Turismo do Centro elogia reconhecimento europeu para Coimbra Região da Gastronomia 2021

09-10-2018 (00h28)

O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, disse hoje que a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 a Coimbra é o reconhecimento europeu de uma região que tem produtos de elevada qualidade.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu hoje, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT).

“É uma distinção muito significativa, porque se trata de um reconhecimento europeu a uma região que tem produtos de uma elevada qualidade e a prova disso é que atinge esta chancela”, congratulou-se Pedro Machado, em Bruxelas, à margem da cerimónia.

Para o presidente da TCP, o título atribuído é, simultaneamente, “uma responsabilidade e um desafio”.

“Uma responsabilidade para os agentes públicos representados pela CIM, que reconhece o turismo como um motor elevado para o desenvolvimento dos seus concelhos e territórios, mas é um desafio para os promotores, empresários e para aqueles que de alguma forma estão ligados, directa ou indirectamente a esta fileira da gastronomia, dos vinhos e do enoturismo", frisou.

Pedro Machado comentou ainda que trata-se de uma oportunidade para elevar a fasquia “da qualidade e da autenticidade, não desmerecendo aquilo que agora a Comissão Europeia veio a reconhecer”, e também para criar valor.

“Uma região que alia o leitão da Bairrada à chanfana, à lampreia, ao cabrito assado e a outras iguarias únicas e que presenteia o palato com os pastéis de Tentúgal, os pastéis de Lorvão ou as barrigas de freira, é uma região a acrescentar e a subir de valor, mesmo em preço, e de podermos vir a ter produtos mais bem pagos na nossa região”, acrescentou.

A TCP realçou em comunicado que a distinção constitui “uma excelente oportunidade para cada vez mais europeus descobrirem esta região, de forma a conhecerem, além de gastronomia, os sítios património mundial, os locais de natureza quase intocada, as aldeias do xisto ou a costa atlântica, recursos turísticos que caracterizam a Região de Coimbra”.

A denominação de Região Europeia da Gastronomia é atribuída anualmente a duas regiões distintas e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo e a economia.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, elogiou igualmente a conquista do título pela região.

“Esta distinção é de uma importância extraordinária pelo facto de estarmos a falar de uma estratégia conjunta de 19 municípios, que pegaram naquilo que de melhor têm na gastronomia para respeitar e valorizar a sua história com modernidade”, disse.

Ana Abrunhosa explicou ainda que a distinção “vai ser um importante motor destes territórios, que devem procurar ter uma imagem e um calendário de eventos comuns”.

“O denominador de base é a gastronomia, que vai certamente alavancar, para além da actividade turística, outras actividades”, afirmou.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Turistas portugueses na hotelaria espanhola aumentam 13%, mas permanecem menos tempo

23-05-2019 (15h39)

A hotelaria espanhola teve alojados 419,5 mil turistas portugueses no primeiro quadrimestre, representando um aumento em 13%, que, porém, apenas se traduziu num aumento das dormidas em 7,4% porque o tempo médio de permanência caiu 5%.

Turitravel lança novo website para agentes de viagens

23-05-2019 (15h37)

A Turitravel, do Grupo Portimar, lançou um novo website para agentes de viagens, "com um design mais atractivo, melhor usabilidade, novas funcionalidades e já adaptado para dispositivos móveis".

Delta acredita estar “no bom caminho e com sucesso” em Portugal, director regional de Vendas

23-05-2019 (15h28)

“Não olhamos para o desempenho da concorrência. Estamos no bom caminho e com sucesso”, disse o director regional de Vendas para o Sul da Europa da Delta Airlines, Frederic Schenk, a propósito da concorrência com a TAP nas ligações entre Portugal e a América do Norte.

Portugueses em cruzeiros no Porto de Lisboa aumentam 392,8% no 1º quadrimestre

23-05-2019 (14h30)

O mercado português foi o que teve o maior aumento no primeiro quadrimestre em passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa, quase quintuplicando (+392,8%) em relação ao período homólogo de 2018, de acordo com os dados publicados pela Administração do Porto de Lisboa (APL).

Porto de Lisboa teve este ano novo recorde de passageiros de cruzeiros para um mês de Abril

23-05-2019 (14h27)

O Porto de Lisboa bateu este ano o recorde de passageiros de cruzeiros num mês de Abril, que se mantinha em 73.975 desde 2013, ao alcançar o total de 83.575, com recordes para o mês tanto do total de estrangeiros, com 76.684, quanto de portugueses, com 6.891, de acordo com dados da APL recolhidos pelo PressTUR.

Noticias mais lidas