Travagem de Lisboa ‘arrasta’ aeroportos portugueses para crescimento ‘insípido’

18-09-2018 (17h30)

O crescimento de passageiros nos aeroportos portugueses, que era sistematicamente dos mais fortes na Europa, foi inferior em Julho à média europeia, de acordo com os dados publicados pelo Airports Council International (ACI) Europa, que mostram uma forte correlação com o abrandamento do Aeroporto de Lisboa.

Em Julho, como o PressTUR já tinha avançado, embora tendo sido o aeroporto português com o maior aumento de passageiros, com mais cerca de 173 mil, Lisboa evidenciou um forte abrandamento, com o crescimento a cair para 6,4%, que a nível europeu não só o retirou dos Top5 de crescimento do ACI (calculados por grupos consoante a dimensão do tráfego), onde era presença constante, como o retirou do Top10 dos aumentos em valor absoluto.

Mas não foi apenas Lisboa, alegadamente congestionado, a sofrer, segundo os dados do ACI, que mostram que o abrandamento do crescimento no Aeroporto Humberto Delgado levou também a uma ‘aterragem’ do crescimento do tráfego total de/para Portugal.

Depois de em 2017 o número de passageiros nos aeroportos portugueses (o ACI inclui Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada) ter aumentado 16,6%, no primeiro trimestre deste ano o crescimento ficou em 12,1% e no segundo foi para 10,7%, com o crescimento em Junho a ficar em apenas 6,3%, que se agravou em Julho com um abrandamento para 3,8%.

Esta evolução deve reflectir o abrandamento do crescimento na Europa para o qual o ACI chamou a atenção hoje, mas indicando uma progressão (+4,8%, com +4,3% nos aeroportos de países da UE) mais forte que a que atribui a Portugal, o que nunca acontecia.

Em causa estão, certamente, as quebras ocorridas nos aeroportos de Faro e do Funchal, mas os dados do ACI mostram uma forte correlação entre a evolução do tráfego de/para Portugal com o que se passa em Lisboa, que é não só o maior aeroporto português, como tem sido o ‘motor’ do crescimento, tendo sido mesmo o aeroporto europeu que teve o 4º maior aumento de passageiros em 2017, com mais 4,2 milhões.

Ora, com um aumento de cerca de 173 mil passageiros em Julho, Lisboa mantém-se o aeroporto português com o maior aumento de passageiros, mas o seu aumento, que estava sistematicamente entre os dez maiores, foi apenas o 20º maior.

Os dados do ACI consultados pelo PressTUR mostram que o movimento de passageiros nos aeroportos portugueses sobe sistematicamente menos do que em Lisboa, o que significa que o tráfego que não se realizar de/para a capital também não será compensado por outros aeroportos, ainda que o Porto tenha registado o crescimento mais forte em Julho, em 7,5%, representando um aumento em 80,3 mil, para 1,15 milhões.

 

Para ler mais clique:

Faro teve a 8ª maior queda de passageiros dos aeroportos europeus em Julho

 

Clique para mais notícias: Aeroportos europeus

Clique para mais notícias: ACI Europa

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Europa

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

easyJet ‘fixa’ prazo para evitar 3º Verão seguido de “crescimento zero” no Aeroporto de Lisboa

17-05-2019 (16h19)

A companhia de aviação easyJet defendeu hoje a urgência de fechar um acordo até Setembro com os militares que permita aumentar a capacidade do Aeroporto de Lisboa já no Verão de 2020, pois, avisou, de contrário “vamos estar a perder oportunidades que já não vão voltar, e isto será muito mau para a economia portuguesa”.

Congresso da APAVT volta à Madeira de 14 a 17 de Novembro

17-05-2019 (12h38)

Nove anos depois, a Madeira vai voltar a receber o Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), o 45º da sua história, de 14 a 17 de Novembro, tornando-se o destino português a receber mais vezes o evento, foi hoje anunciado no Funchal.

Governo escolhe Manuel Claro para liderar a Portugal Film Commision

16-05-2019 (20h00)

Manuel Claro, coordenador executivo do subprograma Media, do Centro de Informação Europa Criativa, será o responsável pela Portugal Film Commission, cuja criação foi aprovada hoje em Conselho de Ministros.

Turim Hotels espera poder abrir hotel de 5 estrelas em Sintra até final do ano

16-05-2019 (17h44)

O presidente executivo do Turim Hotels, Ricardo Martins, afirmou hoje que o grupo espera abrir o Turim Sintra Palace Hotel até ao final de 2019, desvalorizando as questões que têm envolvido este projecto, e que lhe são anteriores.

euroAtlantic já conta com mais um Boeing B767-300 ex-Hainan Airlines

16-05-2019 (14h30)

A euroAtlantic, companhia de aviação portuguesa detida por Tomaz Metello, seu fundador, passou a contar com mais com mais um avião de longo curso Boeing B767-300, que indica ter sido “adquirido à Hainan Airlines”, ex-accionista do Atlantic Gateway, consórcio que tem 45% do Capital da TAP.