Obras no Castelo de Montalegre vão custar 1,5 milhões de euros e ficam concluídas em Junho

02-08-2018 (16h19)

Foto: www.visitportugal.com
Foto: www.visitportugal.com

O Castelo de Montalegre, no distrito de Vila Real, está a ser alvo de obras de melhoramento no valor de 1,5 milhões de euros, que deverão estar concluídas em Junho de 2019, informou hoje a autarquia.

O castelo é considerado o maior emblema turístico do concelho e, segundo o presidente da câmara, Orlando Alves, é visitado por cerca de “300 a 400 pessoas por dia”.

A intervenção de 1,5 milhões de euros é comparticipada por fundos comunitários, assumindo o município 15% do investimento.

A obra incluiu a requalificação nas torres do castelo e da praça de armas, a consolidação da muralha abaluartada e rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas e a beneficiação dos arruamentos e largos envolventes, com a substituição do pavimento existente.

“Abrir o castelo à comunidade é um imperativo não só da política local como um imperativo histórico e de consciência. É uma obra de execução muito complicada, com um investimento caríssimo”, afirmou o autarca.

Orlando Alves disse tratar-se de “uma obra emblemática que devia ser suportada, na totalidade, pelo Estado”.

“Montalegre terá mais um elemento de atractividade. Espero que as pessoas saibam perceber o grande esforço que está a ser feito pela autarquia”, frisou.

Até Junho do próximo ano, o Castelo de Montalegre vai ser a “sala de visitas de referência de um município que continua a reforçar a marca identitária do território”.

A intervenção decorre no âmbito de um protocolo celebrado entre a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o município de Montalegre e insere-se na operação "Castelos a Norte”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TUIfly Belgium altera rotação da ligação Brussels - Funchal no próximo Inverno

18-06-2019 (10h22)

A TUIfly Belgium, companhia de aviação belga do maior grupo europeu de agências de viagens e operadores turísticos, vai ligar Bruxelas ao Funchal com escala em Tenerife Sul no próximo Inverno IATA.

TAP inicia rotas de Tenerife e Nápoles e passa a ter 201 voos/semana para Espanha e cem para Itália

18-06-2019 (13h29)

A TAP já inaugurou as suas novas rotas de médio curso à partida de Lisboa, Tenerife, nas Canárias, Espanha, e Nápoles, em Itália, ambas com voos diários respectivamente desde 61 euros por ida e desde 65 euros por ida, segundo informação da companhia que realça que passa a ter 11 rotas para Espanha e seis para Itália.

Área das Aldeias Históricas conta com 22 Biosphere Commited Companies

18-06-2019 (16h02)

Vinte e duas empresas que operam na área das 12 Aldeias Históricas de Portugal receberam hoje certificados Biosphere Commited Companie, atribuídos pela Biosphere Responsible Tourism, que garante a qualidade do serviço prestado aos visitantes.

Alga vermelha interdita praias algarvias entre Ilha do Farol e Vilamoura

18-06-2019 (10h24)

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos “por precaução” devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde, disse hoje o director regional do Ambiente.

Neeleman diz que a TAP vai ter o novo Airbus A321XLR

18-06-2019 (11h50)

David Neeleman, accionista de referência da TAP, anunciou que a companhia vai encomendar o novo Airbus A321XLR, poucas horas depois de o fabricante europeu ter apresentado o seu novo avião no salão aeronáutico de Paris.

Noticias mais lidas