Convencional relança “Cidades Históricas de Minas” a contar com novo voo TAP para Belo Horizonte

04-03-2008 (05h54)

Roteiro inclui Rio de Janeiro e Búzios

O operador Convencional, especializado em receptivo no Brasil, relançou o programa “Cidades Históricas de Minas”, com visitas a Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João Del Rey, com a novidade do roteiro, de onze dias na versão base, se iniciar em Belo Horizonte, pelo facto de já existir o voo da TAP directo para a capital mineira.




Outra novidade da Convencional é a introdução da ligação entre São João Del Rey e o Rio de Janeiro de avião, evitando o cansaço do percurso por estrada, bem como deixando mais tempo para os visitantes desfrutarem das duas cidades.
O programa da Convencional, que se dedica exclusivamente ao circuito dentro do Brasil, permitindo às agências de viagens contratarem os voos de e para o Brasil consoante os interesses dos seus clientes, inicia-se com a chegada dos passageiros a Belo Horizonte e transfere para o hotel.
O segundo dia é dedicado a uma visita à capital mineira, que inclui a Praça da Liberdade, o Palácio das Artes, a Catedral da Boa Viagem, a Praça do Papa, o Mirante das Mangabeiras, o Museu Histórico e aos ícones de Óscar Niemeyer, o
complexo da Pampulha e a Igreja de S. Francisco, que também é célebre pelas pinturas e mosaicos de Portinari.

Ouro Preto e Mariana
A visita a Ouro Preto, primeira cidade brasileira a ser declarada Património Histórico e Cultural da Humanidade, pela Unesco, situada a cerca de cem quilómetros de Belo Horizonte, preenche o terceiro dia.
Na antiga Vila Rica e ex-capital do estado, fundada em 1711, o programa destaca as visitas às igrejas, pontes e palácios, legados da época do ouro, com ênfase nas obras de António Francisco Lisboa, “o Aleijadinho”.
“As velhas ladeiras de Ouro Preto, seus casarões, sua Arte Barroca resistiram ao tempo e são hoje patrimónios histórico e artístico não só do Brasil mas do mundo inteiro”, destaca o operador, que inclui visitas ao Museu da Inconfidência, à Igreja São Francisco de Assis, ao Museu da Escola de Minas, “com uma colecção mineralógica tida como a segunda de todo mundo”, à Igreja do Pilar e à
Casa dos Contos.
O quarto dia começa com a ida para Mariana, primeira capital do estado de Minas Gerais, cujas origens remontam a 1696, que dista cerca de 12 quilómetros de Ouro Preto, com a opção, às sextas, sábados e domingos, de a viagem ser feita no “Maria Fumaça”, um comboio a vapor.
Em Mariana estão previstas visitas ao Museu de Arte Sacra, que tem expostas obras d’o Aleijadinho, à Catedral da Sé e à Igreja de São Francisco de Assis.
Após a visita a Mariana, os visitantes regressam a Ouro Preto, onde dispõem de tempo livre, que pode ser aproveitado para compras de artesanato, com destaque para as peças em pedra sabão, que se encontram em grande profusão, simplesmente admirar uma cidade que, como poucas, tem tanto de património histórico como de energia da juventude (muitos deles universitários a residirem em “repúblicas” à moda de Coimbra) que enche as ruas ao entardecer e se aglomera dentro e fora dos botecos, para beber cerveja, petiscar, “jogar conversa fora” ou ouvir “uma voz e violão”.

Congonhas, Tiradentes e São João Del Rey
Congonhas é o primeiro destino do quinto do circuito. Localizada a 75 quilómetros de Belo Horizonte, a cidade nasceu a partir do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, por Feliciano Mendes, de Guimarães, fundado em 1757.
Na “denominada a cidade dos profetas”, a Convencional destaca a Basílica Senhor Bom Jesus do Matozinho, Igreja de Congonhas do Campo, “onde se pode observar, ao alto as 12 estátuas dos Profetas, esculpidas em pedra sabão por Aleijadinho, no século XVIII e as 64 figuras em cedro, em tamanho natural, que compõem os passos da Paixão”, que foram um conjunto que a UNESCO classificou como Património da Humanidade.
O operador chama ainda a atenção no programa que “a genialidade dos trabalhos é ainda mais surpreendente quando se sabe que o escultor, que estava impossibilitado de usar as mãos devido ao Mal de Hansen, trabalhava com cinzel e martelo amarrados aos pulsos”.
O roteiro segue depois para Tiradentes e na manhã seguinte para São João Del Rey, que dista cerca de 12 quilómetros, onde o operador aconselha visitas às suas “inúmeras igrejas (entradas não incluídas), das quais se salientam a de S. Francisco de Assis, a de N. Sra. das Mercês, N. Sra. do Rosário, N. Sra. do Carmo e Catedral Nª. Sra. do Pilar”.
O chafariz da legalidade, o coreto, Teatro Municipal e a ponte da cadeia de S. Joao Del Rey são outros pontos destacados no programa da Convencional.
Uma das novidades da Convencional é a ligação de São João Del Rey ao Rio de Janeiro por avião, num voo de cerca de 45 minutos.

Rio de Janeiro e Búzios
O sétimo dia é assim inteiramente dedicado ao Rio de Janeiro e começa com uma visita ao Pão de Açúcar, de onde é possível admirar a Baía de Guanabara, Copacabana, Urca, Botafogo, Flamengo e seus arredores, a que se segue, depois do almoço, uma subida ao Corcovado, no “histórico trenzinho ("Carro Elétrico")”.
O dia termina com uma passagem pelas praias de São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.
O oitavo dia já é dedicado a Búzios, na realidade de seu nome Armação de Búzios, fazendo jus às suas origens de vila piscatória, a cerca de 165 quilómetros do Rio, e que actualmente é uma das zonas balneares mais procuradas no estado e no Brasil e que em 2007 foi a sede do Congresso Nacional da Associação das Agências de Viagens Portuguesas (APAVT).
Em Búzios está previsto um passeio de cerca de duas horas no Trolley, “um
veículo especial” que percorre a península e é considerado “a melhor maneira de conhecer Búzios pelos seus melhores ângulos”.
“Faremos um lindo passeio por 12 praias e 2 mirantes num veículo alto e totalmente aberto, que proporciona uma vista incrível”, salienta o programa da Convencional, que refere estarem previstas “cinco paradas”, uma delas na Praia do Forno, “que é uma das mais bonitas da cidade”.
O décimo dia é para os visitantes desfrutarem das praias de Búzios, mas o operador apresenta a sugestão de “tour de barco para conhecer as mais belas praias do balneário, onde poderão fazer mergulhos em algumas delas”, e o 11º dia é para o regresso ao Rio de Janeiro e embarque para Lisboa, para quem não se sinta tentado a estender a estada em Búzios.

Alojamento e preços
A Convencional apresenta duas opções de alojamento (com diferentes preços consoante as épocas) em Belo Horizonte, Ouro preto, Tiradentes, Rio de Janeiro e Búzios, sempre em regime de alojamento e pequeno almoço (APA).
A primeira opção inclui o Belo Horizonte Othon, a Pousada Clássica, a Pousada Mãe D’Água, o Rio Othon Palace e a Pousada La Foret e o preço por pessoa em quarto duplo é de 1.904 dólares (cerca de 1.254 euros ao câmbio actual) até ao fim de Abril, 1.882 entre 1 de Maio e 30 de Junho, 1.894 entre 1 de Julho e 30 de Novembro e 1.866 até 20 de Dezembro.
Os hotéis na segunda opção são o Ouro Minas Palace, a Pousada Modego, a Pequena Tiradentes, o Pestana Rio Atlântica e a Pousada Ville La Plage e os preços por pessoa em quarto duplo são 2.112 dólares (cerca de 1.392 euros) até ao fim deste mês e entre 1 de Setembro e 20 de Dezembro, 2.078 entre 1 de Abril e 30 de Maio e entre 10 de Julho e 31 de Agosto, e 2.066 no período de 1 de Junho a 9 de Setembro.
O roteiro tem vários almoços incluídos.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Ultimas Noticias