Reguengos de Monsaraz sedia Conferência Mundial de Enoturismo em 2020

03-09-2018 (15h40)

Foto: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Foto: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz, um dos principais concelhos vitivinícolas do país, vai acolher, em 2020, a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo, para debater o sector e estratégias para o desenvolvimento do turismo de vinhos.

A informação foi divulgada pela Câmara de Reguengos de Monsaraz em comunicado, no qual assinala que o concelho vai ser “palco” desta iniciativa, promovida pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e agendada para o “Outono de 2020”.

O evento, de periodicidade anual, “reúne especialistas para analisar o sector do enoturismo a nível mundial, debater as suas problemáticas e apontar estratégias para o desenvolvimento do turismo de vinhos”, especificou o município.

A edição deste ano vai ter lugar na Moldávia, nas próximas quinta e sexta-feira, cabendo ao Chile organizar a conferência mundial em 2019.

A escolha do município português como “anfitrião” da edição em 2020 surge depois de, no início deste ano, Reguengos de Monsaraz ter recebido a 1.ª visita oficial do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, que tinha tomado posse “poucas semanas” antes.

Citada pela autarquia, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, considerou tratar-se de “mais uma conquista que vai ajudar a promover e posicionar Portugal internacionalmente como destino imperdível de enoturismo”.

“Traduz o reconhecimento da forma como Portugal é hoje visto como um ‘case study’ internacional no turismo”, congratulou-se a governante.

Já o presidente da câmara alentejana, José Calixto, afiançou que acolher o evento vai ser “uma honra” para o concelho, que “assume centralidade no panorama vitivinícola português”.

Trata-se, para o autarca, do “culminar de uma fase de ouro” no que toca “à promoção” de Reguengos de Monsaraz “no mundo”, iniciada com a Cidade Europeia do Vinho, título que ostentou em 2015.

“Cinco anos depois assumiremos a organização do maior evento que se realiza no mundo sobre enoturismo”, congratulou-se José Calixto, que é o actual presidente da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).

O concelho de Reguengos de Monsaraz, divulgou a câmara, tem actualmente cerca de quatro mil hectares de vinhas e conta com 10 produtores vitivinícolas, que, em conjunto, produzem anualmente mais de 25 milhões de litros de vinho.

Os enoturismos do Esporão e da Ervideira, dois dos produtores locais, indicou ainda a autarquia, recebem cerca de 50 mil visitantes por ano.

Depois do evento Cidade Europeia do Vinho 2015, a câmara registou a marca “Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal” e está a desenvolver uma campanha internacional de promoção.

No ano passado, este município alentejano registou um aumento de 12,4% das visitas turísticas no concelho, face a 2016, acolhendo “cerca de 100 mil turistas”, segundo a autarquia.

 

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Feiras&Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

APG Portugal acrescenta Adria Airways e Jeju Air ao seu programa de interline

11-12-2018 (16h28)

As companhias de aviação Adria Airways, da Eslovénia, e Jeju Air, da Coreia do Sul, passaram a integrar o programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal.

LATAM cresce 5,1% em Novembro mas não evita queda da taxa de ocupação

11-12-2018 (16h17)

O grupo LATAM, formado pela integração da brasileira TAM na chilena LAN, teve um crescimento médio do tráfego de passageiros de 5,1% em Novembro, o qual não evitou uma queda da taxa média de ocupação em 1,1 pontos, para 83,2%, pela queda nas rotas internacionais em 2,3 pontos, para 82,9%.

TAP vai passar a fazer a "manutenção total" dos A320neo nas suas oficinas

11-12-2018 (16h14)

A TAP assinou um protocolo com a CFM, fornecedora dos motores dos aviões A320neo, que permitirá realizar nas suas oficinas a "manutenção total" destas aeronaves.

Alemães são a nacionalidade que mais contribui para o crescimento dos cruzeiros em Lisboa

11-12-2018 (15h51)

O Porto de Lisboa teve até ao fim de Novembro mais 21.789 passageiros de cruzeiros alemães que no período homólogo de 2017, o que faz da Alemanha o emissor que tem o maior aumento, atingindo o recorde para os primeiros onze meses de um ano, de 107.706.

TAP vai voar com o A330neo na rota de Miami a partir de Março

11-12-2018 (15h42)

A TAP, que começa a voar no Sábado com o seu novo A330-900neo para São Paulo, e que já tem previsto utilizar a aeronave noutras quatro rotas para o Brasil, também vai colocar o seu mais recente avião de longo curso nos voos Lisboa – Miami, a partir de Março.