Museu de Arqueologia de Serpa recebeu mais de 25 mil visitantes em dois anos

26-03-2018 (15h50)

O Museu Municipal de Arqueologia de Serpa, que reúne um acervo superior a 300 peças, recebeu mais de 25 mil visitantes desde a sua reabertura há dois anos, segundo revelou câmara.

O museu registou assim uma média superior a mil entradas por mês, salienta o município.

O museu abriu ao público a 24 de Março de 2016 após “uma profunda requalificação” do espaço onde está instalado e que acolhia “um vasto espólio arqueológico” recolhido “ao longo de várias décadas” e “visitável desde 1984”.

Dividido em dois pisos, o museu tem um acervo constituído por “mais de 300 peças” de vários períodos históricos, desde o Paleolítico, passando pelo Neolítico e as Idades do Metais (Calcolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro) até aos períodos Romano, Antiguidade Tardia e Islâmico.

O espaço inclui uma sala polivalente, que recebe vários tipos de actividades e que se encontra aberta desde 2013, quando o museu ainda se encontrava em reabilitação.

Já passaram pelo museu exposições como “Marcas do Território” e “Escrita no Baixo Alentejo. Das origens aos nossos dias”, promovidas pela Rede de Museus do Baixo Alentejo.

"Apontamentos de Obra”, iniciativa organizada pela Câmara de Serpa e centrada na evolução do projecto e obra de requalificação do espaço e do Núcleo do Castelo, foi outra das mostras que esteve patente ao público.

No final do ano passado, o museu recebeu a conferência “Carta Arqueológica de Serpa: 20 anos de inovação”, que “marca o início de uma nova fase de dinamização” do espaço museológico, segundo o município.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Chegada de turistas portugueses à Dominicana bate recorde com sete anos

18-05-2018 (16h37)

A República Dominicana alcançou este ano um novo recorde de turistas portugueses num primeiro quadrimestre, superando pela primeira vez a marca que datava de 2011.

Fórum Douro TGV em Vila Real debate turismo, gastronomia e vinho

18-05-2018 (15h18)

A 2ª edição do fórum Douro TGV realiza-se entre os dias 23 e 25 de Maio, em Vila Real, para promover e internacionalizar "os motores da economia" da região, que são o turismo, a gastronomia e os vinhos.

Quinze projectos turísticos no Alentejo e Ribatejo avançam com investimento de 2,3 milhões de euros

18-05-2018 (15h12)

Quinze projectos turísticos no Alentejo e Ribatejo, num investimento global de 2,3 milhões de euros, com apoios comunitários, vão ser apoiados pelo Programa Valorizar, sendo que 11 deles visam a criação de uma rede de BTT e ‘Cycling’.

Turistas portugueses na hotelaria de Cabo Verde aumentam 9,4% no primeiro trimestre

18-05-2018 (14h47)

A hotelaria de Cabo Verde teve alojados +9,4% ou mais mil turistas portugueses no primeiro trimestre deste ano, que teve o benefício de Março ter sido o mês do ‘pico’ de férias da Páscoa, que em 2017 apenas foi em Abril.

Boavista liderou crescimento das estadas de turistas portugueses em Cabo Verde no 1º trimestre

18-05-2018 (14h43)

A ilha da Boavista foi o destino cabo-verdiano com o maior aumento de dormidas de residentes em Portugal, concluiu uma análise do PressTUR aos dados divulgados pelo INE de Cabo Verde, a qual mostrou que o Sal manteve-se, no entanto, o destino nº 1 em número de pernoitas e São Vicente liderou em número de hóspedes.