Sala D. João IV do Palácio da Ajuda vai ser restaurada

20-04-2018 (16h17)

Foto: www.visitlisboa.com
Foto: www.visitlisboa.com

O restauro de uma das maiores salas do Palácio da Ajuda, em Lisboa, antiga residência régia, deverá levar oito meses e está avaliado em 130 mil euros.

O início do projecto foi assinalado ontem numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República e do ministro da Cultura.

A sala D. João IV, com uma área de 170 metros quadrados, encontra-se no piso nobre do palácio, com janelas na fachada frontal, e paredes e tecto totalmente revestidos a pintura da autoria de José da Cunha Taborda (1766-1836).

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou a acção da Fundação Millennium BCP, cujo apoio mecenático permite esta intervenção e deixou o recado: “oito meses, e cá estaremos para ver se o prazo foi cumprido”.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, falou da sua “grande alegria de poder testemunhar mais um acto mecenático do Millenium BCP”.

O Palácio da Ajuda, na zona ocidental de Lisboa, foi imaginado pelo rei D. João VI, no Brasil, e foi residência oficial dos monarcas portugueses, tendo ficado fortemente ligado a D. Luís e sua mulher, D. Maria Pia, que o redecorou e nele viveu até partir para o exílio, em 1910.

Actualmente musealizado, o palácio recebe os banquetes de Estado, e, na sala do trono, realiza-se habitualmente a cerimónia de cumprimentos dos Chefes de Estado estrangeiros que visitam Portugal, a poucos metros da sala de D. João IV, agora sujeita a restauro.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Brexit: Governo aprova campanha para promover Algarve e Madeira no Reino Unido

22-03-2019 (15h24)

O ministro Adjunto e da Economia anunciou uma campanha turística especial para promover o Algarve a Madeira no Reino Unido, dois destinos em relação aos quais percebeu haver uma “preocupação maior” com o ‘Brexit’.

TAP vai investir “cada vez mais” nas vendas directas

22-03-2019 (15h13)

As vendas da TAP através dos seus canais directos, como o seu website e o contact center, representaram 41% das vendas da companhia aérea em 2018, e o objectivo é chegar a 50%, disse hoje Raffael Quintas, Chief Financial Officer (CFO) da companhia.

TAP fez o primeiro voo comercial de um A330neo nos EUA

20-03-2019 (11h05)

A TAP realizou esta terça-feira o primeiro voo comercial de um Airbus A330-900 Neo nos Estados Unidos, ao aterrar uma aeronave deste modelo em Miami, num voo procedente de Lisboa com 193 passageiros a bordo.

RAVT organiza XIV Convenção no Grande Hotel do Luso

20-03-2019 (10h00)

A RAVT vai organizar a sua XIV Convenção no Grande Hotel do Luso, no dia 4 de Maio, reunindo as agências de viagens da rede e vários fornecedores.

Grupo Younan estreia-se em Portugal com hotel de 6,5 milhões na Figueira da Foz

19-03-2019 (18h49)

O grupo francês Younan anunciou hoje um investimento de 6,5 milhões de euros na compra e renovação de um hotel na Figueira da Foz, a primeira operação da empresa em Portugal, previsto abrir em Junho.