Lisboa tem peixe e marisco como “em mais nenhum outro sítio do Mundo”

14-03-2011 (17h06)

Garante António Costa, na apresentação do 4º “Peixe em Lisboa”

O festival “Peixe em Lisboa”, que este ano decorre de 7 a 17 de Abril no renovado Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, vai firmar os créditos da capital portuguesa como cidade onde se “come peixe e marisco como não se come em mais nenhum outro sítio do Mundo”, garantiu o presidente do município, António Costa.

O autarca, que destacou a importância do festival para afirmar Lisboa como uma capital onde se vive “uma experiência diferente, proporcionada pela cultura e pela gastronomia”, presidia à apresentação à imprensa da 4ª edição do  “Peixe em Lisboa”, um evento que o presidente adjunto da ATL, Mário Machado, disse ao PressTUR ser um “pólo de animação para turistas e lisboetas”.

“Vamos ter uma mostra bastante significativa da nova gastronomia portuguesa e também da tradicional, embora de uma forma moderna”, salientou Mário Machado.

O festival promete este ano actividades como apresentações de cozinha ao vivo, concursos como “o melhor pastel de nata”, um “mercado gourmet” com 50 stands de doçaria e vinhos, o atelier “crianças saudáveis na cozinha” com o conhecido chef Chakall e aulas com outros chefes conceituados.

O evento não é direccionado apenas a “profissionais e pessoas que gostam de cozinha como passatempo”, explicou Mário Machado ao PressTUR, avançando que embora preveja maior adesão de público ao fim-de-semana, também espera que nos restantes dias “muita gente vá ao festival em vez de ir ao restaurante do costume”.

Uma das iniciativas que vai ter lugar durante o “Peixe em Lisboa” é a “Peixeirada”, nome atribuído a uma das apresentações diárias do festival, na qual dez chefes portugueses debatem gastronomia com o público.

A programação das sessões, que terão lugar às 15h00 durante todos os dias do evento, integra também uma apresentação de um responsável do Guia Michelin, que estará disponível para esclarecer dúvidas aos visitantes.

De volta ao Pátio da Galé ( Lisboa ganha Terreiro do Paço para residentes e turistas), depois de dois anos no Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, o Peixe em Lisboa prolonga-se por 11 dias, mais dois que nas edições anteriores, e terá pela primeira vez um espaço dedicado à apresentação de jovens talentos da cozinha.

Participam 13 restaurantes, seis dos quais estreantes no festival, e 23 chefes, entre eles Sergi Arola, com restaurantes em Madrid, Barcelona e Sintra, e Gennaro Esposito, do La Torre del Saracion, Itália, detentores de duas estrelas Michelin cada, e os portugueses Nuno Mendes, do restaurante Viajante, Londres, George Mendes, do restaurante Aldea em Manhattan, EUA, e Serge Viera, do restaurante Serge Vieira, cada um com uma estrela Michelin.

Outros chefes presentes são André Saburo Matsumoto, do restaurante Quina do Futuro, no Recife, Brasil, André Magalhães, do Clube de Jornalistas, Lisboa, Celestino Grave, dos Hotéis Real Portugal, Eddie Mello, do Tiuara Park Atlantic, Francisco Meirelles, do Sessenta Setenta, Porto, Henrique Mouro, do Assonatura, Lisboa, José Avillez, de Lisboa, Ljubomir Stanisic, do 100 Maneiras, Lisboa, Luís Américo, do Mesa, Porto, Luís Baena, do Manifesto, Lisboa, Marco Gomes, do Foz Velha, Porto, Miguel Reino e Bernardo Reino, do Aqui há Peixe, Algarve, Paulo Morais, do Umai, Lisboa, Pedro Lemos, do Pedro Lemos, Porto, Siegfried Banler Heinemann, uma estrela Michelin, do Amadeus, Algarve, Vítor Claro, do Hotel Alabtroz, Cascais, Vítor Matos, uma estrela Michelin, do Casa da Calçada, Amarante, e Vítor Sobral, do Tasca da Esquina, Lisboa.

 

 

Sintra e Peniche são representados pela primeira vez no evento, juntando-se a outros restaurantes de Lisboa, Cascais e Sesimbra, participações que “enriquecem o festival”, segundo disse António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Com investimentos em publicidade “a rondar os 75 mil euros”, principalmente  na Internet, a 4ª edição do “Peixe em Lisboa” quer ultrapassar os 16 mil visitantes do ano passado, segundo avançou ao PressTUR o presidente adjunto da ATL, Mário Machado, realçando que, porém, a avaliação do êxito do evento transcende o número de visitantes.

O êxito, sublinhou, avalia-se “pelo número de chefes de referência internacional que aceitam cá vir”, significando que “o festival já começa a ter uma dimensão internacional”.

“A internacionalização da nossa gastronomia é mais uma motivação para visitar a cidade”, acrescentou.

O festival funciona das 18h00 às 24h00 no primeiro dia, 7 de Abril, entre as 12h00 e as 24h00 de 8 a 16 de Abril, e no último dia, a 17 de Abril, entre as 12h00 e as 17h00.

Os bilhetes estão por 15 euros por uma dia, 135 para 11 dias, 25 para um fim de semana e 45 para dois fins de semana.

Também há a opção de bilhete cinco dias de semana e entrada de grupo (cinco pessoas), ambos por 60 euros.

As crianças até aos 12 anos têm entrada livre, quando acompanhadas por adultos.

Cada entrada dá direito a uma degustação (cinco euros), mas de segunda a sexta entre as 12h00 e 15h00 permite duas degustações de cinco euros.

Para alunos e professores das escolas de Hotelaria a entrada é gratuita.

 

Para aceder ao site do festival clique: Peixe em Lisboa

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas