Estação de comboios de São Bento no Porto é das mais bonitas do mundo, diz a Travel+Leisure

23-08-2011 (11h19)

A estação de comboios de São Bento no Porto foi considerada como uma das mais bonitas do mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure, colocando-a no 10º lugar de uma lista de 14.



No site, a revista chama a atenção para a arquitectura do século XIX da estação, em estilo mansarda e fachada de pedra, mas realça sobretudo o hall interior de azulejo.

"É o hall que vos vai deixar sem respiração. As paredes estão cobertas com painéis com 20.000 azulejos que o artista Jorge Colaço levou 11 anos a completar", diz o site que acrescenta ainda que os painéis contam a história da passagem do rei D. João I e da rainha Dona Filipa de Lencastre pela catedral da cidade.

O toque português não fica pela estação do Porto, já que a estação de Maputo também faz parte da lista, ocupando o segundo lugar. A estação da capital moçambicana, em tons verde-claro, cujo design é atribuído a Gustave Eiffel tem no seu interior um bar onde ao fim-de-semana se pode ouvir música ao vivo.

A lista começa pela estação de St. Pancras International em Londres, com uma fachada neo-gótica de tijolo vermelho. A estação foi alvo de uma renovação que envolveu 800 milhões de libras.

Depois da estação de Maputo, segue em terceiro a Sirkeci Station em Istambul, construída em 1890 como sendo o ponto terminal da viagem do Expresso do Oriente. A fachada é em estilo Art Nouveau Otomano.

Noutro continente fica a Southern Cross Station, em Melbourne, anteriormente chamada Spencer Street Station. A arquitectura da estação australiana lembra um colchão de ar gigante a flutuar no ar.

A Kanazawa Station, no Japão, também faz parte da lista das 14 estações de comboios mais bonitas do mundo. Com um desenho ultra-moderno, a estação tem duas partes, a primeira, a entrada lembra um meio-tambor japonês de madeira e a segunda uma estrutura em vidro que faz lembrar uma abóbada ou um chapéu-de-chuva.

A estação de Atocha, em Madrid também integra a lista da revista britânica. Aqui o destaque vai para o memorial no exterior da estação feito em homenagem às vítimas do atentado de 11 de Março de 2004.

Nos Estados Unidos a Union Station de Los Angeles mereceu lugar na lista pela mistura arquitectónica do estilo colonialista espanhol com a Art Deco.

A estação central de Antuérpia na Bélgica ocupa a oitava posição, construída num edifício palaciano neo-barroco.

De seguida surge o terminal Chhatrapati Shivaji em Mumbai que mistura a arquitectura tradicional indiana com o estilo vitoriano gótico britânico.

Depois de São Bento em Portugal, surge a Union Station em Washington DC cujo modelo foi inspirado no Arco de Constantino os Banhos de Caracalla e Diocleciano em Roma.

A Gare do Norte em Paris segue na lista. A fachada da estação francesa é esculpida com 23 estátuas que representam os destinos servidos pela estação.

A estação de Kuala Lumpur na Malásia também tem o seu lugar entre as mais bonitas do mundo com um estilo mourisco.

A lista termina com o Grand Central Terminal em Nova Iorque cujo pormenor mais conhecido é o gigantesco relógio Tiffany e a cúpula azul.


Porto&Norte

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas