Turismo de Portugal lança “Guia Técnico de Museus e Monumentos”

20-05-2009 (19h12)

O Turismo de Portugal lançou um guia prático de Monumentos e Museus de Portugal com o qual pretende estimular a sua utilização como espaços para eventos por parte de agentes de viagens, operadores de turismo e DMC (Destination Management Companies).




“O nosso objectivo é potenciar as qualidades e condições dos espaços”, afirmou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, por ocasião da apresentação do guia, na tarde de ontem, em Lisboa, explicando ainda que este acção se prende com a “importância crescente do Turismo Cultural, dos Citybreaks e do Turismo de Negócios, onde há mais apetência”.
O guia, em formato de dossier, é composto por 24 livros/fichas, de sete páginas cada, dedicados a cada a monumentos e museus das regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo que dispõem de espaços apropriados para a realização dos mais diversos eventos, como uma festa no Convento de Cristo em Tomar, um jantar no Museu dos Coches ou uma reunião no Museu Nacional do Teatro.
Cada ficha apresenta a descrição do edifício, informações práticas e técnicas sobre os monumentos, como horários, preços, acessibilidade, estacionamento, existência de cafetaria, loja, serviços prestados (como visitas guiadas), eventos permitidos, espectáculos fornecidos, serviço de catering, dimensões das salas, contactos ou fotografias.
Além do guia em papel, com edições em português e em inglês, respectivamente de mil e de 500 exemplares, foi criada, ainda, uma caixa de correio electrónico, que permite receber actualizações da informação, pedidos de guias e ajudas.
A edição do guia resulta de uma parceria com entre o Turismo de Portugal, o IMC (Instituto de Museus e Conservação), o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) e a APAVT (Associação Portuguesa de Agências de Viagem).
O investimento do Turismo de Portugal no guia e no desdobrável ascendeu a 88 mil euros, uma verba que o seu presidente, Luís Patrão, disse ao PressTUR ser “um investimento na nossa promoção e divulgação do nosso património”.
Previsto está também o lançamento de um guia dedicado às regiões do Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

Museus, monumentos e palácios listados no Guia:

Norte
Braga:
Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Guimarães: Museu de Alberto Sampaio; Paço dos Duques de Bragança
Porto: Museu Nacional Soares dos Reis
 
Centro
Alcobaça:
Mosteiro de Alcobaça
Batalha: Mosteiro de Santa Maria da Vitória
Condeixa-a-Nova: Museu Monográfico de Conímbriga
Tomar: Convento de Cristo
 
Lisboa
Mafra: Palácio Nacional de Mafra
Lisboa: Mosteiro dos Jerónimos; Panteão Nacional/ Igreja de Santa Engrácia; Torre de Belém; Museu Nacional de Arqueologia; Museu Nacional de Arte Antiga; Museu Nacional do Azulejo; Museu Nacional dos Coches; Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado; Museu de Artes Decorativas Portuguesas – Fundação Ricardo Espírito Santo; Museu Nacional do Teatro; Museu Nacional do Traje; Fundação Arpad Szènes – Vieira da Silva; Palácio Nacional da Ajuda
Sintra: Palácio Nacional de Queluz; Palácio Nacional de Sintra


Desdobrável “Museus de Portugal” para agentes e operadores turísticos

Clique aqui para mais notícias: Portugal
Clique aqui para aceder ao site do ITP: Turismo de Portugal
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.