Viver as ilhas de Bem-Estar com os sentidos é a proposta dos Açores

06-07-2011 (13h45)

Viver os Açores com os sentidos é a proposta que o arquipélago pretende divulgar e que pode ser transmitida através de experiências únicas como uma massagem com pedras de lava, da modalidade PNFCHI, de passeios à chuva, do floating in (e)motion, do jazz massage ou da "olaria corporal".

A proposta foi apresentada por Paulo Araújo, fisioterapeuta de formação, director do Wellness Centre do Caracol, na Terceira e um dos responsáveis pela marca Ilhas de Bem-Estar, que esta terça-feira na Loja dos Açores, reforçou a ideia da aposta do arquipélago no conceito do bem-estar mas elevando-o à ideia de viver os Açores sob uma perspectiva sensorial.

Neste sentido serão lançados pacotes sensoriais de seis e três dias que estão a ser preparados pela Agência Abreu, em que cada dia é reservado a um sentido, avançou Paulo Araújo.

"Será ver os Açores, fazer um desafio como uma foto que ilustre um som, um cheiro, uma face positiva, um safari de sabores, tocar os Açores, as texturas, as pedras".

Normalmente o cartaz turístico dos Açores é a sua beleza natural, sendo as caminhadas a actividade mais procurada, existindo mais de 60 percursos reconhecidos ao longo das ilhas, mas a atracção do arquipélago vai mais além, estando a ser desenvolvido o conceito de bem-estar e saúde alargado aliado à natureza, à gastronomia.

"A perspectiva é mostrar um outro Açores, não no sentido do que tem para oferecer, mas sim no que o visitante pode obter dos Açores", disse Paulo Araújo que deu como exemplo a diferença do impacto entre entrar no Algar do Carvão, na Ilha Terceira, com os olhos abertos e os olhos vendados.

O executivo, que defende o "coaching sensorial", sublinha que as experiências de wellness não se limitam aos produtos directamente ligados ao sector. Implicam "uma viagem pelas ideias", a ver "a beleza através do interior", à exploração pelos sentidos: cheirar, degustar, tocar os Açores. Sensações que podem ser conseguidas com produtos únicos que por vezes transformam aquilo que é visto como negativo, numa experiência positiva, como é o caso do produto originalmente denominado "passeios à chuva se não chover paciência". Uma actividade, que existe desde 2006, que só se faz se chover e tira partido não só da imprevisibilidade meteorológica, vista na maior parte das vezes como algo negativo, e a transforma numa experiência original e positiva.

Actualmente existem como infra-estruturas o Wellness Center do Caracol na Terceira, as termas do Carapacho na Graciosa e o SPA Termas da Ferraria em São Miguel sendo esta a mais recente.

Além das infra-estruturas, através da marca Açores: Ilhas de Bem-Estar são ligadas a diversas acções como é o caso da modalidade PNFCHI, uma actividade física de baixo impacto desenvolvida na Terceira mas que foi beber inspiração ao Tai-Chi e está envolvida no projecto "Por favor não caia" juntamente com o INATEL que tem por objectivo a prevenção de quedas, manter a funcionalidade/independência do idoso e promover um envelhecimento saudável.

 

Açores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas