Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema soma investimento de 40,7 milhões de euros

12-07-2019 (11h16)

O Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que estabelece um regime de incentivos fiscais à produção cinematográfica e audiovisual em Portugal, soma um investimento global de 40,7 milhões de euros, anunciou o Ministério da Economia.

"Até ao momento, o Fundo recebeu 45 candidaturas, das quais 32 foram aprovadas, e contemplou um investimento global de 40,7 milhões de euros", especificou o gabinete do ministro Adjunto e da Economia à agência Lusa.

Os números foram apresentados ontem em Lisboa e dizem respeito à execução do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, criado no ano passado, com o objectivo de captar produções cinematográficas internacionais, através de um regime de incentivos fiscais à produção em Portugal, que se articula também com a recém-criada Portugal Film Commission.

Criado em 2018, o Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual tem uma dotação anual de 12 milhões de euros e a candidatura implica que seja feito um investimento mínimo de 500 mil euros em território nacional, no caso de filmes rodados em Portugal, e de 250 mil euros, no caso de trabalho de produção.

Este fundo permite um reembolso até 30% das despesas dos projectos, num espaço de cerca de 20 dias, mediante critérios determinados pelo regime.

O capital inicial do Fundo é de 30 milhões de euros, e pode atingir os 50 milhões em função da sua execução até 2020.

A apresentação dos resultados obtidos até agora foi feita no Ministério da Economia, em Lisboa, durante a entrega da Medalha de Mérito Turístico – grau Prata ao realizador indiano Imtiaz Ali, que rodou “Jab Harry Met Sejal”, em Lisboa.

O gabinete do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, destaca que dois filmes indianos, apoiados pelo Fundo, representaram um investimento em Portugal de 4,5 milhões de euros, um pouco mais de dez por cento do investimento global até agora mobilizado.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP baptiza novo A321 LR com nome de Jorge de Sena

13-11-2019 (13h08)

A TAP baptizou um dos seus novos aviões A321 Long Range com o nome Jorge de Sena, em homenagem ao “poeta português que se naturalizou brasileiro e estreitou as relações culturais e literárias entre Portugal e o Brasil”.

Hotel nas Galerias Lumiére no Porto recebe parecer positivo da Direcção Regional de Cultura

13-11-2019 (08h03)

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) deu parecer favorável ao Pedido de Informação Prévia (PIP) para uma unidade hoteleira a instalar nas Galerias Lumière, no Porto, que vão encerrar em 2020, revelou aquele organismo.

Novo Welcome Center de Leiria quer “seduzir” turistas a ficar mais tempo na região

12-11-2019 (16h05)

O novo Welcome Center de Leiria, inaugurado ontem pelo presidente da Turismo Centro Portugal, pretende “seduzir” os turistas que visitam a cidade a ficar mais tempo na região, oferecendo-lhes melhor informação.

Turismo de Portugal tem em curso 38 projectos de enoturismo com 60 milhões de euros já aprovados

12-11-2019 (15h59)

O Turismo de Portugal tem em curso 38 projectos de desenvolvimento da oferta de enoturismo, com mais de 60 milhões de euros de investimento já aprovados, disse a entidade à agência Lusa.

Regulamento de Alojamento Local do Porto teve 55 participações em consulta pública

12-11-2019 (15h41)

O regulamento de Alojamento do Local (AL) do Porto teve 55 participações no âmbito da discussão pública do documento que terminou em Setembro, revelou o vereador do Turismo na Câmara do Porto, Ricardo Valente.

Noticias mais lidas