Falta de regulamentação do QREN trava projectos na Serra da Estrela

30-01-2008 (13h04)

Presidente da RT Serra da Estrela critica:

O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RT Serra da Estrela), Jorge Patrão, responsabilizou o Governo pelo atraso em mais de um ano da regulamentação do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN), que pode pôr em causa o plano "Serra da Estrela Dinâmica".

O governante, citado pela “Lusa” e pelo jornal “Público”, afirma que “os investimentos, na maioria privados, não podem avançar por falta de regulamentação do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN). O atraso já é superior a um ano”.

 

O executivo refere ainda que “há várias medidas de financiamento turístico que não podem funcionar, porque não se sabe quanto dinheiro vai estar disponível. Qualquer dia temos aqui os empresários a desistir de projectos, porque já dissemos há um ano que havia intenção de os apoiar e até agora, nada", citam ainda a “Lusa” e o “Público”

 

O plano "Serra da Estrela Dinâmica", classificado PITER (Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional), inclui duas dezenas de projectos para os concelhos de Almeida, Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Penamacor, Pinhel e Seia.

 

Dos investimentos, na sua maioria privados, sete são considerados "projecto âncora", e incluem a transformação do antigo sanatório dos ferroviários, na Covilhã numa unidade de alojamento de referência nacional e a criação de um aldeamento de montanha das Penhas da Saúde com uma telecabina para a estância de esqui da Torre.

 

Os investimentos incluem ainda a construção de hotéis em Penamacor, Gouveia e a reconversão da centenária fábrica de lanifícios Campos Melo, da Covilhã, num hotel com 150 quartos, SPA.

 

 

Serra da Estrela
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.