Presidente da mesa da Assembleia Geral da TPNP congratula-se com criação de uma lista única

11-01-2019 (12h14)

Luís Pedro Martins é candidato a presidente

O presidente da mesa da Assembleia Geral da Turismo do Porto e Norte de Portugal (AG-TPNP), Eduardo Vítor Rodrigues, congratulou-se com a junção das duas listas candidatas, dizendo ficar "sempre satisfeito quando a região consegue entender-se e encontrar uma estratégia de paz e de coesão, porque é um sinal de maturidade para todos".

Júlio Meirinhos e Luís Pedro Martins formalizaram as suas candidaturas à Turismo Porto e Norte no dia 7 de Janeiro, que foram chumbadas por "irregularidades" três dias depois.

"O que aconteceu é que ambas as listas tinham irregularidades. Recusei-as e dei-lhes 48 horas para sanarem as ilegalidades. Senão o fizessem em 48 horas, as listas seriam definitivamente rejeitadas", disse Eduardo Vítor Rodrigues em entrevista telefónica à Lusa.

O presidente da Mesa da Assembleia da TPNP salvaguardou, todavia, que apesar de ambas as listas terem problemas, em nenhum dos casos eram passíveis de anular definitivamente a lista e as candidaturas.

No caso da lista de Luís Pedro Martins, havia problemas que tinham a ver com o "incumprimento de números de privados no Conselho de Marketing" e na lista de Júlio Meirinhos havia um "problema com uma entidade privada que fazia parte da lista, mas que estava ao mesmo tempo a apoiar a lista de Luís Pedro Martins", explicou aquele responsável.

Na sequência do chumbo, o director executivo da Torre dos Clérigos, no Porto, Luís Pedro Martins, anunciou ontem que era candidato único a presidente da TPNP.

"Em nome da coesão regional e da importância do sector do Turismo para a economia da região Norte, as duas candidaturas às eleições da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal chegaram a um acordo em reunião ocorrida quarta-feira ao final do dia", lia-se num comunicado enviado ontem, e assinado pelos mandatários das antigas duas listas.

Questionado pela Lusa sobre se ficava satisfeito com a junção das duas listas, Eduardo Vítor Rodrigues assumiu que ficava "sempre satisfeito quando a região consegue entender-se e encontrar uma estratégia de paz e de coesão, porque é um sinal de maturidade para todos".

O presidente da mesa da AG-TPNP recordou que o acordo entre as duas listas foi assumido na quarta-feira, numa reunião em Vila Nova de Gaia convocada por ele próprio com o objectivo de sentar os dois candidatos à mesa e pedir-lhes, em nome da "imagem da região", "um sacrifício que era no fundo tentar uma solução de consenso".

A fusão das duas listas é um "sinal de tranquilidade para as câmaras e para os privados, porque a TPNP está a passar por um tempo péssimo e a direcção que para lá vai não terá tempos fáceis", acrescentou.

"O meu papel era lutar até às últimas hipóteses para tentar uma solução unificadora, que foi o que consegui, felizmente e graças à disponibilidade de ambas as partes", concluiu.

As eleições da TPNP estão marcadas para o próximo dia 18 de Janeiro, na sede da TPNP, em Viana do Castelo, entre as 14h e as 18h.

Melchior Moreira, o antigo presidente da TPNP, foi destituído recentemente da função de presidente da Comissão Executiva da TPNP e está em prisão preventiva desde o final do ano de 2018 no âmbito da Operação Éter, uma investigação em curso da Polícia Judiciária sobre uma alegada viciação de procedimentos de contratação pública.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP fez o primeiro voo comercial de um A330neo nos EUA

20-03-2019 (11h05)

A TAP realizou esta terça-feira o primeiro voo comercial de um Airbus A330-900 Neo nos Estados Unidos, ao aterrar uma aeronave deste modelo em Miami, num voo procedente de Lisboa com 193 passageiros a bordo.

RAVT organiza XIV Convenção no Grande Hotel do Luso

20-03-2019 (10h00)

A RAVT vai organizar a sua XIV Convenção no Grande Hotel do Luso, no dia 4 de Maio, reunindo as agências de viagens da rede e vários fornecedores.

Grupo Younan estreia-se em Portugal com hotel de 6,5 milhões na Figueira da Foz

19-03-2019 (18h49)

O grupo francês Younan anunciou hoje um investimento de 6,5 milhões de euros na compra e renovação de um hotel na Figueira da Foz, a primeira operação da empresa em Portugal, previsto abrir em Junho.

CEAV e APAVT promovem encontro entre agentes de viagens portugueses e fornecedores

18-03-2019 (17h27)

A associações de agências de viagens de Espanha e Portugal, CEAV e APAVT, que no ano passado criaram uma aliança ibérica, vão promover no dia 27 de Março um encontro entre agentes de viagens portugueses e diversos fornecedores.

TQ Pharma passa a funcionar na Praça de Espanha, em Lisboa

18-03-2019 (12h13)

A TQ Travel anunciou que o seu departamento dedicado à gestão de viagens e eventos para a indústria farmacêutica vai passar a funcionar na sua loja da Praça de Espanha, em Lisboa.