Lisboa, Porto e Funchal lideram opções dos portugueses para “visitar”

13-03-2018 (13h55)

Lisboa, Porto e Funchal são os três concelhos líderes quando se trata da percepção dos portugueses relativamente às melhores opções para visitar, segundo o estudo Portugal City Brand Ranking da consultora Bloom Consulting.

Relativamente à rubrica “Visitar” (turismo), o ‘pódio’ é ocupado por Lisboa, Porto e Funchal, tal como no ano anterior, noticiou a Agência Lusa, que acrescenta que a maior subida nesta categoria foi da Nazaré, que subiu seis posições e passou para sétimo lugar, enquanto a descida mais significativa foi a de Tavira.

O estudo mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca dos concelhos, Lisboa ocupa novamente o primeiro lugar nas três categorias: “Negócios”, “Visitar” e “Viver”.

Lisboa volta este ano a liderar um ranking dos 308 municípios portugueses e que coloca ainda Porto e Cascais no ‘pódio’, divulgou hoje a consultora Bloom Consulting

Do top 10 do ranking geral de 2018 fazem parte, depois de Lisboa, Porto e Cascais, os concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Vila Nova de Gaia e Setúbal.

A consultora sublinha o “crescimento ininterrupto” de Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), que se estreia no top 10 desta edição depois de ter subido três posições em relação ao ano passado.

Do lado das descidas, destaca-se o município de Oeiras, que deixou de integrar o top 10 pela primeira vez e desceu sete posições, ocupando agora o 15.º lugar.

No que respeita ao top 25 nacional, destaca-se a ausência de Viana do Castelo, que pela primeira vez não está presente nesta lista, tendo ficado em 26.º lugar, e o aparecimento de Ponta Delgada, que “nas últimas quatro edições subiu 19 lugares”, encontrando-se agora na posição 24, significando uma subida de quatro posições em relação ao ano anterior.

A consultora sublinha ainda que “esta é a primeira vez que todas as regiões portuguesas estão representadas no top 25”.

Na análise por categorias, Lisboa, Porto e Braga, à semelhança do ano passado, mantêm-se nos primeiros três lugares em “Negócios”, destacando-se também Vila Nova de Gaia, que subiu 10 posições, passando a ocupar o sexto lugar desta rubrica.

Ainda no que diz respeito aos “Negócios”, Maia recuou oito posições e passou para o 15.º lugar.

A categoria “Viver” é liderada por Lisboa, Porto e Cascais, também à semelhança do ano passado.

Nesta rubrica, segundo o estudo, “destaca-se a subida de Braga ao quarto lugar, ultrapassando Sintra e ficando apenas atrás de Lisboa, Porto e Cascais”, sendo que a maior descida foi a de Guimarães, que baixou cinco posições e passou para o 17.º lugar.

O Portugal City Brand Ranking analisa o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas ‘on-line’ que tiveram como objecto o município em causa e desempenho ‘on-line ‘através dos ‘sites’ e redes sociais de cada município.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

APG Portugal acrescenta Adria Airways e Jeju Air ao seu programa de interline

11-12-2018 (16h28)

As companhias de aviação Adria Airways, da Eslovénia, e Jeju Air, da Coreia do Sul, passaram a integrar o programa de emissão de bilhetes interline da APG Portugal.

LATAM cresce 5,1% em Novembro mas não evita queda da taxa de ocupação

11-12-2018 (16h17)

O grupo LATAM, formado pela integração da brasileira TAM na chilena LAN, teve um crescimento médio do tráfego de passageiros de 5,1% em Novembro, o qual não evitou uma queda da taxa média de ocupação em 1,1 pontos, para 83,2%, pela queda nas rotas internacionais em 2,3 pontos, para 82,9%.

TAP vai passar a fazer a "manutenção total" dos A320neo nas suas oficinas

11-12-2018 (16h14)

A TAP assinou um protocolo com a CFM, fornecedora dos motores dos aviões A320neo, que permitirá realizar nas suas oficinas a "manutenção total" destas aeronaves.

Alemães são a nacionalidade que mais contribui para o crescimento dos cruzeiros em Lisboa

11-12-2018 (15h51)

O Porto de Lisboa teve até ao fim de Novembro mais 21.789 passageiros de cruzeiros alemães que no período homólogo de 2017, o que faz da Alemanha o emissor que tem o maior aumento, atingindo o recorde para os primeiros onze meses de um ano, de 107.706.

TAP vai voar com o A330neo na rota de Miami a partir de Março

11-12-2018 (15h42)

A TAP, que começa a voar no Sábado com o seu novo A330-900neo para São Paulo, e que já tem previsto utilizar a aeronave noutras quatro rotas para o Brasil, também vai colocar o seu mais recente avião de longo curso nos voos Lisboa – Miami, a partir de Março.