de Alfândega da Fé / www.cm-alfandegadafe.pt

Os sabores e outros atractivos da montanha são a proposta para o fim de semana prolongado no município transmontano de Alfândega da Fé, com diversas experiências gastronómicas e ao ar livre, divulgou hoje o município.

Há cinco anos que a aldeia de Sambade, na serra de Bornes, recebe a Festa da Montanha dedicada aos produtos locais de Outono e Inverno, como a castanha ou os cogumelos e as paisagens típicas da época.

Durante três dias, entre sexta-feira e Domingo, o fim de semana prolongado será preenchido com exposições, culinária, percursos pedestres, oficinas de artesanato, literatura e caça.

O certame “tem uma forte componente gastronómica, em que vai estar em destaque o cabrito serrano DOP (Denominação de Origem Protegida) desta região, contando mais uma vez com a participação do chefe Marco Gomes na preparação dos menus que vão ser apresentados na Festa”, como divulgou a autarquia.

Além da culinária e da animação musical, quem quiser pode aventurar-se no percurso pedestre “Trilhar Concelhos” e percorrer a montanha.

O CIT – Centro de Interpretação do Território, localizado em Sambade, abre portas à oficina de cestos em escrinho, confecionados com silvas.

No mesmo espaço há exposições sobre este território do distrito de Bragança, que retratam a perspetiva dos pastores.

O auditório da Junta de Freguesia vai receber a apresentação de dois livros, de autoras locais, e os adeptos da caça têm uma montaria ao javali que termina com um leilão das peças.

O fim de semana tem ainda espaço para o debate sobre o fruto da época, a castanha, e o tradicional magusto com um convívio que junta animação, cultura e atividades para toda a família.

O programa inclui também a possibilidade de apanhar cogumelos durante passeios pedestres, passeios de burro e contos à lareira.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Gastronomia

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Memorial em Vilar Formoso dedicado aos refugiados recebeu 5.000 visitantes este ano

12-11-2019 (15h45)

O Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes recebeu este ano "mais de 5.000 visitantes" e é um equipamento que está a atrair turistas para Vilar Formoso, no concelho de Almeida, anunciou a autarquia.

Algar do Carvão na Terceira vai ter um centro de interpretação

23-10-2019 (16h06)

O Algar do Carvão, na ilha Terceira, Açores, terá um centro de interpretação e apoio à visitação, que deverá começar a ser construído no próximo ano com um investimento de 1,2 milhões de euros.

Festival da Lusofonia anima ruas de Macau este mês

04-10-2019 (12h38)

Macau recebe entre 18 e 20 de Outubro o 22º Festival da Lusofonia, um evento que promete animar a região com música, dança, gastronomia e jogos tradicionais de países de língua portuguesa.

TripAdvisor proíbe venda de bilhetes para espectáculos com golfinhos e baleias

03-10-2019 (16h08)

O TripAdvisor proibiu a venda de bilhetes para espectáculos com golfinhos e baleias, salientando que o objectivo “não é apenas impedir que futuras gerações de baleias e golfinhos sejam criadas em cativeiro, mas também incentivar a indústria a avançar para modelos alternativos, como santuários à beira-mar”.

Algarve promove turismo de natureza com festival em Olhão

20-09-2019 (15h01)

O Algarve Nature Fest, que decorre no fim-de-semana em Olhão, vai oferecer mais de 30 actividades gratuitas, entre baptismos de vela, de mergulho e passeios de barco e bicicleta, anunciou hoje a organização.

Noticias mais lidas