Obras no Castelo de Montalegre vão custar 1,5 milhões de euros e ficam concluídas em Junho

02-08-2018 (16h19)

Foto: www.visitportugal.com
Foto: www.visitportugal.com

O Castelo de Montalegre, no distrito de Vila Real, está a ser alvo de obras de melhoramento no valor de 1,5 milhões de euros, que deverão estar concluídas em Junho de 2019, informou hoje a autarquia.

O castelo é considerado o maior emblema turístico do concelho e, segundo o presidente da câmara, Orlando Alves, é visitado por cerca de “300 a 400 pessoas por dia”.

A intervenção de 1,5 milhões de euros é comparticipada por fundos comunitários, assumindo o município 15% do investimento.

A obra incluiu a requalificação nas torres do castelo e da praça de armas, a consolidação da muralha abaluartada e rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas e a beneficiação dos arruamentos e largos envolventes, com a substituição do pavimento existente.

“Abrir o castelo à comunidade é um imperativo não só da política local como um imperativo histórico e de consciência. É uma obra de execução muito complicada, com um investimento caríssimo”, afirmou o autarca.

Orlando Alves disse tratar-se de “uma obra emblemática que devia ser suportada, na totalidade, pelo Estado”.

“Montalegre terá mais um elemento de atractividade. Espero que as pessoas saibam perceber o grande esforço que está a ser feito pela autarquia”, frisou.

Até Junho do próximo ano, o Castelo de Montalegre vai ser a “sala de visitas de referência de um município que continua a reforçar a marca identitária do território”.

A intervenção decorre no âmbito de um protocolo celebrado entre a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o município de Montalegre e insere-se na operação "Castelos a Norte”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Dominicana: Crescimento das chegadas dos EUA compensa quebra de turistas europeus

26-03-2019 (16h13)

A República Dominicana está a manter este início de 2019 o padrão de desenvolvimento do turismo internacional que já apresentava em 2018, com o crescimento a basear-se no aumento a dois dígitos das chegadas dos Estados Unidos, que mais do que compensa  quebra de turistas europeus, incluindo portugueses.

Lisboa é 18º melhor destino do mundo para os utilizadores do TripAdvisor

26-03-2019 (13h09)

Os utilizadores do TripAdvisor colocaram Lisboa na 18ª posição entre os 25 melhores destinos do mundo para visitar em 2019, uma lista encabeçada por Londres, Paris e Roma.

Reuniões regionais do Grupo GEA começam amanhã e passam por cinco cidades

25-03-2019 (18h13)

A rede de agências de viagens independentes GEA vai promover entre 26 de Março e 4 de Abril as suas reuniões regionais, nas quais procurará alinhar a estratégia do grupo, apresentar novas ferramentas tecnológicas e debater alterações internas e externas à actividade.

Tailândia recebeu mais de 50 mil turistas portugueses em 2018

25-03-2019 (16h32)

A Tailândia recebeu no ano passado mais 4,3% ou mais 2.080 turistas portugueses que em 2017, um crescimento que permitiu superar pela primeira vez a marca dos 50 mil turistas num ano.

Vila Galé Douro Vineyards abre na próxima segunda-feira

25-03-2019 (16h08)

A Vila Galé anunciou que vai abrir em ‘soft opening’ na próxima segunda-feira, dia 1 de Abril, o seu novo hotel no Norte de Portugal, o Vila Galé Douro Vineyards, que terá exposta uma obra de Saimir Strati, um artista plástico premiado com dez recordes mundiais do Guinness.