Turismo do Centro elogia reconhecimento europeu para Coimbra Região da Gastronomia 2021

09-10-2018 (00h28)

O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, disse hoje que a atribuição do título de Região Europeia da Gastronomia 2021 a Coimbra é o reconhecimento europeu de uma região que tem produtos de elevada qualidade.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu hoje, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT).

“É uma distinção muito significativa, porque se trata de um reconhecimento europeu a uma região que tem produtos de uma elevada qualidade e a prova disso é que atinge esta chancela”, congratulou-se Pedro Machado, em Bruxelas, à margem da cerimónia.

Para o presidente da TCP, o título atribuído é, simultaneamente, “uma responsabilidade e um desafio”.

“Uma responsabilidade para os agentes públicos representados pela CIM, que reconhece o turismo como um motor elevado para o desenvolvimento dos seus concelhos e territórios, mas é um desafio para os promotores, empresários e para aqueles que de alguma forma estão ligados, directa ou indirectamente a esta fileira da gastronomia, dos vinhos e do enoturismo", frisou.

Pedro Machado comentou ainda que trata-se de uma oportunidade para elevar a fasquia “da qualidade e da autenticidade, não desmerecendo aquilo que agora a Comissão Europeia veio a reconhecer”, e também para criar valor.

“Uma região que alia o leitão da Bairrada à chanfana, à lampreia, ao cabrito assado e a outras iguarias únicas e que presenteia o palato com os pastéis de Tentúgal, os pastéis de Lorvão ou as barrigas de freira, é uma região a acrescentar e a subir de valor, mesmo em preço, e de podermos vir a ter produtos mais bem pagos na nossa região”, acrescentou.

A TCP realçou em comunicado que a distinção constitui “uma excelente oportunidade para cada vez mais europeus descobrirem esta região, de forma a conhecerem, além de gastronomia, os sítios património mundial, os locais de natureza quase intocada, as aldeias do xisto ou a costa atlântica, recursos turísticos que caracterizam a Região de Coimbra”.

A denominação de Região Europeia da Gastronomia é atribuída anualmente a duas regiões distintas e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo e a economia.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, elogiou igualmente a conquista do título pela região.

“Esta distinção é de uma importância extraordinária pelo facto de estarmos a falar de uma estratégia conjunta de 19 municípios, que pegaram naquilo que de melhor têm na gastronomia para respeitar e valorizar a sua história com modernidade”, disse.

Ana Abrunhosa explicou ainda que a distinção “vai ser um importante motor destes territórios, que devem procurar ter uma imagem e um calendário de eventos comuns”.

“O denominador de base é a gastronomia, que vai certamente alavancar, para além da actividade turística, outras actividades”, afirmou.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pontualidade da Azores Airlines (SATA International) afunda-se em Novembro

07-12-2018 (16h45)

A Azores Airlines, antigamente SATA International, teve este Novembro o 3º pior índice de pontualidade entre 158 companhias com dados publicados pela consultora OAG.

Governo abre concurso para converter o Quartel do Carmo (Açores) em empreendimento turístico

07-12-2018 (16h18)

O Governo abriu hoje o 12º concurso do programa Revive, para a concessão para fins turísticos do Quartel do Carmo, na cidade da Horta, na Ilha do Faial, nos Açores.

Aeroporto de Lisboa melhora pontualidade em Novembro, mas ainda tem 30º pior índice do mundo, OAG

07-12-2018 (16h14)

O Aeroporto de Lisboa teve em Novembro 56,4% dos voos a partirem até 15 minutos da partida, que é o seu melhor resultado nos rankings da consultora OAG desde Fevereiro, mas 7,7 pontos pior que no mês homólogo de 2017, no qual teve 64,1%.

Governo recomenda “evitar deslocações não necessárias a Paris” este Sábado

07-12-2018 (13h28)

O Governo alertou hoje para a “forte possibilidade de confrontos” amanhã com as manifestações em Paris, indicando que “face a isto, recomenda-se no dia 8 de Dezembro evitar deslocações não necessárias a Paris”.

Eleições legislativas em Portugal marcadas para 6 de Outubro

07-12-2018 (10h42)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que as eleições legislativas de 2019 serão em 6 de Outubro e as eleições para a Assembleia Regional da Madeira, duas semanas antes, dia 22 de Setembro.