Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema soma investimento de 40,7 milhões de euros

12-07-2019 (11h16)

O Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que estabelece um regime de incentivos fiscais à produção cinematográfica e audiovisual em Portugal, soma um investimento global de 40,7 milhões de euros, anunciou o Ministério da Economia.

"Até ao momento, o Fundo recebeu 45 candidaturas, das quais 32 foram aprovadas, e contemplou um investimento global de 40,7 milhões de euros", especificou o gabinete do ministro Adjunto e da Economia à agência Lusa.

Os números foram apresentados ontem em Lisboa e dizem respeito à execução do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, criado no ano passado, com o objectivo de captar produções cinematográficas internacionais, através de um regime de incentivos fiscais à produção em Portugal, que se articula também com a recém-criada Portugal Film Commission.

Criado em 2018, o Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual tem uma dotação anual de 12 milhões de euros e a candidatura implica que seja feito um investimento mínimo de 500 mil euros em território nacional, no caso de filmes rodados em Portugal, e de 250 mil euros, no caso de trabalho de produção.

Este fundo permite um reembolso até 30% das despesas dos projectos, num espaço de cerca de 20 dias, mediante critérios determinados pelo regime.

O capital inicial do Fundo é de 30 milhões de euros, e pode atingir os 50 milhões em função da sua execução até 2020.

A apresentação dos resultados obtidos até agora foi feita no Ministério da Economia, em Lisboa, durante a entrega da Medalha de Mérito Turístico – grau Prata ao realizador indiano Imtiaz Ali, que rodou “Jab Harry Met Sejal”, em Lisboa.

O gabinete do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, destaca que dois filmes indianos, apoiados pelo Fundo, representaram um investimento em Portugal de 4,5 milhões de euros, um pouco mais de dez por cento do investimento global até agora mobilizado.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Voos entre Portugal e Reino Unido ultrapassam os quatro milhões de passageiros no 1º semestre

23-07-2019 (16h50)

O Reino Unido, pesem as incertezas quanto ao Brexit, reforçou no primeiro semestre a liderança das origens/destinos dos aeroportos portugueses, sendo o único mercado de origem/destino a ultrapassar os quatro milhões de passageiros.

Solférias levou agentes de viagens à estreia do filme “Rei Leão”

23-07-2019 (16h12)

O operador turístico Solférias levou vários agentes de viagens à estreia do filme “Rei Leão”, em Lisboa e no Porto, no âmbito de uma campanha de promoção das suas propostas para a Disneyland Paris.

TAP “está melhor preparada” e tem “perspectivas positivas” para este ano, diz Miguel Frasquilho

23-07-2019 (15h18)

O presidente do Conselho de Administração da TAP disse hoje que a empresa está "melhor preparada" para fazer face aos problemas dos atrasos e afirmou ter "perspectivas positivas" para o conjunto do ano sobre a operação da companhia aérea.

Turistas portugueses na hotelaria espanhola dispararam 27,7% em Junho

23-07-2019 (14h34)

Os hotéis e hostales espanhóis receberam este mês de Junho mais 27,7% turistas residentes em Portugal que há um ano e no conjunto da primeira metade de 2019 tiveram um aumento de 16,7%, somando um total de 728,5 mil.

TAP baptiza novo A320neo com nome do mestre da guitarra portuguesa, Carlos Paredes

23-07-2019 (14h20)

A TAP prestou uma homenagem a Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, ao baptizar hoje em Lisboa um novo avião Airbus A320neo com o seu nome.

Ultimas Noticias

Noticias mais lidas