IEFP e Turismo de Portugal assinam acordo para promover formação profissional

17-01-2019 (14h25)

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Turismo de Portugal assinaram hoje um acordo para promover formação profissional qualificada que responda à procura do sector do turismo.

"Os principais destinatários destas acções são trabalhadores do sector do turismo que pretendam reforçar as suas competências profissionais e pessoas desempregadas que procurem obter uma qualificação profissional que os habilite a exercer uma profissão" nesta área, avança o Turismo de Portugal em comunicado.

O turismo é um dos motores do desenvolvimento económico e social de Portugal pelo volume de investimento que atrai e pelo número de postos de trabalho que cria, sendo que "a formação ao longo da vida assume um papel essencial na manutenção e melhoria das condições de empregabilidade e no desenvolvimento e competitividade da economia portuguesa", salienta o instituto.

A operacionalização do acordo hoje celebrado prevê a elaboração e desenvolvimento de Planos de Acção com periodicidade anual, estando já previstas para este ano a realização de uma campanha de promoção e valorização das profissões do sector do turismo; a implementação de um Plano de Formação Contínua para profissionais do sector da restauração, da hotelaria e do turismo, visando a actualização e melhoria das suas competências; a articulação regional das ofertas formativas oferecidas pela rede de serviços de formação do IEFP e pelas Escolas de Hotelaria e Turismo, assente em diagnósticos prospetivos de necessidades de qualificação; a formação técnica e pedagógica para 120 formadores e tutores das Escolas de Hotelaria e Turismo do TP e dos Centros de Formação Profissional do IEFP com vista à actualização e reforço das competências; a disponibilização da Rede Centros Qualifica do IEFP para a realização de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências para os profissionais do sector; e o lançamento de um projecto piloto para formação especializada de pessoas desempregadas com habilitações de nível superior em diferentes áreas de formação para o exercício de profissões qualificadas no setor do turismo.

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Azul ‘chega’ a mais nove destinos europeus com voos TAP

26-04-2019 (11h44)

A Azul, companhia de aviação brasileira que integra o ‘universo Neeleman' como a TAP, já vende mais nove destinos europeus, com voos da sua ‘irmã' portuguesa de Lisboa e do Porto.

Portugal ultrapassa fasquia dos 400 mil trabalhadores no sector do turismo este mês

24-04-2019 (16h22)

O número de trabalhadores no sector do turismo em Portugal ultrapassou pela primeira vez este mês a barreira dos 400 mil, revelou hoje a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

TAP vai ter a partir de Junho um novo simulador de voo em Cascais

24-04-2019 (16h08)

A TAP anunciou que vai ter a partir de Junho um novo simulador de voo para treino de pilotos no Aeródromo de Tires, criado em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

Presidente da NAV cessa funções no final do mês

24-04-2019 (16h02)

O presidente da NAV – Navegação Aérea de Portugal, Jorge Ponce de Leão, disse hoje na apresentação do novo sistema de tráfego aéreo que terminará funções no final do mês, mas o Governo ainda não escolheu o seu sucessor.

NAV investe 103,8 milhões de euros em novo sistema de tráfego aéreo até 2023

24-04-2019 (15h57)

A NAV – Navegação Aérea de Portugal vai investir 103,8 milhões de euros no novo sistema de tráfego aéreo até 2023, num projecto que inclui a construção de uma nova torre de controlo em Lisboa.