Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve passa a integrar rede da OMT

17-01-2020 (11h22)

O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, lançado em Março de 2019, vai passar a integrar a rede da Organização Mundial do Turismo (OMT), o que vai permitir "aumentar a competitividade turística do Algarve", segundo o presidente da Região de Turismo, João Fernandes.

"O reconhecimento do observatório regional pela OMT acontecerá dia 23 durante a Fitur, a feira de turismo de Madrid", anuncia a Região de Turismo do Algarve (RTA) num comunicado.

João Fernandes, presidente da RTA, citado nessa nota, afirma que “a sustentabilidade de um território pressupõe uma preocupação com os recursos naturais e com a qualidade de vida futura das populações que o habitam e visitam, sendo por isso necessário promover a coesão territorial e um crescimento económico equilibrado”.

“O observatório regional guia-nos nesse caminho, ao desenvolver metodologias para a sustentabilidade no turismo e ao dotar-nos de conhecimento científico sobre a região”, afirmou Jorão Fernandes, acrescentando que a integração na International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO) tornará “ainda mais fácil trocar informação com os parceiros da rede, aplicar técnicas de gestão e de monitorização similares e, por fim, aumentar a competitividade turística do Algarve”.

A INSTO conta actualmente com a participação de países como a China, a Grécia, o Brasil, os EUA e a Itália.

O processo de integração iniciou há menos de um ano e foi liderado pela RTA, com apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Universidade do Algarve.

A RTA acrescenta ainda que nesta edição da Fitur vai apostar na promoção dos segmentos de natureza, cultura, gastronomia, golfe e sol e mar. O mercado espanhou “gerou mais de 401 mil dormidas no Algarve fora dos meses de época alta em 2019 (+12,2% do que em igual período de 2018)”, conclui a entidade.

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Algarve

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Gastos dos portugueses em turismo no estrangeiro atingiram 56 meses consecutivos a subir

19-02-2020 (17h55)

Os gastos dos portugueses em turismo no estrangeiro contabilizados pelo Banco de Portugal completaram em Dezembro passado 56 meses consecutivos de subidas, de acordo com os dados consultados pelo PreessTUR, que indicam que em 2019 foi ultrapassada pela primeira vez a marca dos cinco mil milhões de euros.

Receitas turísticas portuguesas ultrapassaram os 18,4 mil milhões de euros em 2019

19-02-2020 (16h31)

As exportações portuguesas de turismo, que representam os gastos no país por turistas residentes no estrangeiro atingiram o recorde de 18.430,72 milhões de euros em 2019, mais 1.377,18 milhões que no ano de 2018, que também tinha sido recorde.

Atribuição de prémios na TAP com "100 milhões de euros de prejuízos" em 2019 é “inaceitável”, diz ministro

19-02-2020 (15h47)

O Governo considerou hoje “inaceitável” que a TAP, empresa que “tem 100 milhões de euros de prejuízos” em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores, ressalvando que a decisão não é da administração, mas da gestão privada.

Quadro legal para certificação do aeroporto do Montijo pela ANAC tem que ser revisto, diz ministro

19-02-2020 (15h34)

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse hoje que o quadro legal para certificação do aeroporto do Montijo pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) “tem obviamente de ser revisto”, uma vez que “é absolutamente incompreensível que fosse o presidente da Câmara da Moita a negar” a construção do aeroporto.

“Mais de 400 mil passageiros não virão a Portugal este Verão” por falta de capacidade aeroportuária, diz ministro

19-02-2020 (15h31)

O ministro das Infraestruturas e da Habitação disse hoje que "mais de 400 mil passageiros não virão a Portugal este Verão" por falta de capacidade aeroportuária e que o país está "a pagar caro" o adiamento de investimentos.

Noticias mais lidas