“Este ano será de consolidação” para os Açores

30-06-2006 (11h19)

Isabel Barata ao PressTUR

Este ano será de consolidação a nível turístico para os Açores, podendo estar previsto algum crescimento “mas pequeno”, disse ao PressTUR a Directora Regional de Turismo dos Açores, Isabel Barata.

“Este não será um ano de crescimento como tivemos nos anos anteriores, porque é impossível crescer 20% como tem acontecido, será um ano de consolidação, possivelmente com algum crescimento, mas pequeno”, disse ao PressTUR a Directora Regional de Turismo, em declarações à margem da apresentação do XXXII Congresso da APAVT, que decorreu ontem.

Efectuando um balanço do primeiro quadrimestre, Isabel Barata refere que “os primeiros dois meses do ano foram de alguma crise, atendendo a que tivemos o cancelamento das operações da Suécia. Isso era algo com que já contávamos, porque tivemos uma conjuntura especial, por um lado alguma retracção por parte do mercado sueco de uma forma geral e por outro uma situação de concorrência entre os operadores no ano anterior”.

“Neste momento já estamos em recuperação em termos de dormidas, já crescemos significativamente no mês de Abril”, acrescenta a Directora Regional de Turismo, referindo que actualmente “já estamos quase no break-even, no ponto anterior do ano passado. A nossa expectativa é que este ano fique igual ou que tenha uma ligeira subida”.

Este aumento deve-se ao mercado holandês, “que começou a operação este ano”, ao mercado nacional que “esperamos tenha um bom comportamento”e também, ao mercado espanhol que tem registado “um bom crescimento”.

O mercado nacional, que segundo a Directora Regional de Turismo no seu discurso continua a ser “o mais importante”, representa actualmente “47%” do total, uma quota que os Açores esperam “manter ou crescer um bocadinho”.

A aposta, este ano, é a “consolidação dos mercados”, uma vez que a região não tem aumentado o número de camas, diz Isabel Barata. Já para 2007, “esperamos ter novos mercados, vamos ver, está em trabalho”.

Para já “temos já assegurado o novo voo do Reino Unido que é um mercado que está a ter um excelente desempenho”, refere a Directora Regional de Turismo.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.