SET destaca importância de novos estudos estatísticos para “planear, monitorizar e investir”

07-12-2017 (19h20)

Conta Satélite do Turismo e Inquérito ao Turismo Internacional

“Um dia marcante”, foi como a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, classificou o relançamento da Conta Satélite do Turismo, ainda que em finais de 2017 basicamente do ano de 2015, e do Inquérito ao Turismo Internacional.

“Passamos a ter dados fiáveis que demonstram a importância do turismo na economia nas suas várias vertentes”, defendeu.

O Inquérito ao Turismo Internacional (ITI), com dados de 2016, e a Conta Satélite do Turismo (CST), com dados de 2014 a 2015 e estimativas para 2016 sobre dois indicadores, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) e o Consumo do Turismo no Território Económico (CTTE), foram apresentados esta quinta-feira, dia 7 de Dezembro, no Salão Nobre do INE.

“Voltamos a ter fontes de informação fundamentais para a nossa actividade turística e para a leitura global da economia no país”, frisou Ana Mendes Godinho, referindo-se ao Inquérito ao Turismo Internacional e à Conta Satélite do Turismo, publicados pela última vez em 2007 e 2010, respectivamente.

“É um dia marcante porque mostra a importância de democratizarmos a informação para planear, monitorizar e investir”, reforçou a secretária de Estado do Turismo.

Ana Mendes Godinho salientou ainda que a falta destes instrumentos estatísticos nos últimos anos penalizou a classificação de Portugal no ranking do World Economic Forum.

Por outro lado, Portugal tinha deixado de figurar no ranking da Organização Mundial de Turismo (OMT) “precisamente porque não tínhamos números estatísticos que pudessem posicionar-nos”.

Com o relançamento dos dois instrumentos estatísticos, a governante prevê que, segundo os dados divulgados pela OMT para 2016, Portugal consiga integrar o Top20 da Organização.

O evento de apresentação dos dados contou ainda com a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Turismo de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal para desenvolver e melhorar a produção de estatísticas sobre o sector do turismo em Portugal.

“Contribuir para a elevação da qualidade, coerência e desenvolvimento das estatísticas do Turismo em Portugal interessa às entidades referidas para a prossecução das respectivas missões, atribuições e competências”, sublinha o protocolo.

O acordo foi assinado por Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal, Ana Paula Serra, administradora do Banco de Portugal, e Alda de Caetano Carvalho, presidente do INE.

 

Ver também:

Gasto médio dos visitantes estrangeiros em Portugal foi de 450 euros em 2016

Quase um quarto dos turistas que visitam Portugal têm ascendência portuguesa

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Subir demasiado o preço pode significar perder mercado britânico para outros destinos - directora do Conrad Algarve

22-06-2018 (17h05)

“Se aumentarmos demasiado os preços, poderemos perder o negócio para outros destinos na Europa”, disse em entrevista ao PressTUR a directora do Conrad Algarve, Katharina Schlaipfer, ao avaliar a procura do mercado britânico e os preços da hotelaria portuguesa.

“Hilton gostaria de expandir a sua presença em Portugal” - afirma directora do Conrad Algarve

22-06-2018 (17h01)

O crescimento do turismo em Portugal está a despertar o interesse da Hilton em "expandir a sua presença" no país, disse em entrevista ao PressTUR a directora do Conrad Algarve, Katharina Schlaipfer, sem contudo revelar projectos.

2017 foi um ano fantástico para o Conrad Algarve, que esteve praticamente esgotado de Abril a Outubro – directora

22-06-2018 (16h59)

"Um ano fantástico" é como a directora do Conrad Algarve caracteriza o ano de 2017 para a unidade da Hilton em Vilamoura, que realça que o hotel esteve "praticamente esgotado durante toda a temporada [alta], de Abril a meados de Outubro, o que não tinha sido o cenário em anos anteriores".

Pilotos alemães da Ryanair pronunciam-se sobre greve a partir de Agosto

22-06-2018 (16h26)

O sindicato de pilotos alemães Vereiningung Cockpit (VC) vai promover uma votação entre os seus cerca de 400 associados que trabalham na low cost Ryanair sobre desencadear uma greve a partir de Agosto.

Macau recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes em Maio

22-06-2018 (16h01)

Macau recebeu no mês de Maio mais de 2,7 milhões visitantes, um crescimento de 5,2% face ao mês homólogo do ano passado, indicaram hoje os Serviços de Estatística e Censos (DSEC).