Solares de Portugal ajudam a conhecer as tradições

30-03-2007 (10h20)

Semana da Páscoa e da Pascoela

Os Solares de Portugal ajudam a conhecer as tradilções da semana Semana Santa e Semana da Pascoela, de Norte a Sul do país.

Em todo o Minho, o Domingo e a Segunda-feira de Páscoa, e em muitos locais, o Domingo de Pascoela, são celebrados com o “compasso” que vai de porta em porta, sendo hábito oferecer ao pároco que visita as casas, o “folar”. As ofertas variam, podendo passar por açúcar, arroz ou ovos.

Em Serdedelo as raparigas solteiras esperam o padre à entrada da porta, oferecendo-lhe um "raminho" que deverá transportar até outra casa onde lhe entregam novo "raminho".

Em algumas aldeias e freguesias minhotas o "compasso" é conduzido por homens, que para se protegerem do sol, usam os célebres "cachenés" dos fatos regionais, caso de Vitorino das Donas, na Ribeira Lima.

Em Ribeira Lima, mas também em Fontão (Ponte de Lima) e Meixedo (Viana do Castelo), realiza-se o tradicional “jantar do Mordomo da Cruz”, no qual cabe àquele que transporta a Cruz oferecer um repasto a toda a freguesia.

No concelho de Viana do Castelo, na Freguesia de Cardielos, a tradição é “Bife da Páscoa” em que os homens da freguesia se juntam para, em jeito de concurso, elegerem o maior glutão. Em Braga, realizam-se, durante a semana santa, cinco procissões, das quais se destaca a Procissão do Ecce Homo, na Quinta-feira Santa, pelas 22:00, guiada pelos Farricocos (homens com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos), empunhando matracas e fogaréus.

Em Trás-os-Montes e no Douro, a tradição pascal inclui o folar de carne, feito de farinha, ovos, leite, azeite, carne de porco, entre outras, enquanto na Covilhã as empenadinhas são a iguaria típica.

Noutras regiões do Centro as broinhas e os bolos de azeite marcam a diferença.

Na beira Litoral, come-se a chanfana ou o leitão assado. No coração da Serra da Estrela, em São Romão – Seia, pode-se assistir a uma singular tradição – “A Ementa das Almas”. Durante a Quaresma, o grupo coral passa, três vezes por semana, pelas casas da localidade, durante a noite, cantando e rezando.

Aí as tradições de Páscoa tem o seu ponto alto na “Procissão da Semana Santa” que decorre na Sexta-feira, pelas 21:00 e que conta com inúmeros visitantes.

No Fundão, as festividades são marcadas pelas procissões nocturnas, Ecce Homo e Ermidas e a Procissão Enterro do Senhor.

A primeira realiza-se na noite de Quinta-Feira Santa, passando por cada uma das capelas onde estão representados os quadros vivos da Paixão de Cristo.

A segunda, na noite de Sexta-feira Santa, é dos mais belos e comoventes momentos da Quaresma. A imagem de Jesus Cristo, no esquife, transportado por irmãos da Misericórdia, trajados de balandrau, é associado a um forte ambiente de compaixão. A iluminação pública é apagada e as ruas são iluminadas apenas pelos clarões do fogo das tochas e velas.

O som das matracas e marchas funéreas, as Verónicas, Nossa Senhora da Soledade, S. João Evangelista, a cruz da Penitência e as bandeiras completam o cenário e suscita a mais austera compunção dos participantes.

No Alentejo, especialmente em Castelo de Vide, assiste-se a uma Páscoa de raízes judaicas. No Sábado de manhã, os pastores da região invadem o centro da vila com os seus rebanhos para serem benzidos.

À noite, na Vigília Pascal, as pessoas pedem perdão, à semelhança da festa judaica Kippour e no fim da missa, todos os presentes levam chocalhos e campainhas que tocam a acompanhar o Cortejo da Aleluia, que percorre a vila.

Nos Açores, no Domingo de Pascoela, nas Furnas, a Procissão do Senhor dos Enfermos percorre as ruas da freguesia, de casa em casa, com pétalas de flores dispostas em extensos tapetes.

As casas da rede Solares de Portugal anunciaram condições especiais para esta época, sendo que nas estadas de quatro ou mais noites, uma noite é oferecida (oferta válida para reservas até 30 de Abril).

Durante esta campanha as crianças até aos 12 anos não pagam (ocupação exclusiva para berços e camas extra. Cada quarto tem o limite máximo de um berço e uma cama extra.)

 

Para ver mais, clique aqui : Solares de Portugal 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Ultimas Noticias