ITP apresenta ProTurismo, novo barómetro para a monitorização dos mercados emissores

14-09-2005 (14h00)

Projecto custa um milhão de euros a três anos

Proporcionar aos gestores de turismo o conhecimento sobre as expectativas e motivações dos consumidores, oportunidades e ameaças em cada mercado, dados conjunturais, estatísticas e notícias actualizadas dos sete principais mercados emissores de turismo para Portugal é o grande objectivo do ProTurismo, a nova ferramenta online que o Instituto de Turismo de Portugal (ITP) apresentou hoje ao trade.

“Hoje é o arranque oficial do site”, disse o presidente do ITP, Orlando Carrasco, esclarecendo que nos últimos meses o ProTurismo, embora acessível no endereço www.iturismo.pt/proturismo tem estado em fase experimental.

Criado em parceria com a consultora Neoturis, o novo barómetro dos mercados emissores constitui, segundo Orlando Carrasco, “um projecto arrojado que não é barato” cujo desenvolvimento se iniciou este ano e prevê um investimento de um milhão de euros a três anos.

A Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Suécia são os mercados emissores sobre os quais o ProTurismo disponibiliza informação nesta primeira fase.

Segundo Luís Costa, o responsável do ITP pelo projecto, a evolução do site será feita sobre três eixos, designadamente aumentando e aprofundando o volume de informação através da integração de mais mercados, perspectivas e temática, melhorando a qualidade da informação, ajustando-a às necessidades dos utilizadores e função do feed-back recebido que será monitorizado trimestralmente e pelo acréscimo de “mais inteligência” ao sistema, nomeadamente possibilitando novas formas de combinação e cruzamento de formação.

 

Acesso gratuito

 

 

 

O acesso ao site é gratuito, condicionado apenas a um registo inicial através dum endereço de email, medida que segundo Luís Costa se destina a conhecer o perfil dos utilizadores e o tipo de informação que mais procuram para ajudar à evolução do ProTurismo.

A este propósito Frederico Costa, membro do conselho directivo do ITP, referiu que dentro de seis meses, no início de 2006, será realizado um inquérito junto dos utilizadores do site para fazer um balanço da sua eficácia e detectar as áreas prioritárias de evolução.

 

Informação táctica para os profissionais do sector

 

Qual a quota que o mercado britânico detém no mercado português, a posição de Portugal no ranking europeu de receitas turísticas, a popularidade das reservas via Internet entre os suecos, a visibilidade de Lisboa no mercado turístico online, a competitividade dos preços da capital face aos seus concorrentes, quais as motivações dos alemães no planeamento das suas férias do Verão 2005 ou a evolução das reservas no mercado holandês são algumas das questões a que o ProTurismo oferece uma resposta, exemplificou Eduardo Abreu, da Neoturis.

Para Eduardo Abreu, o projecto visa “detectar, dispor e facultar” informação táctica para os profissionais do sector, nomeadamente sobre os principais operadores turísticos, canais de distribuição e modo de viagem em cada um dos mercados alvo.

As fontes de informação, explicou este responsável, integram o próprio ITP, as delegações do ICEP, a Organização Mundial do Turismo (OMT), o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Direcção Geral de Turismo (DGT), institutos de estatística de diversos países, consultoras e empresas de estudos de mercado e imprensa especializada estrangeira.

A cerimónia de lançamento do ProTurismo decorreu hoje no ITP, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, tendo reunido dirigentes associativos, empresários e gestores do sector e a imprensa.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Lisboa é 18º melhor destino do mundo para os utilizadores do TripAdvisor

26-03-2019 (13h09)

Os utilizadores do TripAdvisor colocaram Lisboa na 18ª posição entre os 25 melhores destinos do mundo para visitar em 2019, uma lista encabeçada por Londres, Paris e Roma.

Reuniões regionais do Grupo GEA começam amanhã e passam por cinco cidades

25-03-2019 (18h13)

A rede de agências de viagens independentes GEA vai promover entre 26 de Março e 4 de Abril as suas reuniões regionais, nas quais procurará alinhar a estratégia do grupo, apresentar novas ferramentas tecnológicas e debater alterações internas e externas à actividade.

Tailândia recebeu mais de 50 mil turistas portugueses em 2018

25-03-2019 (16h32)

A Tailândia recebeu no ano passado mais 4,3% ou mais 2.080 turistas portugueses que em 2017, um crescimento que permitiu superar pela primeira vez a marca dos 50 mil turistas num ano.

Vila Galé Douro Vineyards abre na próxima segunda-feira

25-03-2019 (16h08)

A Vila Galé anunciou que vai abrir em ‘soft opening’ na próxima segunda-feira, dia 1 de Abril, o seu novo hotel no Norte de Portugal, o Vila Galé Douro Vineyards, que terá exposta uma obra de Saimir Strati, um artista plástico premiado com dez recordes mundiais do Guinness.

Voos para Lisboa representam “um marco na nossa expansão europeia”, CEO da Qatar Airways

25-03-2019 (14h44)

“Esta nova ligação representa um marco na nossa expansão europeia”, afirmou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, citado num comunicado sobre os novos voos entre Doha e Lisboa que a companhia aérea fará a partir de 24 de Junho.