54% dos turistas que visitam Porto e Norte marcam a viagem pela internet

25-11-2009 (14h43)

Estudo IPDT/ ERTPNP e Aeroporto Sá Carneiro

A internet é o meio preferido por 54% dos turistas de lazer que visitam o Porto e Norte de Portugal, sendo a hospitalidade, simpatia e qualidade de alojamento na região os factores mais apreciados, indica um estudo desenvolvido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP).

O estudo foi realizado com base em 917 entrevistas presenciais no aeroporto, de Março a Setembro de 2008 e de Junho a Outubro de 2009 e indica que 20% dos turistas daquela região tem entre 31 e 40 anos e 45,9% são casados.

A maioria dos turistas inquiridos, 63,2%, é activa e 31,3% possui estudos de nível superior. O rendimento médio dos turistas da região é de 1.001 a 2.000 euros para 16,6% e de 2.001 até 3.000 para 15,2% dos 917 questionados.

O Porto e a Região Norte é uma estreia para 62% dos inquiridos sendo para 14% a segunda visita à região.

O grande Porto é o local preferido pela maioria para dormir, 61% dos quais em hotéis onde ficam uma média de três dias. Os inquiridos que ficam alojados no Norte de Portugal, 36% também escolhem os hotéis como forma de alojamento mas por um período médio de cinco dias, sendo o Porto, Braga e Gaia as cidades preferidas.

A esmagadora maioria dos visitantes (84,2%) visita o Porto e Norte de Portugal acompanhados, regra geral, em grupos de quatro pessoas, sendo a visita a monumentos, experimentar a gastronomia típica da região, fazer compras e visitar as caves do vinho do Porto as actividades mais procuradas.

Os turistas inquiridos gastam uma média 843 euros por estada, sendo o mercado francês o principal emissor com 16,2%, seguidos de perto pelos alemães, com 13,8% e pelos belgas, com 10,6%.

A TAP está no topo das preferências dos turistas sendo a escolha de 27,1% dos turistas do Porto e Norte de Portugal. A Ryanair surge logo atrás, sendo a eleita por cerca de 25,9%.

A Internet é a ferramenta utilizada por 54% dos turistas para marcar as férias na região, enquanto 23% recorre a agências de viagem.

O mesmo estudo indica ainda que o turista típico desta região reserva com uma antecedência igual ou superior a seis semanas a viagem e manifesta a intenção de, nos seis meses seguintes, voltar a viajar, nomeadamente em lazer.

A Hospitalidade e simpatia, a par da qualidade do alojamento, são os factores mais apreciados, enquanto que no extremo oposto, a escassez eventos desportivos e a fraca animação nocturna são destacados pelos visitantes como os aspectos menos positivos.

 

 

Porto e Norte

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas