Lisboa ganha Terreiro do Paço para residentes e turistas

28-02-2011 (16h44)

Primeiro-ministro inaugura Pátio da Galé

O emblemático Terreiro do Paço passou a contar com os primeiros equipamentos vocacionados para atrair residentes e turistas à monumental praça onde a cidade de Lisboa “desagua” no Tejo, na qual passaram a ter à sua disposição o novo Pátio da Galé e futuramente terão uma Pousada de Portugal.

 

O novo equipamento, na lateral direita de quem olha para o rio a partir do Arco da Rua Augusta, conta com os restaurantes Terreiro do Paço e Aura, que abrem respectivamente a 1 de Março e 1 de Abril, esplanadas, geladaria Paço d’Água, espaço para exposições e eventos, a Lisbon Shop, loja de promoção e venda de merchandising de Lisboa, e alberga ainda um Posto de Turismo e as sedes do Turismo de Lisboa, do Canal Lisboa e da ModaLisboa.

O arquitecto Tiago Silva Dias foi o responsável pela requalificação do espaço que o Turismo de Lisboa já anunciou passar a ser o local para a realização “dos eventos mais marcantes da cidade”, como a ModaLisboa, no próximo mês de Março, o Peixe em Lisboa, em Abril, e actividades ligadas ao Festival dos Oceanos, em Agosto, “assim como outras acções pontuais”.

“O Terreiro do Paço tem a capacidade e a monumentalidade e o que precisa é que lhe demos a vida que precisa de ter para cumprir a sua vocação com capitalidade no meio de Lisboa”, disse ao PressTUR Mário Machado, presidente adjunto do Turismo de Lisboa, no final da cerimónia de inauguração do Pátio da Galé, com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do presidente da edilidade lisboeta, António Costa”.

O tom geral da cerimónia foi de que com a inauguração do Pátio da Galé deu-se o primeiro passo para concretizar a velha aspiração de insuflar vida ao Terreiro do Paço, criando espaços capazes de atrair à praça os residentes, porque, como salientou Mário Machado, “só coisas com vida local é que vão atrair e agradar aos turistas”.

José Sócrates, que começou precisamente por glosar Almada Negreiros, afirmando que “as palavras sobre a requalificação do Terreiro do Paço estavam todas ditas, restava requalificá-lo”, apresentou o Pátio da Galé como “o primeiro dos passos que vai trazer vida ao Terreiro do Paço”, numa visão em que na praça coabitam “funções de soberania, como tem que ser”, com equipamentos de cultura e lazer para residentes e turistas.

A cerimónia de inauguração do Pátio da Galé foi ainda o momento escolhido para a assinatura do contrato que viabiliza a implantação no Terreiro do paço de uma Pousada de Portugal, no edifício que o Ministério da Administração Interna ocupava na esquina da Rua do Ouro com a Rua do Arsenal.

É “muito importante que se fixem uma série de infra-estruturas hoteleiras que permitam dar densidade e escala a esta praça e a esta actividade”, disse na ocasião José Sócrates.

Na mesma cerimónia e também com alguma inspiração poética, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, salientou que com estas iniciativas estava a ser devolvido à cidade “um coração da Baixa forte como centro essencial ao pulsar de Lisboa”.

Mário Machado, presidente adjunto da ATL, explicou ao PressTUR que o Pátio da Galé, resultado de um investimento de 4,3 milhões de euros, 75% financiados pela ATL e 25% pelo Turismo de Portugal, dá à capital um espaço com “dimensão e grandiosidade” para a realização de eventos e exposições, referindo-se designadamente à Sala do Risco, com 841 metros quadrados, inserida na área do Pátio da Galé, que ocupa 1.487 metros quadrados.

“Aliás, já estamos a ser bastante requisitados”, acrescentou Mário Machado, para quem, o Pátio da Galé “é o primeiro passo para transformarmos de novo o Terreiro do Paço numa área de facto central de Lisboa, numa área da capital que atraia turistas e tenha vida”.

“Acho que a cidade precisa de pontos de vida e o Terreiro do Paço é uma praça majestosa”, sublinhou, observando que a futura instalação de uma Pousada de Portugal é outro investimento “extremamente importante”.

“Tudo isto é o início daquilo que esperamos seja uma volta grande em termos do Terreiro do Paço e daquilo que vai ser a presença de turistas”, acrescentou.

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Ultimas Noticias