Sala D. João IV do Palácio da Ajuda vai ser restaurada

20-04-2018 (16h17)

Foto: www.visitlisboa.com
Foto: www.visitlisboa.com

O restauro de uma das maiores salas do Palácio da Ajuda, em Lisboa, antiga residência régia, deverá levar oito meses e está avaliado em 130 mil euros.

O início do projecto foi assinalado ontem numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República e do ministro da Cultura.

A sala D. João IV, com uma área de 170 metros quadrados, encontra-se no piso nobre do palácio, com janelas na fachada frontal, e paredes e tecto totalmente revestidos a pintura da autoria de José da Cunha Taborda (1766-1836).

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou a acção da Fundação Millennium BCP, cujo apoio mecenático permite esta intervenção e deixou o recado: “oito meses, e cá estaremos para ver se o prazo foi cumprido”.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, falou da sua “grande alegria de poder testemunhar mais um acto mecenático do Millenium BCP”.

O Palácio da Ajuda, na zona ocidental de Lisboa, foi imaginado pelo rei D. João VI, no Brasil, e foi residência oficial dos monarcas portugueses, tendo ficado fortemente ligado a D. Luís e sua mulher, D. Maria Pia, que o redecorou e nele viveu até partir para o exílio, em 1910.

Actualmente musealizado, o palácio recebe os banquetes de Estado, e, na sala do trono, realiza-se habitualmente a cerimónia de cumprimentos dos Chefes de Estado estrangeiros que visitam Portugal, a poucos metros da sala de D. João IV, agora sujeita a restauro.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Praias do Algarve reabrem a banhos

19-06-2019 (14h38)

As praias do Algarve vão hoje reabrir a banhos, depois de as análises efectuadas às micro algas terem revelado que não há registo de intoxicação em humanos, disse à Lusa o director regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Azores Airlines (SATA Internacional) chega a mais oito destinos no Canadá com a WestJet

19-06-2019 (13h22)

A companhia de aviação açoriana Azores Airlines, que opera os voos internacionais do grupo SATA, iniciou este mês um acordo de partilha de código com a low cost canadiana WestJet, uma das companhias de aviação fundadas por David Neeleman, accionista de referência da TAP.

Área das Aldeias Históricas conta com 22 Biosphere Commited Companies

18-06-2019 (16h02)

Vinte e duas empresas que operam na área das 12 Aldeias Históricas de Portugal receberam hoje certificados Biosphere Commited Companie, atribuídos pela Biosphere Responsible Tourism, que garante a qualidade do serviço prestado aos visitantes.

TAP inicia rotas de Tenerife e Nápoles e passa a ter 201 voos/semana para Espanha e cem para Itália

18-06-2019 (13h29)

A TAP já inaugurou as suas novas rotas de médio curso à partida de Lisboa, Tenerife, nas Canárias, Espanha, e Nápoles, em Itália, ambas com voos diários respectivamente desde 61 euros por ida e desde 65 euros por ida, segundo informação da companhia que realça que passa a ter 11 rotas para Espanha e seis para Itália.

Neeleman diz que a TAP vai ter o novo Airbus A321XLR

18-06-2019 (11h50)

David Neeleman, accionista de referência da TAP, anunciou que a companhia vai encomendar o novo Airbus A321XLR, poucas horas depois de o fabricante europeu ter apresentado o seu novo avião no salão aeronáutico de Paris.

Noticias mais lidas