“Havia uma necessidade evidente” de requalificar o posicionamento online da hotelaria portuguesa – Cristina Siza Vieira, AHP

16-05-2018 (21h37)

Um estudo da AHP concluiu que 7% dos hotéis em Portugal não tem website e que, dos 1.406 que têm, 30% não tem motor de reservas, uma lacuna que a Associação pretende colmatar com o Click2Portugal, um agregador para venda directa de todos os hotéis portugueses.

A análise da AHP aos 1.511 hotéis e hotéis apartamentos registados no RNET até 29 de Maio de 2016 indica que 105 unidades, que correspondem a 7% do total, não tem website.

Das 1.406 unidades que têm website, 30% ou 426 não têm motor de reservas e 12% ou 175 não têm sequer um formulário para efectuar uma reserva, o que é “claramente uma situação débil”, frisou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, na apresentação da plataforma à imprensa esta quarta-feira, dia 16.

Acresce ainda que um quarto dos hotéis portugueses apenas tem tradução em inglês nos seus websites, o que pode ser “desmotivador” para alguns utilizadores.

Desta forma, a AHP concluiu que “havia uma necessidade evidente de requalificar a hotelaria nacional no seu posicionamento online”, frisou a presidente executiva da Associação, para salientar que “a melhoria do nível individual de cada um tem impacto sobre a média do todo, tem impacto sobre a forma como Portugal é visto e como se vende”.

Mas além de melhorar a presença online, o Click2Portugal também pretende “aumentar as reservas directas” dos hotéis, frisou na mesma apresentação Pedro Colaço, da empresa de soluções de e-commerce para hotelaria GuestCentric.

Uma análise às reservas de hotéis na Europa, segundo um estudo da Phocuswright citado na apresentação da AHP, indica que em 2013 as vendas directas representavam 9% do total de reservas, as OTAs representavam 22% e outros canais, 69%.

Em 2017, as vendas directas subiram para 12% do total das reservas de hotéis na Europa, assim como subiram as vendas através das OTAs, para 26%, e caíram as reservas em outros canais, para 62% do total.

 

Clique para mais notícias: AHP

Clique para mais notícias: Hotelaria

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Aeroportos portugueses já estão a crescer menos que a média europeia

16-10-2018 (18h07)

Os aeroportos portugueses, que sistematicamente figuravam como líderes de crescimento na Europa, actualmente crescem menos que a média europeia, porque o abrandamento do crescimento de Lisboa não tem beneficiado os outros aeroportos, que estão piores que o da capital, à excepção do Porto.

Embaixadora de Cuba realça contributo dos operadores para subida do turismo português no seu país

16-10-2018 (17h51)

“Tem sido de muita importância os programas dos operadores portugueses”, afirmou a Embaixadora de Cuba em Lisboa, Mercedes Martinez Valdés, ao enaltecer o contributo dos voos charter para o crescimento do turismo português para Cuba, que até Setembro situa-se em 13%.

Operadores portugueses fazem balanço positivo das vendas para Cuba

16-10-2018 (17h47)

A avaliação dos operadores turísticos Sonhando, Solférias, Jolidey e Travelplan às vendas de Cuba este ano é positiva, disseram ao PressTUR os seus representantes ontem em Lisboa, corroborando aos números mais recentes das chegadas de portugueses à ilha, que indicam um crescimento de 13% entre Janeiro e Setembro.

OE2019 prevê redução da taxa de desemprego para 6,3%

16-10-2018 (17h18)

A proposta de Orçamento do Estado para 2019 entregue ontem pelo Governo na Assembleia da República prevê a queda da taxa de desemprego para 6,3%, o crescimento da economia portuguesa em 2,2%, a redução da dívida pública para 118,5% do PIB e que o défice orçamental baixe para 0,2%.

Travelport promove formação para agentes de viagens na Madeira

16-10-2018 (12h48)

A Travelport Portugal promoveu uma acção de formação para 50 agentes de viagens na Madeira, uma região que registou nos primeiros oito meses do ano um crescimento de 15% das reservas na sua plataforma, face ao período homólogo de 2017.